11 de outubro de 2008

Vivências quotidianas


@ VJ, 2008

Ontem à noite na SIC Notícias, num dos raros bons momentos da televisão nacional, o Mário Crespo entrevistou o escritor Lobo Antunes. A certo ponto, a conversa resvalou para um tema que a história das nossas vidas já fez, de algum modo, o favor de nos dar a conhecer. Refiro-me à dificuldade em manter viva uma relação amorosa por entre os "escolhos da vivência quotidiana". E esta expressão, se não estou em erro, foi a que o próprio Lobo Antunes utilizou.

Mesmo os casos de relações duradouras (hoje cada vez mais raras e que eu classifico aquelas que passam a barreira do cinco anos de vida em comum), argumentou o escritor não estarem isentos de dificuldades, principalmente quando o par é obrigado a olhar-se "verdadeiramente" e a conviver mais do que seis a oito horas por dia. E deu o exemplo de um casal que ao fim de um matrimónio feliz de mais de trinta anos entrou em colisão, a partir do momento em que se reformaram e começaram a tropeçar um no outro o dia inteiro.

O Mário Crespo, com a inteligência e sensibilidade que já nos habitou, rematou airosamente a conversa dizendo que um dos segredos para manter a chama acesa talvez seja o ir deixando uns bilhetinhos (o que em italiano eu chamaria piccoli pensieri) dizendo "Ontem não te vi em Babilónia". Lobo Antunes acrescentou "e hoje voltei a procurar-te e não te vi por lá".

30 comentários:

Joanissima disse...

Que ternura de texto... como sempre, aliás...
Vir aqui é como sentir o aroma de todas as rosas de Maio em pleno Outubro cinzento.

Muito, muito obrigada, Viajante.

Joanissima disse...

(... e a música? perfeita, perfeita...)

Unknown disse...

Hum...e tu tb gostas de deixar bilhetinhos?
Olha que acho a ideia interessante, aliás até já o fiz com uma relação que tive, era bem giro digo-te já.

bjokas

Maria Manuela disse...

Em regra cada um de nós transporta em si os genes da tormenta e da boa esperança. Dependendo do uso e da forma que lhes damos...

Sendo certo que ninguém é um dado adquirido na vida de quem quer que seja, há bilhetes que são sempre bem vindos.

:)

Rosa Negra disse...

E sms's, serve? ;))
Adorei este post, muito bem escrito, e sobre um tema que me é querido, e para o qual ainda não tenho uma conclusão, e provavelmente nunca terei. Mas encaro a ideia dos bilhetes num sentido mais lato, como qualquer gesto fora da rotina, palavra de apreço ou carinho inesperada, momentos que se vão cultivando para deixar morrer o amor, só isso :))
Quando chegarmos à reforma, logo se vê ;))
Um abraço grande

Gata Verde disse...

É bom saber que tenho uma relação Jurássica!

beijocas

Viajante disse...

Joanissima,
Humm, para quem ontem viu o "Perfume" o teu comentário não podia vir mais a propósito ;)
Beijocas para ti e tem uma semana :)


Zabour,
É fundamental deixar-mos "bilhetinhos", sempre!
Beijinhos


Maria Manuela,
Precisamente por isso, por nada ser adquirido é que devemos manter o lume aceso, de preferência em fogo lento... Dura mais e o resultado é sempre melhor.
Beijo

Viajante disse...

Rosita,
Claro que sim. Sabes, achei muito interessante dois homens estarem a discutir este assunto. Não é comum! Ainda por cima com a sensibilidade de fazer o trocadilho final utilizando o livro do Lobo Antunes "Ontem não te vi em Babilónia".
E encaras tu muito bem, é esse o sentido dos "bilhetes" e faz todo o sentido.
Abraço!!


Gata,
Eu sempre que perguntei a que propósito te chamas Gata Verde??
Olha que há por aqui mais dinossauros do que parece, não é Rosita? ;)
Jocas

Rosa Negra disse...

