19 de abril de 2009

Sancta Clara de Coimbra


Most. Sta. Clara de Coimbra (PT) © VJ, Abr. 2009

Depois do falso alarme de Dezembro último o mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra abriu as suas portas. Andei por lá praticamente todo o dia de hoje tal foi o encanto da revelação, pelo que recomendo vivamente uma visita. O centro interpretativo está excelente, os conteúdos bem apresentados, rigorosos e cheios de interesse. A arquitectura do edifício muito agradável, o espaço arqueológico um verdadeiro convite a uma viagem no tempo até ao mundo monástico mendicante feminino dos séculos XIV ao XVII. Enfim, tudo se conjuga para proporcionar ao visitante uma passagem inesquecível pela nossa história e pelo nosso património.

Finalmente Coimbra tem algo de único que nos deve encher a todos de orgulho. E tanto que de semelhante podia ser feito por este país fora... Restou-me o conforto final de ver, logo no primeiro dia de abertura, o mosteiro ser visitado por centenas de pessoas que chegaram a fazer fila para entrar. Quererão os nossos governantes melhor indicador que nem só com auto-estradas e TGV's se educa e moderniza uma sociedade? Vamos lá restaurar, musealizar e dinamizar o que nós temos de único: a nossa história e o nosso património, ou seja, aquilo que no fundo consubstancia a nossa identidade colectiva enquanto povo com 900 anos de história e de memória.

14 comentários:

Marieke disse...

Olá Viajante
Espero que tenhas tido uma boa Páscoa
Vi a noticia que publicas hoje na TV.Parabéns...é um monumento de que gosto especialmente..e como dizia a jornalista ..umlaboratória dearte e arqueologia
Um abraço
marieke

dejalo que va lejos disse...

Uma jóia renascida das águas do belo Mondego. Um monumento medieval belíssimo, que retrata tantas memórias da cidade de Coimbra...

Também recomendo a visita a este espaço...

Beijo do tu para o eu e uma excelente semana (quase bebé :p)

Luís Pedro Monteiro disse...

Desta é que foi. Já está na lista, para quando regressar à pátria.

Helena de Tróia disse...

eu cá exijo uma vista guiada personalizada...:-)

Anónimo disse...

Eu assino por baixo do comnetário da Helena de Tróia :) vou guardar-me para uma visita guiada, comme il faut, por quem deve (obviamente) fazer as honras da casa
Abraço amigo

Unknown disse...

Ok, qd for a Coimbra prometo ir visitar.

Beijinhos e boa semana

Dylan disse...

Finalmente Viajante! Valeu a pena esperar, valeu a pena resgatar o mosteiro às águas do Mondego.

De facto, o turismo será o futuro deste País.

N. B. - Confesso uma coisa: adoro a tua cidade. Desde sempre, desde que viajo; Coimbra exerce sobre mim um fascínio inexplicável!

Viajante disse...

Marieke,
um laboratório de arte e arqueologia de uma importância e dimensão respeitáveis.
Sem dúvida um local a visitar e a revisitar.
Abraço!


Va Lejos,
os vídeos projectados e os conteúdos da exposição patente no Centro Interpretativo dão-nos bem a conhecer essas memórias.
Belas memórias que uma cidade que desconhecia até agora a verdadeira importância e dimensão daquele mosteiro.
Para quase bebé já estou a escrever demais ;-)))
Beijo do Eu


Luís Pedro,
cá te/vos espero!


Helena de Tróia,
com todo o gosto!!! :-)))
Sei que irás/irão simplesmente adorar. Muitas histórias para os infantes :-)))
bjs

Viajante disse...

N.,
tens de aprazar uma descida ao Mondego assim que possível. Não podes ficar muito tempo sem visitar este espaço.
Marca e diz-me, também se arranja guarida e água fresca.
Abraço!


Zabour,
E tão pertinho que está, moça. Toca de reservar um dia para dar cá um salto.
Bjs


Dylan,
fico contente por ver alguém tão entusiasmado com a minha cidade. Por vezes sinto-me desalentado e revoltado com o imenso potencial da urbe que tão mal aproveitado é pelos nossos políticos. Há muita falta de visão, empreendedorismo, investimento e de interesse.
Coimbra poderia ser a capital do turismo cultural nacional, bastava querer.
Vou-te dar um exemplo negativo: está a decorrer a feira do livro anual da cidade onde não está representada a imprensa da universidade. Isto diz tudo.
Abraço!

helenabranco.poet@gmail.com disse...

Querido viajante...dos caminhos intemporais...
Junto-me á romagem do silencio...
pois necessito revisitar passos dados para que lhes siga o rumo

...de momento fico-me pelo,som de Sibyl,que fará mais de mim que todo o elogio terreno...

ABRAÇO-O

Custódia C. disse...

Essa é uma excelente notícia!
Não me vai falhar na próxima visita a Coimbra.
Também não me surpreende a "enchente" no dia de abertura. Nós temos público apreciador, precisamos é de o "alimentar" ....

mjf disse...

Olá!
Há imenso tempo que não vou a Coimbra :=(
Há agora uma boa razão para lá ir :=)

Beijocas

AndreM disse...

Já tenho mais um motivo para visitar uma cidade que adoro...
As pedras só são velhas se não lhes conseguirmos dar valor e é por não lhes dar-mos valor que as pedras das nossas igrejas, conventos, dos nossos centros urbanos, etc, estão a cair e a deixar-nos pouco a pouco órfãos de memória e identidade.

Viajante disse...

Helena Branco,
esta romagem do silêncio conta-nos muitas histórias e remete-nos para outros tempos, onde o tempo era tempo e deixava as suas marcas nas pedras.
Abraço!


Custódia C.C.,
tem toda a razão, são precisos mais espaços como este. Público temos, conteúdos é que não.
Apareça por cá, tenho a certeza que não se vai arrepender.


Mjf,
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e Museu da Ciência, duas boas razões para vir a Coimbra.
Bjss


AndreM,
digo-te o mesmo que à Mjf e faz-te à estrada. Se quiseres avisa :-)