8 de maio de 2008

Oriente


Jardim Oriental do Monte Palace, Funchal, Abr. 2008

Amanhã abre ao público um excelente exemplo do que nós temos capacidade de fazer desde que o Estado não se meta de permeio, refiro-me ao Museu do Oriente. Um projecto da responsabilidade da Fundação Oriente que de uma forma arrojada converteu um dos antigos armazéns frigoríficos do Porto de Lisboa em mais um ponto de visita obrigatória da capital. Este novo pólo museológico de alto nível, com um programa de actividades e publicações digno de fazer corar de vergonha o IMC e o nosso Ministério da Cultura, constitui desde já uma referência internacional e vem colmatar uma lacuna imperdoável na cena cultural portuguesa.

Eu bem sei que muitos o desejariam, mas em boa hora outros teimaram em não deixar esquecer que fomos os primeiros a chegar e os últimos a partir do Oriente.
Já não nos lembrávamos disso, pois não?

26 comentários:

MCG disse...

A memória dos Portugueses parece-me cada vez mais curta e, por isso, mesmo tenho algumas dúvidas que os nossos governantes se envergonhem com este acontecimento (ou até com qualquer outro).

Estou imensamente curiosa para ir ver o Museu. Quem sabe na próxima semana, uma vez que tenho de ir à capital.

dejalo que va lejos disse...

Bem!!! Também estou curiosa de o visitar...

Beijocas e bom fim-de-semana (".)

Safira disse...

Ainda esta semana lá passei de carro! Pareceu-me bastante interessante. E a boa notícia é que é possível visitá-lo gratuitamente até domingo!
Espero que deixem fotografar, que me irrita solenemente quando me dizem que não se pode e me obrigam a engendrar mil esquemas de fotografia à socapa.

Bjs e bfds

Viajante disse...

MCG:
Infelizmente tenho de concordar contigo.
Se fores a Lisboa apita, eu também andarei por lá.

Va Lejos:
Dá uma vista de olhos pelo site do museu, programaram uma série de actividades muito interessantes. O serviço educativo também já está a postos com os conteúdos que preparou exclusivamente para as crianças. Olha, aí tens uma boa ideia de tirares as meninas de casa ;)

Safira:
Boa! Então já tens programa para este fim-de-semana. Fazes muito bem. Vou ficar invejoso....
Normalmente não se pode fotografar em museus, principalmente com flash. De qualquer modo espero que não deixem fotografar de todo, para ver se te irritas mais um bocadinho :PPP

Safira disse...

Nah...vai estar certamente cheio de gente. Prefiro ir mais para a frente, mesmo que tenha de pagar entrada. Pode ser que pagando dê direito a fotos. Sem flash, claro!
Bjs

carvoeirita disse...

queria tanto lá ter ido, entrada era gratuita...mas não deu mesmo..
Mas vou acredita que é das coisas que desejo ver.
Não podemos esquecer ou ignorar a nossa história sem nos perdermos de nós mesmos no futuro.

Viajante disse...

Safira:
eu conheço quem trabalhe por lá e além disso há o estatuto VIP ;)
Bjs

Carvoeirita:
Fazes bem querer visitar o que se faz bem por cá. O museu tem muita qualidade.
Mas não te apoquentes, o museu não foge. Têm previstos descontos para idosos e apaixonadas pelo Rodrigo Guedes de Carvalho :))
Bjs

Rafeiro Perfumado disse...

Museu do Oriente... gosto do nome, dá um ar exótico à coisa. Mas do que tenho mais curiosidade é ver as fardas das meninas lá do sítio!

Abraço!

Afrodite disse...

Posso? Com a sua licença :).

Apareci aqui via Rafeiro...via comentário teu no meu cantinho :).

Gostei da tua sugestão e sem dúvida lá irei até porque pratiquei muitos anos artes marciais (orientais) e neste momento eis que me dedico às danças orientais. Estava ali a ler e fazem aquelas pinturas giraças com henna e é desta que vou experimentar...se bem que me sujeito a ser despedida sem passar pela casa da partida e sem receber 2.000$ (monopólio do meu tempo ainda em escudos, claro).

E tem chás (sou uma chalada, perco-me a saborear chás)...e caligrafias e por ai fora...estou rendida à tua sugestão...lá estarei :). Obrigado. É estranha a falta de divulgação disto...se não viesse aqui espreitar passar-me-ia ao lado.

Abreijinhos

Afrodite disse...

Arrghhh...era só a 9,10,11??? Ora bolas, passei aqui tardito...oh que chatice. Agora fiquei deveras zangada. Vou-me fustigar e já volto.

