17 de dezembro de 2008

Ouro, incenso e mirra


Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra © E. Carrero Santamaría, 2004

O mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra abriu hoje ao público. Iniciaram-se em 1991 os trabalhos de recuperação daquele que ficará para a história como o maior estaleiro de arqueologia medieval europeu das últimas décadas. Tratou-se de uma obra morosa, muito dispendiosa e complexa do ponto de vista técnico e científico, que reuniu uma grande equipe de especialistas de diversas áreas. Após séculos submerso pelas águas do Mondego, o mosteiro encontra-se agora musealizado e oferece, entre outras valências, um belíssimo centro de interpretação que permite ao visitante viajar no tempo e compreender a funcionalidade e a monumentalidade daquele edifício iniciado nos finais do século XIII e construído na sua maior parte durante o século XIV, no reinado de D. Afonso IV. A título de curiosidade sublinho a descoberta do claustro gótico, um dos maiores da Europa do seu tempo, e o numeroso espólio encontrado nas escavações, que dará matéria para muitos trabalhos no futuro.

Santa Clara-a-Velha é um espaço único, com uma identidade muito própria e com uma história fascinante, que reflecte o bom que se faz entre nós em matéria de valorização e recuperação histórica e patrimonial. Além disso é um espaço que nos remete para a figura da sua fundadora, a Rainha D. Isabel de Aragão, e para os amores de Pedro e Inês.

Uma magnífica prenda de Natal. A não perder!

Nota: Como nem tudo são rosas, mesmo tratando-se de um edifício fundado pela miraculosa Rainha Santa, o site oficial ainda está, digamos..., "submerso". Temos pena porque estamos em 2008 e monumento sem site é um pouco pão sem sal. Mas como será a Quinta das Lágrimas a explorar a cafetaria, este será pormenor rapidamente resolvido.

16 comentários:

Unknown disse...

Por acaso ainda no outro dia falamos sobre isso com os garotos, história de Portugal 4º ano.
Acreditas k não conheço?Olha nem o Portugal dos Pequenitos :O(

Beijinhos

Gata Verde disse...

Em Janeiro lá estaremos...

beijocas

Joanissima disse...

É impressionante, de facto, a majestosidade deste mosteiro. Confesso que, durante muito tempo e enquanto esteve submerso, não reparei muito nele. Achava lamentável toda aquela degradação mas não me despertava o espanto e o assombro que hoje, de cara lavada e com um espaço à volta absolutamente magnifico, me desperta.
Não fazia ideia que já tinha aberto... Obrigada pela dica.
Quero muito visitá-lo por dentro. O espaço é volta é fantástico e é obrigatório no meu jogging semanal...

E obrigada também pela informação histórica adicional. Gosto de ir visitar os sítios com o trabalho de casa mais ou menos preparado... : ))

Um beijo (e uma rabanada!!)
: ))

tr3nta disse...

Excelente foto, bonita luz... and yes you have to visit the Prado. ;-)

dejalo que va lejos disse...

Pelos vistos ainda não foi desta!!!

O Ministério da Cultura continua a meter água :((((

Beijos meus

Viajante disse...

Caros amigos Zabour, Gata Verde, Joanissima, tr3nta e Va lejos:

infelizmente tenho a dizer-vos que o mosteiro não abriu ao contrário do que foi amplamente noticiado. A própria equipe de trabalho tinha tudo pronto para abrir o espaço ao público quando foi surpreendida por um fax do Ministério da Cultura a cancelar a iniciativa para data a anunciar, sem dar mais explicação. Tratava-se apenas da abertura informal do mosteiro, cuja inauguração solene tem sido sistematicamente adiada por dificuldade de agenda do primeiro-ministro e do ministro da cultura. A decisão de abrir já e inaugurar depois era sensata, permitia ao público começar desde logo a usufruir deste espaço, ainda para mais nesta época de férias escolares, de visitas de familiares, etc. Mas não, os nossos políticos acharam por bem manter este espaço fechado até que possam estar todos presentes para a fotografia e, claro está, todos poderem tirar os dividendos políticos desta obra que já devia estar ao serviço de todos nós desde os inícios de 2007.~´

Portugal no seu melhor! Eu diria, pior!

Custódia C. disse...

Puxa! Vinha toda contente dizer que não falharia a visita na próxima ida a Coimbra (vou lá uma ou duas vezes por ano, a trabalho), quando dou de caras com o comentário acima :(
Frustração!
Espero que se juntem todos rapidamente para a fotografia!
PS - acabei de rever o vídeo do Boss e está "available":):)

Unknown disse...

Pois é, os políticos em Portugal gostam mais de aparecer na fotografia do que realizar trabalho ou, neste caso, deixar os outros realizar trabalho. Enfim...

Parabéns pelo excelente esforço de divulgação de um espaço que vai já para a minha lista de locais a visitar :)

Maria Manuela disse...

Uma noite na Quinta das Lágrimas e um passei o por Coimbra, sabem sempre bem...

:)

Fozeira disse...

ja estou a ver onde me vais levar quando te visitar outra vez em Coimbra....eh,ehe,eh!!! Eu conheco o mosteiro mas era muito pequenina...a minha mae tinha amania de nos levar a todo o lado e ela e louca por historia!!!:)

Por isso, sera uma boa oportunidade para rever esse espaco tao bonito!!

beijinho grande
Ju

helenabranco.poet@gmail.com disse...

eu...sempre em viagem às vezes eclipso mas...sempre volto desta para me maravilhar com esta obra renascida das cinzas...Obrigada pelo detalhe que é uma lição de história para quem a desconheçe e também pela foto que nos faz recuar ao silêncio. à contemplação OBRIGADA Viajante! BOM NATAL

Ricardo disse...

Portugal é realmente um país muito valioso!

Abraço

Inês disse...

Que a magia do Natal chegue aos corações de todos!

A ti em especial desejo-te um Natal sem limites, repleto de tudo aquilo que mereces!

Beijocas Intemporais!

Custódia C. disse...

Passei para desejar Festas Felizes!

Gata Verde disse...

Vim deixar uma beijoca de Boas Festas!

Um 2009 cheio de coisas boas...

La Nostra Italia disse...

Preciso visitar a terra lusitana o mais breve possivel!