18 de setembro de 2008

Cronaca romana – Dia 4º "Manifestazione"



Tanto reclamei por uma que me fizeram o jeito e logo por casualidade em frente a uma igreja, tal como pedira. A coincidência foi tal que me fez levar a pensar que começo a ter algum peso na vida cívica da SPQR.
A verdade dos factos é que não há dia nenhum, eventualmente nas festas do Natal e da Páscoa, que não haja uma manifestação nesta cidade. Afirmo mesmo que é o estado normal de Roma, sempre em manifestação. O resultado è il casino di solito: polícia de choque por todo o lado (eles adoram exagerar), corte de ruas como se o Berlusconi tivesse resolvido ir às compras (aqui é assim, bloqueiam as ruas e mais nada), alteração do percurso dos autocarros sem prévio conhecimento dos condutores e dos passageiros, deixando as velhinhas em pânico porque lhes mudaram as voltas. E isto para não falar do inevitável caos que se instala no trânsito. E como dizem os nossos “irmãos” toda esta algazarra para nada, pois tudo acaba em pizza, também como de costume.
A propósito, a manifestação era das senhoras de má vida que o novo síndaco de Roma resolveu mandar multar por andarem a fazer parar o trânsito nas estradas da periferia. Uma delas desesperada, por no primeiro dia de aplicação da lei ter sido multada em mil euros (5x200€), disse aos jornais que para uma outra vez não atendia o síndaco, nem ela nem as suas companheiras da associação.
Enquanto isso vou preparando-me para ter nos próximos dias mais surpresas no caminho para o trabalho. É que mesmo que hoje não seja decretada a falência da Alitalia irão ser despedidos milhares de funcionários nas próximas semanas. Por isso já estou em conversações com SS para me emprestar o helicóptero papal, recém renovado com estofos Prada e decorado pelos irmãos Dolce & Gabana. E eu que sou mais Armani, que chatice!

7 comentários:

Rosa Negra disse...

LOL, estas tuas crónicas são deliciosas!!
Um abraço forte

dejalo que va lejos disse...

É verdade, são mesmo deliciosas :)))

Beijos e um bom fim de semana por Firenze.

P.S. Olha existe um voo às 09h20 de FCO/FLR com a Alitália :p

Anónimo disse...

De facto Itália é um caos mas tudo funciona, se Itália fosse um outro país já tinha falido e sido anexado a um outro. Concordando com todos os outros, de facto as tuas crónicas são divertidissimas devias compilar estas histórias num livro, acho que terias sucesso.
Agora, a inveja a falar, sortudo, vais a Florença ver exposições fantásticas, pondo a inveja de lado, boa viagem e aproveita bem.
Beijões
Albus Q. (quanto ao raio do nome o significado é: Albus (branco)Quercus Carvalho, esta é a origem do meu nome de familia, entendes-te?)

Unknown disse...

Um país confuso cheio de gente com sangue a ferver nas veias, mas encantador e apaixonante.
Olha, vê lá se atiras as moedinhas por mim pk realmente ninguém me disse que tinha que ser dps das 23h.Por acaso até lá passei a essa hora, mas sabia lá eu...

Bacci, caro!

Fozeira disse...

Querido Viajante,

Ha quanto tempo...de novo em Italia?? De certeza que agora esta muito mais calma, depois da azafama de Agosto!!

Venho por este meio informar o exmo que nao poderei ser uma das presentes na vossa aventura. No Verao de 2009 estarei ja num outro navio,a caminho do Alasca, espero eu!!:)

E a Vida, julgo eu...mas ficarei a espera de noticias e fotos e tudo o que poder fazer para ajudar, ja sabes...entre Fevereiro e Abril estarei livre!:)

Beijinho grande
JU

Viajante disse...

Rosita,
quando não estou zombi de sono e de cansaço lá tento fazer o meu melhor.
Ainda bem que gostas ;)) Sono contento per quelo.
Bjs

Va Lejos,
Minha linda, a Alitalia já está a oferecer os bilhetes de graça. Como a qualquer momento a companhia decreta falência ninguém arrisca a fazer reservas com mais de 24h. Isto está um caos, como sempre... Un bello caos!
Un salutone

Albus Q.,
funciona quando funciona, com muito desportivismo e muito humor, caso contrário é de morrer do coração. Se não andasse com os bispos e os cónegos às costas e vivesse dos rendimentos talvez me dedicasse a aprender a fazer crónicas decentes e então sim pensar em fazer um livro. Por ora é só puro prazer :)))
Oube lá miúda, um destes fins de semana vamos a Florença restaurar quadros. Prepara-te ;)
Beijinhos

Zabour,
ora nem mais.
Sim, tem de ser depois das 23h e em quarto crescente... Mas como tenho uma indulgência especial, posso deitar moedinha em qualquer lua :)
baci tanti

Fozeira,
mulher ao mar!!!!! Temos pena de perder a nossa Spababy mas podemos pensar em fazer umas ligações em directo com o Alasca. Che ne dici?
É por um bom motivo, por isso não te excomungo :)))))
bjs romanos

Safira disse...

Pois eu acho indecente se ande a multar quem tem de fazer pela vida! Coitadas das moças, ali ao frio e tudo...Não há respeito pelo trabalho livre, tsk tsk tsk
;)
Beijocas