Abreijos

carvoeirita disse...

Morcão?????Morcão?????????como te atreves?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
carvoeirita a escrever:
viajante na lista negra..castigo: perder a mala na próxima viagem e ter que fazer um filho a senhora agarrada a imagem de nossa senhora como unica forma de reaver todos os seus pertences..no fim leva com bolo com chantili pelas e ..............MORANGOS!!!
morcão...pfffff!!!!e há pessoas que acham ter bom gosto...

Viajante disse...

Rafeiro:
Constou-me que por lá além de fardas há massagens, daquelas com os pés...
Abraço!

Afrodite:
Olá! Bem-vinda!
Olha que o museu tem sido bem publicitado. Tanto assim é que já contabilizaram mais de dez mil visitantes desde sexta-feira.
Então fazes danças orientais? Isso parece-me muito bem ;)
Beijo!

Carvoeirita:
Agora deste em rogar pragas? E em pôr em dúvida o meu bom gosto, minha LINDA!? :))
Deixa-te de ser despeitada, o rapaz é morcão e pronto!
Já reparaste que o tipo nunca se ri ou quando o faz é a contragosto?
Juízo!

Afrodite disse...

Ehehehe eu sou um pouco distraida...ou a publicidade vem até mim ou raramente dou por ela :).
Sim e adoro dançar :)...faz bem ao corpinho e à alminha :)...dois em um.

Abreijos e obrigado pela recepção das boas vindas ;)

Anónimo disse...

Eu nao tinha mesmo ideia nenhuma.

Bjs

Ju

carvoeirita disse...

olha RAUF para ti!!!
morcão....é imperdoavel!!!!!
esperava isso do rafeiro..agora tu Judas!!!

Safira disse...

Hum...estatuto VIP parece-me bem! ;)
Bjs

Viajante disse...

Afrodite:
dançar é mágico, é catártico, é sedutor. Eu diria três em um ;)
Bjs

Ju:
Faz o favor de não perder os fabulosos museus londrinos.
bjs

Carvoeirita:
Não sabias que o Judas era um excelente viajante ;)
Toma-me tento rapariga!

Safira:
Então essa neblina inexpugnável?
Bem é favor, foi uma viagem fabulosa: champagne, mercúrio e muita galhofa pelo meio ;)
bjs

Rafeiro Perfumado disse...

Bom, já que o meu nome é aqui referido uma data de vezes...

Viajante: eu, chama-me tradicionalista, mas continuo a preferir as mãozinhas, ainda mais porque possíveis unhacas lascadas fazem menos estragos sendo das mãos que dos pés

Carvoeirita: Morcão seria um termo muito carinhoso se vindo da minha parte para ti. Vai lá aprender a não partir os bolos e depois conversamos...

carvoeirita disse...

entre ser chamada de gorda, gordurosa, oleosa e morcão não sei mesmo o que prefiro..olha tem lógica é chamar-te a ti (és o nosso cão mor!!!!!)..
sou mesmo parva, elogiar-te e tu só me tratas mal...(na verdade tenho ainda umas résteas de esperança em que de facto tenhas andado a acampar com o rodrigo!!!)

Rafeiro Perfumado disse...

Atendendo à definição de dormir que o Rodrigo tem, é que nem morto eu acampava com ele. E se lhe desse para o sonambulismo?

Viajante disse...

Rafeiro: feel free ;)

Carvoeirita: eu pedi que tomasses tento, parece que não percebeste. Assim sendo serei mais explícito, recomendado que uses o teu blogue para a troca de galhardetes, bolos, morangos e chantily...

Safira disse...

A neblina está bem e recomenda-se...eu já não tinha percebido a parte do mercúrio (qual champagne?), mas confesso que me perdi na troca de impressões sobre pivots e acampamentos...

Voltando ao que interessa: o museu do Oriente parece-me de facto um excelente programa, e o teu post merece louvor pela divulgação.
Bjs
Ps: eu continuo a achar que o irish cream sob as estrelas é muito mais catártico que o meneio desalmado, mas pronto...cada um sabe de si;)

carvoeirita disse...

desde já as minhas desculpas se disse no teu blog algo menos apropriado, estava só a brincar contigo e com o Rafeiro...
desculpa...

dejalo que va lejos disse...

A música é memorável... bela!!!

Beijos de boas noites (".)

Enfim... disse...

gostei dessa fomos os primeiros a chegar e os ultimos a balar suou-me bem :D

deve ser muito bonito

mjf disse...

Olá!
Obrigada pela sugestão...ainda não conhecia...
Vou arranjar tempo e dar uma espreitadela ;=)

Beijocas
Bom fim de semana