9 de abril de 2009

Y(esus) H(ominum) S(alvator)


Florença (IT) © VJ, Set. 2008

Incomoda-me a ritualização contemporânea do calendário religioso. Duvido que grande parte das pessoas saibam o verdadeiro significado das festas, das tradições e dos hábitos que herdámos dos nossos avós. O Natal, por exemplo, converteu-se num velhinho de barbas a distribuir prendas e a Páscoa em coelhinhos ovócitos. O Natal hoje em dia, e sobretudo para as gerações mais novas e urbanas, significa apenas férias, prendas e guloseimas, ao passo que a Páscoa corresponde a mais férias, a amêndoas, a coelhinhos de chocolate e a mais comida. O porquê do calendário móvel da festa da Páscoa, poucos o sabem; o porquê dos coelhos e dos ovos idem; a interiorização da razão maior desta festa católica - a morte e a ressurreição de Cristo, então isso agora não interessa mesmo nada. Preocupa-me este comemorar por comemorar sem conhecermos ou vivermos o verdadeiro significado do momento, isso leva-nos ao acefalismo consumista, à ritualização indiferente da compra, ao abandono e ao esquecimento das nossas tradições.

Boa Páscoa! E já agora, por que é que a Páscoa deve ser boa?

20 comentários:

Unknown disse...

No meu cantinho encontras parte das respostas ás tuas perguntas, não a todas, só algumas...

Mas vou-te deixar um beijinho de Boa Páscoa ;O)
___***
__** **
_** **
_** **_________****
_** **_______**___****
_** **_______*___**____**
__** *______*__**__***__**
___** *____*__**_____**__*
____** **__**_**________**
____**___**___**
___*___________*
__*_____________*
_*____0_____0____*
_*___/___@___\___*
_*___\__/_\__/___*
___*_____W_____*
_____**_____**
_______*****

mjf disse...

Olá!
A Pácoa deve ser boa...porque nós merecemos :=))
eheheheh

Beioicas docinhas

Helena de Tróia disse...

Como te compreendo!..Ás vezes parece que estou a remar contra a maré! mas as gerações mais novas não têm necessariamente que viver na ignorância, cabe-nos a nós ensinar-lhes. Hoje por exemplo fiquei contente por verificar que os meus filhos traziam da escola, trabalhos manuais, ovos pintados, chocolates, coelhos em cartolina, etc...mas também traziam pintada por cada um deles, a história básica da vida de Jesus aos quadradinhos e nem sequer é uma escola religiosa. portanto nem tudo está perdido!! :-).

A Páscoa deve ser boa, porque devemos celebrar e alegrar-nos com a importância da ressureição de Cristo.

Rafeiro Perfumado disse...

Porque o chocolate quando não está bom provoca dores de barriga? Por isso é que eu prefiro o Carnaval, aí sim, o significado religioso está bem vivo. ;)

Abraço, uma Páscoa coisa para ti!

Rosa Negra disse...

Apesar de não me identificar com esta quadra, sei o seu significado (e o porquê de não se comer carne hoje, o que perde totalmente o seu sentido quando as pessoas fazem grandes mariscadas "porque afinal não é carne").
Mesmo assim, desejo-te uma Páscoa feliz, plena de tradição e do significado que lhe queiras atribuir, porque isso sim, é o mais importante: o que significa para ti :))
Um abraço

AndréM disse...

Concordo com a tua análise VJ. Já faz um bom par ou dois de anos que me atormenta o vazio em que se tornou a Páscoa, mais do que o próprio Natal. Lembro-me do tempo em que a vivia intensamente e participava nas cerimónias, nas vias sacras (dizem que eu lavava as mãos como ninguém!!) e tudo ganhava um sentido muito forte (tirando o lava pés, que nunca gostei por calhar sempre aos beatos falsos do burgo e nunca aos humildes e aos 'ostracizados' como simbolicamente devia ser, na minha opinião pelo menos, porque o 'eu vim para servir' ganharia muito mais força)... Acho que este vazio - que é meu, para além de ser geral - se deve muito ao facto da Páscoa ser uma espécie de vanitas, faz-nos reflectir sobre o verdadeiro sentido da vida, sobre nós e o nosso posicionamento em relação a algo maior que nós; remete para uma felicidade imaterial... ao passo que nós andamos demasiado presos à luta do dia a dia para ter a nossa felicidade material... atormenta-me um pouco perceber que era muito mais feliz com a simplicidade da fé de criança...

Viajante disse...

Zabour,
E pronto lá vem um coelhinho simpático poedor de ovos :-)
Bjs


Mjf,
eis uma boa resposta ;-)
Bjs


Helena de Tróia,
felizmente ainda há bom senso na cabeça de alguns educadores, saber equilibrar as coisas é fundamental.
Como tu dizes, nem tudo está perdido ;-)
Bjs

Viajante disse...

