24 de abril de 2008

36. . .


PreParty Martini by Chris Grossmeier

É certo que a passagem de mais um aniversário pede um brinde com champagne, bebida a que aliás dedico particular afeição. Enfim, manias que se vão refinando com o tempo... Este ano, em vez das bolhinhas, decidi celebrar a ocasião com Martini Bianco, com duas azeitonas... Numa versão também alpendre, igualmente ao gosto do viajante, mas com um toque de piano bar, ao som de Bossa Nova, Jazz, Blues... entrecortado por conversas animadas, outras sussurradas e sorrisos, muitos sorrisos.
Venham daí, puxem de uma cadeira, ouçam um pouco de música e peçam a vossa bebida, hoje é por minha conta.

A vida é realmente bela desde que a saibamos viver. Haja saúde! A vós pela amizade, pelos beijos e pelos abraços que me têm deixado aqui... ergo o meu Martini.

20 de abril de 2008

Próxima paragem: Madeira


Funchal, fogo do fim-de-ano.

Já começou a contagem decrescente, dentro de cinco dias aterrarei pela primeira vez no Funchal. Este será o próximo destino da minha rota de viajante, precisamente no ano em que a cidade comemora os seus 500 anos. Como serei novato por aquelas bandas e não quero ficar atrás do nosso presidente no proveito da visita, embora dispense de bom grado ter o palhaço João como cicerone, estou a dedicar algum cuidado na preparação da estadia. Para isso já tive o precioso contributo de uma alma carinhosa, que me deu umas dicas bem interessantes sob o título "Manual para turista principiante na Madeira".
De qualquer modo gostaria de alargar a contribuição a outros conhecedores da ilha, pedindo as vossas sugestões e outras recomendações. Pois confesso a minha preocupação, nunca passei por cubano muito menos andei num trotário até um campo de semilhas! Ops ! Vêem, aquilo é lindo mas pode ser complicado.
Para sossegar algumas almas curiosas adianto que, apenas por motivos de indisponibilidade de reserva, não ficarei instalado aqui nem aqui, mas lá que tentei, tentei...

18 de abril de 2008

Senhoras e Senhores

FIX YOU by COLDPLAY !

Sexta-feira, final da tarde, não dei conta que estava há horas mergulhado no silêncio do escritório. Apeteceu-me quebrar tanta pasmaceira com um pouco de adrenalina; tive sorte, do rádio sairam os Coldplay e uma das minhas músicas preferidas, que estes joves tocam magistralmente. Será escusado dizer que o escritório virou discoteca num abrir e fechar de olhos.

Fiquem bem e bom fim-de-semana! Ah, e não se esqueçam de serem felizes ;)

17 de abril de 2008

Chama-se...



... Amarilis e resolveu dar o ar da sua graça nestes últimos dias. A cor vermelha é a minha homenagem a essa grande Luz que nos últimos tempos anda meio apagadita. Nem os dois a zero da primeira parte animaram as hostes, vamos lá ver se no próximo domingo o dragão engole o fogo.

15 de abril de 2008

Cativa Notizia


Bacino Orseolo, Veneza (IT), Mai. 2005

Itália cumpriu uma vez mais o ritual democrático e foi a votos, a disputa adivinhava-se acesa e o pior acabou por acontecer, Il Cavaliere regressa pela terceira vez ao governo mas agora com uma vitória retumbante nas urnas. Os italianos deram maioria absoluta no senado e no parlamento à coligação liderada por este homem de carácter sinistro, protagonista de inúmeros processos judiciais por corrupção, que controla grande parte da comunicação social, é presidente de um clube de futebol e dono de um império económico blindado pelo poder político do patrão.

Não há dúvida que um bom marketing e uma boa imagem são suficientes nos dias de hoje para branquear seja quem for e Berlusconi sabe isso como ninguém. O resultado está à vista de todos. A esquerda europeia que pense muito bem o que anda a fazer e qual o seu papel na sociedade actual, onde tudo parece valer menos arrancar olhos. Doutra forma arrisca-se a ser cilindrada e a ver ditadores endinheirados, muito dados à demagogia, às plásticas, à corrupção e ao militarismo americano a serem eleitos pelo povo e com maioria absoluta.

I miei amici italiani só podem estar loucos, mas é bom que estejamos atentos, pois a doença pega-se. A nossa sorte ou azar, confesso a confusão, é que o Paulinho das feiras anda de crista baixa (sabe-se lá a razão) e os boys da laranjada não sabem quem tem a chave de casa, nem quem fica para apagar a luz. Caso contrário alguma coisa me diz que um tipo bem falante e bem maquilhado, sobretudo com muito dinheiro, que saiba prometer como ninguém, que se apresente como dono de um clube de futebol vencedor, e de uma estação alla TVI ou de jornais do tipo Crime, Correio da Manhã e 24horas, se sentaria com muita facilidade em S. Bento e por muitos anos.
A ideia até pode ser divertida, mas a chatice é que alguns de nós, aqueles que ainda estudaram história a sério e pelos manuais de antigamente, sabemos que o show acaba invariavelmente mal.

6 de abril de 2008

Oficium


Vista de Delfos para o Golfo de Corinto (GR), Ago. 2005

Segundo a lenda, um dia Zeus lançou duas águias de cantos opostos do mundo e ambas se cruzaram nos céus por cima de Delfos, indicando que era ali o centro da Terra. Conhecida por local de residência de Apolo, a partir de finais do século VIII a.C. homens e mulheres de todo o mundo antigo começaram a visitar Delfos para consultar os deuses e perdir-lhes conselhos para a sua vida.
Das duas vezes que subi ao santuário não ousei pedir-lhes nada, o meu oráculo estava escrito naquele horizonte e na música que o vento trazia do mar.

1 de abril de 2008

Blanc Bleu


Oia - Santorini (GR), Ago. 2005

Alguém me disse que, entre outros motivos, gostava da Grécia pelas casinhas brancas em fundo de mar azul, pela tranquilidade das ilhas e pela cultura de Atenas.
Bom gosto é assim mesmo, não se agradece, retribui-se.