2 de maio de 2008

A poucas horas do Equador (I)


Passaram dois dias desde o meu regresso ao continente, após uma curta incursão pela Madeira. Em jeito de prólogo ao que poderia ser o relato da minha viagem, caso a inspiração me ajudasse e o trabalho me permitisse, devo dizer que foram dias excelentes, de sol e de paz. Inicialmente amedrontado pelas terríveis descrições de hordas de turistas em excursões de autocarro, acabei por me render à beleza e à pacatez da ilha, mesmo nos locais mais concorridos, e por me deixar conquistar pela imensa simpatia dos madeirenses. Não imaginava, confesso, estava a contar com mais um Algarve explorador, indiferente e com poucos indícios de autenticidade. Também não esperava que o tempo estivesse tão de feição nesta altura do ano. O inesperado vento de leste fez subir o termómetro aos 30º e deu aquele remate tropical ao cenário já de si deslumbrante.
E qual cereja em cima do bolo, a boa maré deste viajante não se ficou por aqui. Acertei em cheio na escolha do meu poiso no Funchal, um local a repetir e a recomendar. Apesar de obedecer aos requisitos de tantos outros resorts espalhados por este mundo globalizado, a simplicidade e o bom gosto imperavam por lá. Dos recantos que mais apreciei deixo aqui a lembrança do delicioso alpendre sobre a piscina, onde religiosamente abraçava o anoitecer com o ritual retemperador de um bom jantar e de uma boa conversa.
Os alpendres perseguem-me ou sou eu que os teimo em conquistar... Sei que são terrivelmente sedutores. E este caiu-me no goto, tinha vista para o mar e para as noites cálidas e sussurradas que só os lugares a poucas horas do Equador nos podem oferecer.

9 comentários:

Safira disse...

Pareces mesmo entusiasmado :) Não que fique surpreendida, pois conheço poucas pessoas que tenham ido à Madeira e não gostassem. Mas um relato assim tão poético, só mesmo um viajante credenciado!
Beijos

PS:Anotei a sugestão do poiso para referência futura!

Fozeira disse...

Para a próxima,aceitas companhia?;)

Beijinho

Rosa Negra disse...

Welcome back :)
Sobre os alpendres, pela 1ª vez alguém concorda comigo: dão-nos uma outra visão do que nos rodeia, e sim, são sedutores e encerram sempre uma promessa de momentos inesquecíveis :)

Viajante disse...

Safira:
Recomendo vivamente. Embora haja outros poisos muito apetitosos, este já não está nada mau.
Marcação antecipada via net e muito charme com a recepcionista para conseguir o upgrade de uma suite. YES!
Gosto de acampar mas também gosto de borregar.

Fozeira:
Olha que por lá há muito reformado inglês...

Rosa Negra:
bem-vinda ao clube do alpendre ;)
O que é que tomas? Mais martinis, não, enjoei o raio da bebida. Pode ser um daiquiri?

MCG disse...

Embora não conheça a Madeira, e pelas descrições que ouvi de algumas pessoas, já imaginava que irias adorar!
Eu tb alinho nessa do alpendre. Agora o problema do Martini deve ter sido a falta das azeitonas;)

bjo e bem vindo de volta

Rosa Negra disse...

Prefiro um Moscatel, por favor :)

dejalo que va lejos disse...

Meu amigo Viajante... ainda bem que a viagem correu às mil maravilhas e fico muito feliz por teres gostado (".) De facto, a Madeira tem o seu belo encanto!!!

Um sítio a regressar, sem dúvida!!!

Beijos e sê bem vindo

dejalo que va lejos disse...

Ahhh... lembrei-me, também sou fã de alpendres (".) posso entrar no clube? seria interessante um encontro de fãs à sombra de um delicioso alpendre...

Viajante disse...

Clube do Alpendre, ora aí está um bom título para um blogue...

Bjs