21 de março de 2007


Uma janela sobre o mar, sem lugar, nem data.

Há dias para tudo, eu sei. Mas o 21 de Março sempre foi para mim uma data especial. Quando era criança, talvez motivado pelas actividades escolares, prendia-me a celebração do Equinócio da Primavera e do dia da árvore. Hoje, associo à mãe Natureza a comemoração do dia mundial da poesia. E um blog como este, que foi beber o seu nome a um poema de Al Berto, não podia deixar em branco a ocasião. Deixo-vos umas letras de Pessoa, têm a ver comigo, têm a ver com a minha história. Aqui ficam e não se esqueçam de serem felizes. Para isso também é preciso um pouco de poesia. Sempre.


TEUS OLHOS ENTRISTECEM


Teus olhos entristecem.
Nem ouves o que digo.
Dormem, sonham esquecem...
Não me ouves, e prossigo.


Digo o que já, de triste,
Te disse tanta vez...
Creio que nunca o ouviste
De tão tua que és.

Olhas-me de repente
De um distante impreciso
Com um olhar ausente.
Começas um sorriso.

Continuo a falar.
Continuas ouvindo
O que estás a pensar,
Já quase não sorrindo.

Até que neste ocioso
Sumir da tarde fútil,
Se esfolha silencioso
O teu sorriso inútil

F. PESSOA

2 comentários:

Anónimo disse...

Cuando vivía en Asturias, el 21 de marzo siempre escuchaba "Here comes the sun" de The Beatles, por razones obvias (lluvia-lluvia-lluvia). No sé si ha perdido su razón de ser, pero he vuelto a escucharla en mi primer equinocio balear y he vuelto a desperezarme. Este fin de semana tendrás un largo mail caro, lo prometo.

Fozeira disse...

Pessoa é o autor do meu imaginário literário...assim como tantos outros que gosto de ler para lhes beber as palavras e retirar os sentidos...tantos quanto me apeteça!

Gosto de poesia. Ponto. Não sou uma terapeuta de Spa muito normal...:/