Jardim Oriental do Monte Palace, Funchal, Abr. 2008
Amanhã abre ao público um excelente exemplo do que nós temos capacidade de fazer desde que o Estado não se meta de permeio, refiro-me ao Museu do Oriente. Um projecto da responsabilidade da Fundação Oriente que de uma forma arrojada converteu um dos antigos armazéns frigoríficos do Porto de Lisboa em mais um ponto de visita obrigatória da capital. Este novo pólo museológico de alto nível, com um programa de actividades e publicações digno de fazer corar de vergonha o IMC e o nosso Ministério da Cultura, constitui desde já uma referência internacional e vem colmatar uma lacuna imperdoável na cena cultural portuguesa.
Eu bem sei que muitos o desejariam, mas em boa hora outros teimaram em não deixar esquecer que fomos os primeiros a chegar e os últimos a partir do Oriente.
Já não nos lembrávamos disso, pois não?
26 comentários:
A memória dos Portugueses parece-me cada vez mais curta e, por isso, mesmo tenho algumas dúvidas que os nossos governantes se envergonhem com este acontecimento (ou até com qualquer outro).
Estou imensamente curiosa para ir ver o Museu. Quem sabe na próxima semana, uma vez que tenho de ir à capital.
Bem!!! Também estou curiosa de o visitar...
Beijocas e bom fim-de-semana (".)
Ainda esta semana lá passei de carro! Pareceu-me bastante interessante. E a boa notícia é que é possível visitá-lo gratuitamente até domingo!
Espero que deixem fotografar, que me irrita solenemente quando me dizem que não se pode e me obrigam a engendrar mil esquemas de fotografia à socapa.
Bjs e bfds
MCG:
Infelizmente tenho de concordar contigo.
Se fores a Lisboa apita, eu também andarei por lá.
Va Lejos:
Dá uma vista de olhos pelo site do museu, programaram uma série de actividades muito interessantes. O serviço educativo também já está a postos com os conteúdos que preparou exclusivamente para as crianças. Olha, aí tens uma boa ideia de tirares as meninas de casa ;)
Safira:
Boa! Então já tens programa para este fim-de-semana. Fazes muito bem. Vou ficar invejoso....
Normalmente não se pode fotografar em museus, principalmente com flash. De qualquer modo espero que não deixem fotografar de todo, para ver se te irritas mais um bocadinho :PPP
Nah...vai estar certamente cheio de gente. Prefiro ir mais para a frente, mesmo que tenha de pagar entrada. Pode ser que pagando dê direito a fotos. Sem flash, claro!
Bjs
queria tanto lá ter ido, entrada era gratuita...mas não deu mesmo..
Mas vou acredita que é das coisas que desejo ver.
Não podemos esquecer ou ignorar a nossa história sem nos perdermos de nós mesmos no futuro.
Safira:
eu conheço quem trabalhe por lá e além disso há o estatuto VIP ;)
Bjs
Carvoeirita:
Fazes bem querer visitar o que se faz bem por cá. O museu tem muita qualidade.
Mas não te apoquentes, o museu não foge. Têm previstos descontos para idosos e apaixonadas pelo Rodrigo Guedes de Carvalho :))
Bjs
Museu do Oriente... gosto do nome, dá um ar exótico à coisa. Mas do que tenho mais curiosidade é ver as fardas das meninas lá do sítio!
Abraço!
Posso? Com a sua licença :).
Apareci aqui via Rafeiro...via comentário teu no meu cantinho :).
Gostei da tua sugestão e sem dúvida lá irei até porque pratiquei muitos anos artes marciais (orientais) e neste momento eis que me dedico às danças orientais. Estava ali a ler e fazem aquelas pinturas giraças com henna e é desta que vou experimentar...se bem que me sujeito a ser despedida sem passar pela casa da partida e sem receber 2.000$ (monopólio do meu tempo ainda em escudos, claro).
E tem chás (sou uma chalada, perco-me a saborear chás)...e caligrafias e por ai fora...estou rendida à tua sugestão...lá estarei :). Obrigado. É estranha a falta de divulgação disto...se não viesse aqui espreitar passar-me-ia ao lado.
Abreijinhos
Arrghhh...era só a 9,10,11??? Ora bolas, passei aqui tardito...oh que chatice. Agora fiquei deveras zangada. Vou-me fustigar e já volto.
