6 de abril de 2008

Oficium


Vista de Delfos para o Golfo de Corinto (GR), Ago. 2005

Segundo a lenda, um dia Zeus lançou duas águias de cantos opostos do mundo e ambas se cruzaram nos céus por cima de Delfos, indicando que era ali o centro da Terra. Conhecida por local de residência de Apolo, a partir de finais do século VIII a.C. homens e mulheres de todo o mundo antigo começaram a visitar Delfos para consultar os deuses e perdir-lhes conselhos para a sua vida.
Das duas vezes que subi ao santuário não ousei pedir-lhes nada, o meu oráculo estava escrito naquele horizonte e na música que o vento trazia do mar.

14 comentários:

Fozeira disse...

Também acredito que o meu oráculo está escrito algures. Nunca ouso pedir nada quando entro num santuário ou estou perante alguma grande força da Natureza.

A beleza da minha Vida (começo a aperceber-me agora!) é que tudo vai acontecendo naturalmente, de forma encadeada e eu limito-me a aceitar os desígnios do destino que, penso valerem a pena!

Sou assim, que fazer?

Beijinho grande:)

carvoeirita disse...

lindo de morrer....
Acho que ia ficar suspensa na magnitude da imagem, no sopro do vento..e também não ia desejar nada..pois já a teria alcançado, uma sensação de paz interior...
dos mais lindos post que já li...
obrigado!

Rafeiro Perfumado disse...

Paz interior não digo, mas que a imagem é de cortar a respiração, isso é...

Anónimo disse...

Hum... Que lugar lindo!
Enquanto racionalista convicta, vejo isto dos oráculos com algum cepticismo. Tenho alguma dificuldade em aceitar que uma entidade superiormente abstracta possa decidir sobre o meu destino.
No entanto, deste-me uma bela ideia para uma viagem: percorrer os vários oráculos da Antiguidade. É que, pelo que sei, os Homens têm a tendência em escolher lugares fantásticos para colocarem estas coisas!
Que tal? Tratas do itinerário?

Gata Verde disse...

Mais um local de interesse para eu anotar no meu caderninho de viagens..."a não perder"!!!

Beijocas e toca a fazer as malas para Marrocos

Check-in disse...

Sei do que falas...aliás as paisagens para mim têm sempre melodias que dançam ao sabor do vento. Beijo meu pela viagem

Rosa Negra disse...

Depois de ler este post e ouvir esta música, vou dormir sem ousar pedir mais nada :)

Um abraço

Viajante disse...

Fozeira,
deves aceitar esses desígnios e vivê-los intensamente. Abraça a vida e faz-te ao mar!
Beijinho

Carvoeirita,
é lindo, não é? Podes imaginar o quão difícil foi sair de lá. Ficou a imagem, para sempre...
Bjs

Rafeiro,
e ainda dizem que a Grécia é só pedra e ruínas... O Monte Átos é outro sítio mágico que recomendo mas a esse ainda não fui. Ainda...
Um abraço e muita paciência lá na tua casota.

Mcg,
isso cheira-me a racionalismo a mais e paixão a menos. Está mal!
Dou-te, desde já, a mesma sugestão que deixei na resposta ao Rafeiro. O problema é que no Monte Átos não deixam entrar joves. Também está mal!
Bem... podíamos começar em Cabo Sounio e terminar nas montanhas do Peloponeso.
Bjs

Gata Verde,
eu bem ia para Marrocos e bem regressava a "Hellas", mas pelos vistos saiu-me o Funchal na rifa. Faltam duas semanas. Lá terá que ser!
Bjs

Check-in,
obrigado pela visita, parece-me que afinamos pelo mesmo diapasão.
Volta sempre, bjs

Rosa Negra,
um abraço para ti e as melhoras.

Safira disse...

O que não teria perdido de intensidade a bela história da nossa Karen se ela tivesse sabido o seu desfecho pelo Oráculo de Delfos?

Há coisas em que saber demais retira a entrega e sensação de dádiva...Acho que também não pediria nada ao Oráculo e me deixaria absorver pela paisagem e a brisa suave. Já andar por ali seria uma bênção grande. Qualquer dia...;)
Beijos

Anónimo disse...

Já está aberto o novo caminho para as tuas viagens…

Viajante disse...

Safira,
os oráculos são apenas alimento para nossa imaginação. Nada mais do que isso...
Julgo que a nossa Karen sempre soube que de uma forma ou doutra o desfecho seria difícil. Lembra-te do que ela diz no final: "he was not ours, he was not mine".
Beijo

Mcg,
boa! Vamos lá ver isso.
Bjs

Lola disse...

Viajante,

Não sou de crenças, mas gosto de ler sobre religiões e mitologias.

Há locais que nos impressionam indelevelmente.

Beijinhos e bom fim de semana

dejalo que va lejos disse...

Xiçaaaaaaaaaaa que seca!!! Nada de novo... andas muito lamechas :p

Beijitos expert fingido

mjf disse...

Olá!
Linda foto e linda musica...

Beijocas
Boa semana