Como diz um amigo meu, há quem estrague as estatísticas todas ;)
Beijos

história e arte disse...

ora Viva!!

tenho tido pouco tempo para passar por aqui, mas é sempre bom dar cá um salto e ler as tuas opiniões, gosto de Lobo Antunes, gosto da fotografia, gosto de relações amorosas, acho q como tudo nesta vida são dificies de manter... mas aí é q está a graça, não é?? se não aborreciamo-nos todos!! :)

beij

ps. gosto tb da nova citação q acompanha a fotografia do teu perfil

31 disse...

Tu tens uma pontaria para apanhares sempre coisas interessantes na TV. Não sei se é por viver "dentro" das notícias, mas passa-me muita coisa ao lado. Pena. Entretanto este post fez-me lembrar uma caixa onde guardava todos os bilhetes do meu 1º namorado! Há uma eternidade portanto... :) Beijo meu e veja se se cuida!

Gata Verde disse...

Gata = grande paixão por felinos
Verde = clube desportivo+cor olhos

;)bjs

Anónimo disse...

Adorei!

Viajante disse...

Rosita,
pois... sua grande "estragadeira" :))
bjs


Emília,
olá, olá! E eu também tenho tido pouquíssimo tempo para passar pela casa de todos os meus amigos...
Lobo Antunes é um osso duríssimo de roer, gabo-te o gosto. Felizmente tem destas ternuras.
O teu olho observador e atento enche-me de orgulho :))
Beijo e saudades a Bragança!


31,
deve ser mesmo pontaria porque eu vejo cada vez menos televisão.
Eu também guardo algumas "caixas" mas nunca as abro. Memória futura... defeito profissional ;)
De resto tudo bem, não é nada que uma ida a ginásio e um bom sono não resolvam.
Beijo

Viajante disse...

Gata Verde,
Pois sim, é claro. Mas não devia ser antes um coisa deste género: gatarousaura verdis!?
Bjs :))))))


Pipas,
Olá! E do que mais gostaste, ora conta lá?

PB disse...

Gostei do teu blog, convido-te a visitares o meu:

www.aquelebagacinho.blogspot.com

Saudações

goiaba disse...

Já visitei muitas vezes este blog, sem comentar. Viagens, livros e gatos fazem-me sempre "voltar". Hoje apeteceu-me dizer que gostei de ler o comentário a um programa que também vi. Às vezes gosto do Lobo Antunes ... outras ...
Admiro relações longas e harmoniosas. Tenho uma assim mas só porque há também tempo para estar só.

Gata Verde disse...

Tu és espirituoso!!!

Olha, passei para te dar a conhecer um blog de uma amiga que vive na Grécia. Acho que vais gostar porque é um blog de fotos de lá...dá uma espreitadela,ok?

terra-deuses.blogspot.com

beijocas e bom fds

MCG disse...

infelizmente não vi o programa!
Já no que respeita a bilhetinhos e mensagens variadas, tenho enviado e recebido algumas bem interessantes ;))
Beijos e bom fim de semana

Anónimo disse...

Eu vou deixando bilhetinhos...e flores, muitas flores. Vou recebendo pequenos almocos na cama,beijinhos quentes pela manha,mensagens em linguas estranhas e videos. Dificil manter a chama acesa? Claro que sim....mas nao impossivel. Alberoni disse num dos seus livros que a fase da paixao dura apenas uns escassos 3 meses. Pois os meus ja passaram e eu continuo apaixonada...e preciso, na minha humilde opiniao, nao viver so para a outra pessoa, e necessario ter uma outra Vida, com os mesmos amigos a que estavamos habituados antes dessa pessoa existir. A maior parte dos casais cai no erro de so respirar o ar que a cara metade respira, de ir aos mesmos lugares, de colocar os amigos de sempre em segundo plano. Nops...assim, a chama da paixao extingue-se, claro! Se nao sentirmos a falta, nunca saberemos o signifcado da palavra saudade e, consequentemente, da palavra Amor ou Paixao...ou Amizade!:)

Estarei errada??

Beijinho com saudade
JU

Maria Manuela disse...

Estás bem ???