Abreijos
Morcão?????Morcão?????????como te atreves?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
carvoeirita a escrever:
viajante na lista negra..castigo: perder a mala na próxima viagem e ter que fazer um filho a senhora agarrada a imagem de nossa senhora como unica forma de reaver todos os seus pertences..no fim leva com bolo com chantili pelas e ..............MORANGOS!!!
morcão...pfffff!!!!e há pessoas que acham ter bom gosto...
Rafeiro:
Constou-me que por lá além de fardas há massagens, daquelas com os pés...
Abraço!
Afrodite:
Olá! Bem-vinda!
Olha que o museu tem sido bem publicitado. Tanto assim é que já contabilizaram mais de dez mil visitantes desde sexta-feira.
Então fazes danças orientais? Isso parece-me muito bem ;)
Beijo!
Carvoeirita:
Agora deste em rogar pragas? E em pôr em dúvida o meu bom gosto, minha LINDA!? :))
Deixa-te de ser despeitada, o rapaz é morcão e pronto!
Já reparaste que o tipo nunca se ri ou quando o faz é a contragosto?
Juízo!
Ehehehe eu sou um pouco distraida...ou a publicidade vem até mim ou raramente dou por ela :).
Sim e adoro dançar :)...faz bem ao corpinho e à alminha :)...dois em um.
Abreijos e obrigado pela recepção das boas vindas ;)
Eu nao tinha mesmo ideia nenhuma.
Bjs
Ju
olha RAUF para ti!!!
morcão....é imperdoavel!!!!!
esperava isso do rafeiro..agora tu Judas!!!
Hum...estatuto VIP parece-me bem! ;)
Bjs
Afrodite:
dançar é mágico, é catártico, é sedutor. Eu diria três em um ;)
Bjs
Ju:
Faz o favor de não perder os fabulosos museus londrinos.
bjs
Carvoeirita:
Não sabias que o Judas era um excelente viajante ;)
Toma-me tento rapariga!
Safira:
Então essa neblina inexpugnável?
Bem é favor, foi uma viagem fabulosa: champagne, mercúrio e muita galhofa pelo meio ;)
bjs
Bom, já que o meu nome é aqui referido uma data de vezes...
Viajante: eu, chama-me tradicionalista, mas continuo a preferir as mãozinhas, ainda mais porque possíveis unhacas lascadas fazem menos estragos sendo das mãos que dos pés
Carvoeirita: Morcão seria um termo muito carinhoso se vindo da minha parte para ti. Vai lá aprender a não partir os bolos e depois conversamos...
entre ser chamada de gorda, gordurosa, oleosa e morcão não sei mesmo o que prefiro..olha tem lógica é chamar-te a ti (és o nosso cão mor!!!!!)..
sou mesmo parva, elogiar-te e tu só me tratas mal...(na verdade tenho ainda umas résteas de esperança em que de facto tenhas andado a acampar com o rodrigo!!!)
Atendendo à definição de dormir que o Rodrigo tem, é que nem morto eu acampava com ele. E se lhe desse para o sonambulismo?
Rafeiro: feel free ;)
Carvoeirita: eu pedi que tomasses tento, parece que não percebeste. Assim sendo serei mais explícito, recomendado que uses o teu blogue para a troca de galhardetes, bolos, morangos e chantily...
A neblina está bem e recomenda-se...eu já não tinha percebido a parte do mercúrio (qual champagne?), mas confesso que me perdi na troca de impressões sobre pivots e acampamentos...
Voltando ao que interessa: o museu do Oriente parece-me de facto um excelente programa, e o teu post merece louvor pela divulgação.
Bjs
Ps: eu continuo a achar que o irish cream sob as estrelas é muito mais catártico que o meneio desalmado, mas pronto...cada um sabe de si;)
desde já as minhas desculpas se disse no teu blog algo menos apropriado, estava só a brincar contigo e com o Rafeiro...
desculpa...
A música é memorável... bela!!!
Beijos de boas noites (".)
gostei dessa fomos os primeiros a chegar e os ultimos a balar suou-me bem :D
deve ser muito bonito
Olá!
Obrigada pela sugestão...ainda não conhecia...
Vou arranjar tempo e dar uma espreitadela ;=)
Beijocas
Bom fim de semana
Enviar um comentário