15 de abril de 2008

Cativa Notizia


Bacino Orseolo, Veneza (IT), Mai. 2005

Itália cumpriu uma vez mais o ritual democrático e foi a votos, a disputa adivinhava-se acesa e o pior acabou por acontecer, Il Cavaliere regressa pela terceira vez ao governo mas agora com uma vitória retumbante nas urnas. Os italianos deram maioria absoluta no senado e no parlamento à coligação liderada por este homem de carácter sinistro, protagonista de inúmeros processos judiciais por corrupção, que controla grande parte da comunicação social, é presidente de um clube de futebol e dono de um império económico blindado pelo poder político do patrão.

Não há dúvida que um bom marketing e uma boa imagem são suficientes nos dias de hoje para branquear seja quem for e Berlusconi sabe isso como ninguém. O resultado está à vista de todos. A esquerda europeia que pense muito bem o que anda a fazer e qual o seu papel na sociedade actual, onde tudo parece valer menos arrancar olhos. Doutra forma arrisca-se a ser cilindrada e a ver ditadores endinheirados, muito dados à demagogia, às plásticas, à corrupção e ao militarismo americano a serem eleitos pelo povo e com maioria absoluta.

I miei amici italiani só podem estar loucos, mas é bom que estejamos atentos, pois a doença pega-se. A nossa sorte ou azar, confesso a confusão, é que o Paulinho das feiras anda de crista baixa (sabe-se lá a razão) e os boys da laranjada não sabem quem tem a chave de casa, nem quem fica para apagar a luz. Caso contrário alguma coisa me diz que um tipo bem falante e bem maquilhado, sobretudo com muito dinheiro, que saiba prometer como ninguém, que se apresente como dono de um clube de futebol vencedor, e de uma estação alla TVI ou de jornais do tipo Crime, Correio da Manhã e 24horas, se sentaria com muita facilidade em S. Bento e por muitos anos.
A ideia até pode ser divertida, mas a chatice é que alguns de nós, aqueles que ainda estudaram história a sério e pelos manuais de antigamente, sabemos que o show acaba invariavelmente mal.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ah pois é! Não duvido nada disso. Talentos políticos e demagógicos emergentes não nos faltam. Qualquer dia brota cá um Berlusconi.

André disse...

Acho complicado (pelo menos a curto-médio prazo) que aconteça algo semelhante em Portugal, nem existem cá ditos empresários com tanta ligação mafiosa e até por que o povo português não vai assim nessas cantigas, elege do mal o menos, mas nunca caramelos desta laia, ainda que o Berardo, não sei se não será o primeiro a tentar :)

Rosa Negra disse...

Welcome back, já tínhamos saudades :)
Espero que não tenha sido preciso ir de novo ao médico depois de ouvir uma certa música...

Rosa Negra disse...

Agora sobre o post, volto à sabedoria da minha querida avó: "Com papas e bolos se enganam os tolos". E eles parecem estar cada vez mais tolos...

Viajante disse...

Nuno,
lá para as bandas da Madeira há um aprendiz, mas coitado salta-lhe o pé demasiadas vezes para o garrafão e para o ramo de louro.
É o estigma lusitano... Se tivesse ido lá para fora, aprendido boas maneiras e feito fortuna, já não digo nada.
Abraço

Psycho,
claro, como o Sr. Joe Berardo. Ora aí está um bom candidato a primeiro! Só lhe falta a ligação mafiosa. Será que o PSD está à venda?
Mas não é que eu votava nele! Isso é que era €€ e boa gestão para a cultura :))))
Abraço

Rosinha,
pois é, andei e ando meio sem inspiração, deve ser da mudança de tempo, dá-me para a nostalgia. E ouvir "certas" músicas não ajudam mesmo nada.. Irra! Olha que não arrisquei ir ao médico, tenho a certeza que levava um ralhete. Sabes, essa "certa" música está colada a um momento muito complicado do meu itinerário. Percalços de quando se viaja sem seguro...
Tu também andas muito musical e romântica ;)
Beijinho

Rosa Negra disse...

As melhoras para esse coração nostálgico, e abraço grande :)

MCG disse...

Queres maior demagogia do que aquela que se ouve lá para os lados de S. Bento?
Enfim... Diz-se que cada um tem o que merece!

Fozeira disse...

Às vezes, pergunto-me se algum dia poderei parar...ficar algum tempo, nalgum lugar, não me aborrecer...

Esse deve ser o verdadeiro dilema de um eterno viajante, não?

Beijinho grande:)

carvoeirita disse...

não, escuta é muito pior!!!!porque ele já lá esteve!!!!e deixou a Italia com um dos piores defices orçamentais de sempre, numa situação económica da qual ainda não recuperaram totalmente..mas pelos vistos gostaram..não sei..há coisas que não compreendo, mas neste caso ainda bem!

Safira disse...

Eu não sei é porque é que eles sequer se dão ao trabalho de fazer eleições. Toda a gente sabe que a situação política em Itália é uma anedota. A Alessandra Mussolini a trocar galhardetes com outra senhora bem posta, a Cicciolina, ah perdão, signora Ilona Staler, deputada... é tudo de uma seriedade que nos fascina a todos. Viajante, nem nós, no nosso pantanal político, conseguimos descer tão baixo. O que não quer dizer que não tema o dia em que possamos ser governados por algum José Castelo Branco ou coisa que o valha. Tá a ver, sei lá!
;)