:)

tulipa disse...

Fui ao Porto
o tempo voou
a chuva não ajudou
mas eu senti o Outono
pelas ruas da cidade.

Arrastava folhas secas
e eu soube
que tinha chegado de mansinho
para não assustar ninguém.

Pombas nas árvores
escondidas
cores vivas nos ramos;
Trazia memórias
de céus carregados
de nuvens.
Foi bom...eu adorei!

Bom domingo.

DESCOBRI HOJE O SEU BLOG E ADOREI.
PARABÉNS.

Lola disse...

Viajante,

Também estive a ver a entrevista a que te referes.

Não podia estar mais de acordo.

A convivência é sempre muito difícil.

Com o tempo o pior e o melhor de cada um vêm sempre ao de cima.

Os encontros em Babilónia ficam cada vez mais escassos.

Mas existem excepções.

Aqueles que conseguem respeitar o espaço de cada um e são portadores de uma alegria inesgotável:)))

Beijos

Viajante disse...

Pedro Barata,
Bem-vindo! Obrigado pelo cumprimento e pela visita que tentarei retribuir.


Goiaba,
Registo esta sua última frase "há também tempo para estar só", que me parece ter um grande sentido de verdade. Mas por outro lado pressinto que hoje em dia as pessoas têm pânico de estar sozinhas. Não sabem o que fazer consigo mesmas... Acho que anda tudo muito confuso, muito perdido...
Volte e comente sempre que achar que vale a pena.


Gata Verde,
Volta e meia dá-me para a "espiritualidade" ;)))
Obrigado pela informação, entretanto já tive a grata visita da tua amiga. Parece-me fantástica esta a oportunidade de trocar cromos com uma tuga a residir perto de Atenas. Quem sabe se não nos pode ajudar no projecto Egeu 2009 ?
Obrigado e beijocas, dinossaura verdinha ;))

Viajante disse...

Mcg,
que bom, fico muito feliz por ti.


Ju,
Pequenos-almoços na cama, mensagens em línguas estranhas e vídeos!!!!!!!!
Mas em que raio de esquemas te enfiaste aí no Love Boat? Já publicaste algum vídeo? Está no Youtube? Não deixes de partilhar aqui com a malta.... ;)))
Acho que tens razão. É fundamental preservar a liberdade individual (e é aí que entra a confiança e o respeito) para uma saudável vida a dois.
Beijocas deste lado de cá do oceano


Maria Manuela,
estou, minha linda, estou muito bem. Mas também cheio de trabalho e algumas preocupações, mas nada de grávido :)))
Obrigado pelo teu cuidado.
Beijo grande!

Viajante disse...

Tulipa,
hoje, ao fim da tarde, também fui arrastar folhas secas ao parque da minha cidade. O Outono estava lindo e cheio de sol :))
Volte sempre!


Lola,
Olá minha amiga! Que bom ter a tua visita :)
E essas excepções são para agarrar com unhas e dentes.
Beijinhos

Fozeira disse...

Nao estou em nenhum esquema....e prometo que o capitao sabe de tudo!!:)

E o chamado amor....esse sentimento que as vezes so nos prega partidas!!

beijinho grande
JU

Safira disse...

Um excelente post.
Perdoarás o parco comentário, mas não sou obviamente a melhor pessoa para opinar neste. O meu lirismo incapacita qualquer julgamento sério. Acho tudo e todos muito egoistas, e não tenho mesmo paciência nenhuma para as relações de hoje em dia. Deve ser por isso que não me meto nessas coisas! ;)
Beijinhos e muitos piccoli pensieri para ti vida fora

Viajante disse...

Fozeira,
se ele soubesse de tudo não precisavam de andar escondidos para o convés :)
Juízo!!!!!!!
Bjs


Safira,
Um destes dias a vida prega-te uma partida que nem sabes de que terra és.
E eu cá estarei para aplaudir e fotografar :)))
Obrigado pelos votos de molti pensieri...

Anónimo disse...

Ah...as "relações". A seguir ao amor, a coisa mais difícil de compreender à face da terra.