26 de maio de 2008

Silêncio


Cabo da Roca, Ago. 2007

Hoje, pelas 13h, na sequência de um brutal acidente de automóvel, faleceram os pais do JP. Havia um derrame de combustível ao longo de 500 metros, o carro em que seguiam entrou em despiste e foi embater noutro veículo que vinha em sentido contrário. Bastaram meia dúzia de segundos para duas pessoas falecerem estupidamente, à conta da incúria e da falta de civismo que corrói este país.
Eram avós, eram pais, eram sogros, eram irmãos, eram tios, eram amigos, eram.
Levar um pai à terra sei que é muito difícil, agora dois imagino que seja insuportável. E tudo por causa de um derrame de combustível...

10 comentários:

Eumesma disse...

Levei o meu pai á terra aos 17 anos (hoje tenho 37) depois de um atrasado que ia a circular com um carro com os farolins partidos, o ter atropelado,e ele ter caido para cima dos ditos farolins. Num segundo ele estava aqui, no outro na estrada por detrás da janela da minha sala, tudo desapareceu. Até hoje nunca se apuraram reponsabilidades e nunca existiram culpados, alegando-se que eventualmente o culpado seria o meu pai.
Viemos num país sem rei nem roque, onde não existem regras, onde tudo se faz sem repsonsabilidade nenhuma, e tudo isto é no minimo chocante.
Portanto não conheço as pessoas em causa, mas imagino, consigo "sentir" o seu sofrimento, ainda para mais sendo ambos o pais, logo tem toda a minha solideriedade, e um grande beijo de apoio em pensamento.

Fica bem

P.S. Desculpa a intrusão no teu blog, mas este é um tema que me toca imenso e tinha que o comentar.

Viajante disse...

Eu mesma:
E eu perdi o meu aos 16 anos (hoje tenho 36)... Também foi algo assim estúpido e repentino.
Espero que este caso, motivado por um extenso derrame de gasolina numa estrada perigosa, não fique como o acidente que vitimou o teu pai e tantas outras pessoas. Mas algo me diz que sim, basta termos como mau exemplo o horrendo episódio de Entre-os-Rios...
É certo que o apuramento de responsabilidades não devolve a vida a quem a perdeu, mas ajuda muito a quem fica a conseguir racionalizar a perda.
Um abraço e volta sempre que quiseres.

hiltom disse...

Tenho um caso na família. Eram pais da noiva .Vinham do copo de água. Morreram os 2 . Um logo ali e o outro no dia seguinte. Não bebiam. Eram ainda bastante jovens. E tudo porque alguém , a uma velocidade louca, não parou no stop . Era um local muito perigoso e movimentado. Os semáforos apareceram algum tempo depois. Demasiado tarde para dar a vida a estas 2 pessoas e a tantas outras que foram acidentadas naquele cruzamento.
Passadas 20 anos, a filha ainda se sente culpada e tem crises de choro, pesadelos. Nunca mais passou naquele sítio.

MCG disse...

Infelizmente, casos com desfechos semelhantes são muito comuns em Portugal.
Se estiveres com o JP diz-lhe que mando um abraço.

Safira disse...

Perdi uma amiga para um irresponsável que a levava à pendura na mota e curvou mal, na altura em que passava um carro em sentido contrário. Ela teve morte imediata, com apenas 17 anos. Ele anda por aí, não lhe aconteceu nada.

Infelizmente isto acontece diariamente. Vidas ceifadas impunemente. Se calhar a ideia de 'vigilantes' não era pior nestes casos...Não traz ninguém de volta, é certo, mas evita futuros acidentes. Se houvesse mais coragem, e uns quantos fizessem uma 'limpeza profunda', o mundo seria decerto mais seguro.
Lamento pelo JP e demais familiares.
Beijinho

mjf disse...

Olá!
Nestas ocasiões ficamos sem palavras...
Beijos e um abraço solidário ao JP

Beijocas

Viajante disse...

Hiltom, Safira:
Há por aí muita vida destruída por conta destas fatalidades.
Seria importante REFLECTIRmos sobre o valor da vida e TENTARmos dar mais importância ao que é verdadeiramente importante e VIVERmos da melhor maneira, de preferência com um sorriso, HOJE, porque o amanhã pode ser nada.

MCG:
Ainda não estive com ele, escrevi-lhe.
A igreja de S. José estava cheia de gente até à estrada...
Bj

MJF:
por isso escolhi "silêncio" como título deste desabafo.
Nestas circunstâncias um abraço bem forte é o único conforto.
Bjs

Rosa Negra disse...

Sem palavras que expressem a revolta, deixo-te um abraço sentido, e sei que terás força para apoiar o teu amigo nesta hora difícil.

Gata Verde disse...

Parece que temos em comum a mesma dor. No próximo dia 4,faz 4 anos que perdi o meu.
Seria brutal perder os dois no mesmo dia...

Dá um grande beijinho meu ao JP mesmo não o conhecendo.

Afrodite disse...

Um abraço ao teu amigo é a coisa melhor que lhe podes dar...é estúpido como nunca se sabe bem o que se dizer nestas alturas...a minha grande amiga perdeu o pai há pouco tempo, larguei tudo e fui abraça-la, não sabia que dizer...lá acabei por dizer que faria tudo para lhe atenuar a dor. Mas que se pode fazer? Nada...é a porcaria do ciclo de vida, nascemos, afeiçoamo-nos uns aos outros e perdemos quem amamos. Estúpido este ciclo!

Bem, sem muito para dizer, desejo força para ti para que a possas dar ao teu amigo.

Abreijos grandes