13 de dezembro de 2008

O poder dos quatro elementos


El Puente, Sanábria (ES) © VJ, Dez. 2008

Como definir Sanábria? Diria que se trata de um lugar inquietante e misterioso, particularmente nesta época do ano, encantado por montanhas, bosques e lagos, onde a Natureza de confunde, se reinventa e se harmoniza num ritual místico quase perfeito. Em alguns momentos lembrei-me da Escócia, não faltando o grande lago para imaginarmos uma versão ibérica do Loch Ness... Gostaria de voltar, de preferência no início do Outono, há muito para ver e para caminhar por ali, e fica tão perto, a meia hora do Parque de Montezinho e de Bragança.
De todas as fotografias que tirei escolhi esta por conseguir sintetizar as cores daqueles tranquilos três dias sanabreses. O castanho das árvores, o cinzento escuro do xisto e do granito, o azul do céu, e o branco da neve, numa conjugação curiosa dos quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Este último, espelhado na inegável sacralização deste espaço.
Em Sanábria eu diria que se sente e se vive, antes demais, a força da Terra!

18 comentários:

Anónimo disse...

Ai ai !!.. por que não me chamo eu, Sanábria? :-(
MP

Anónimo disse...

Pueblo de Sanabria e um dos meus locais favoritos em toda a Espanha (e acredita, conheco quase todo o pais!)...

Eu estou optima. Regresso a casa em finais de janeiro.

beijinho grande
JU

Gata Verde disse...

Imagem fantástica!
Era mesmo num sítio destes que eu gostava de estar agora...

Beijocas Natalícias...

Marieke disse...

Giro..este teu post..trouxe lembranças de infância quando eu ainda morava numa aldeia da Galiza..ao domingo à noite (pq não havia TV)..as notícias acabavam assim.." en el pueblo de Sanabria és obligatorio el usode cadenas..."
Um abraço

Helena de Tróia disse...

que lugar místico...não encontraste fadas escondidas no bosque?

Viajante disse...

MP,
não me digas que também queres que eu te descreva?
Ias gostar daquilo ;-)
Beijo


JU,
já soube das boas notícias. Parabéns!
Conheces Sanábria nos inícios do Outono? Que tal?
Bjs


Gata Verde,
mágico, tem o seu quê de Avalon :)
Aproveitem assim que possam.
Bjs

Viajante disse...

Marieke,
o teu comentário fez-me rebolar de riso. Pois nem de propósito, uma semana antes de partir andei desesperado com as "cadenas". Imaginando que pudesse nevar e que o seu uso fosse obrigatório. Acabei por não as comprar e por sorte só nevou em Puebla na semana seguinte ;)
Abraço!


Helena de Tróia,
muitas fadas e muitos cogumelos, de várias espécies. Quarta-feira vou abrir a época do risotto e do fettuccine ;))))
Sim é místico se os teus olhos o souberem entender assim.
A força daquelas montanhas, o lago... a paisagem... é... especial.
Pronto e por aqui me fico.
Bjs

história e arte disse...

holla!!!

vaya inspiracion!!!

si és verdad todo lo que cuentas y me alegro muchisimo que lo hayas captado todo!! por eso eres viajant, no??

beij

Anónimo disse...

Viajante, muito obrigado pelas visitas ao meu cantinho (escrito a luz) enquanto eu estive pela Holanda e pela Bélgica... estou a 'separar' as fotos mais apresentáveis e vou mostrar algumas lá pelo blog.
Já estive a dar uma lambidela rápida aqui ao 'Ofício' e acho que vou passar mais vezes por cá!
Um abraço,
André

Viajante disse...

Emília,
Sanábria é mesmo uma fonte e inspiração e de renovação.
Obrigado pela vossa simpática e amiga recepção em terras brigantinas.
Bjs


André,
obrigado pela tua visita. Fico a aguardar essas fotografias do red light quarter ;-)
Abraço!

Unknown disse...

Depois dizes k tenho mau feitio, eu disse-te para me levares, não disse???hã, hã...
Pois, pois...;O)

Beijoca quentinha

Custódia C. disse...

Assim de repente senti-me em Avalon .... :)

tr3nta disse...

nice reflections... good photos on your blog...

Viajante disse...

Zabour,
podia levar-te ao Egeu, mas como tens mau feitio :-))
Beijocas


Custódia C.C.,
foi como eu me senti em alguns momentos.
É uma zona muito interessante, recomendo!
bjs


Tr3nta,
bem-vindo! Obrigado pelos teus comentários.
Saludos a Madrid que por supuesto está nevada, no?
Abraço!

Safira disse...

uma descrição absolutamente sublime, caríssimo Viajante. ´´E como diz a Custódia, parece Avalon. Imagino a Senhora do Lago a elevar-se das águas, no meio da bruma...

Ah, a Marion escreve tão bem...
Beijinho

Rafeiro Perfumado disse...

Quem me garante que aquela árvore está ligada à terra? Provas, caro amigo, exigem-se provas!

Viajante disse...

Safira,
Ah, a Marion essa figura...
Obrigado pelo piropo ;-)
Bjs


Rafeiro,
garanto-te que está. Bem, pelo menos o tipo que me vendeu a "farinha" garantiu-me isso :-))
Abraço!

helenabranco.poet@gmail.com disse...

...esta é uma foto que dispensa bordaduras...a beleza quasi enigmática fala por si...uma pintura com o dedo vísivel d'ELE...
Abraço