Rafeiro,
achas? Eu acho que já ninguém sabe o significado do Carnaval...
Abraço!


Rosa Negra,
independentemente da significação individual existe um significado colectivo que tem necessariamente de ser conhecido e preservado.
Abraço!


André,
disseste "faz-nos reflectir "... Será que faz? A nós talvez, e aos outros 99% ?
Todos nós éramos muito mais felizes com a simplicidade da fé e da inocência de criança...
Obrigado pelo teu comentário :-)
Abraço!

Anónimo disse...

Deste lado do mundo nem me lembro que e a Pascoa. Foi coisa a que nunca liguei e deixei de acreditar ha bastante tempo...era ainda uma miuda! Tenho vagas recordacoes da casa da minha avo, das procissoes religiosas e de beijar o senhor...coisa horrorosa no meu ponto de vista!Mas sao opinioes, nao e assim?

Por isso, e que nunca me lembro da pascoa e se puder estar a trabalhar, melhor ainda!:)

Beijinho grande
JU

Safira disse...

O senhor Padre a ir de porta em porta com a imagem de Cristo para as pessoas lhe beijarem os pés. Recordações que tenho das Páscoas em Manteigas, há muitos, muitos anos.
Tens razão em tudo o que dizes, mas, tal como o Natal, a Páscoa acaba por ser um ritual de reunião das famílias. Penso que o que se perde em tradição e factos religiosos se ganha em proximidade e amor. E não é o Amor, o que se celebra no fundo?
Beijinho e Boa Páscoa

Dentro da Bota disse...

Aqui sera uma Pascoa de muito esperança para as pessoas que sofreram grandes perdas com o terremoto!!!

"Aguri di Buona Pasqua!"

Gi, Roma...

Gata Verde disse...

Estás coberto de razão amigo!!

Beijocas
ps:ia responder à tua última pergunta,mas o jove teve a mesma ideia...grrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Helena Branco disse...

Depois da Páscoa...a Pascoela, porque os "vícios" têm de ser tratados,gradualmente...e os fumos etílicos e cacauentos morrem devagar...

A morte e ressureição de Cristo?
foi há 2009 anos...ignorant people! e a memória é curta!

ABRAÇO para o Amigo viajante...

Storyteller disse...

Gostei imenso do teu blog. Posso voltar? Obrigada!

Viajante disse...

JU,
Beijar o senhor, ora aí um belo assunto pascal. Eu só fico horrorizado com alguma falta de higiene que este costume pressupõe.
Bjs


Safira,
não sei se no fundo se celebra Amor ou se celebra apenas a festa das amêndoas. E isto porque está marcado no calendário, além de dar um jeitão ao trazer sempre umas mini-férias no pacote :)
Bjs


Dentro da Bota,
Grazie, altre tanto!
Auguro una nuova vita per tutta quela gente vitima delle scosse.
Salutone!

Viajante disse...

Gata Verde,
essa do jove ter a mesma ideia dá direito a meia dúzia de miadelas :)))))
BJS


Helena Branco,
curta demais a nossa memória, minha amiga.
Abraço!


Stryteller,
Obrigado :)) Volta sempre que quiseres, basta vires por bem.
Abraço!

Helena de Tróia disse...

Ainda sobre o tema Páscoa, fiquei desconcertada com um comentário de uma senhora que estava a ser entrevistada pela SIC em que dizia: "Eu gosto de rezar, mas gosto mais da coboiada!"...

Viajante disse...

Helena de Tróia,
Vês? Há muito folclore hoje desprovido de sentido em torno das festividades do calendário religioso. As pessoas associam estes momentos a festa, apenas isso, sem saber o que estão verdadeiramente a comemorar.

Eu também ouvi esse comentário...
Coboiada, pois sim. Eu dizia antes "coelhada" ;)

Valdemir Reis disse...

Olá estou pousando neste maravilhoso espaço, que beleza de trabalho, parabéns. Cada vez melhor! Parabenizo pela publicação do tema "Y(esus) H(ominum) S(alvator)", excelente. Estou encantado com tudo que vejo aqui! Quero convidar você para uma homenagem, com todo brilho e requinte, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos postado um texto especial desenvolvido para você, quero na oportunidade entregar seu merecido “ PRÊMIO” , você conquistou, sim leve o seu e seja generoso distribuindo com seus os amigos. Vamos estender a festa... Hoje a festa é sua, venha já! Estou esperando você. Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar uma feliz e abençoada semana para toda família. Muitas bênçãos e brilho, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
Volte sempre!
Valdemir Reis

Custódia C. disse...

Respeitando crentes e não crentes eu diria que as grandes festas religiosas são sobretudo momentos de reencontro entre famílias, partilha de amores e o matar de saudades. Penso ser isso e também o factor histórico das tradições, que devemos tentar preservar :)