Alguém me disse que, entre outros motivos, gostava da Grécia pelas casinhas brancas em fundo de mar azul, pela tranquilidade das ilhas e pela cultura de Atenas. Bom gosto é assim mesmo, não se agradece, retribui-se.
Eu gosto da Grécia por inúmeros motivos, por enquanto a paisagem ainda não é um deles. O que primeiro me fascinou nos gregos foi a sua mitologia. A imaginação de uma criança a ler a Odisseia é como um fogo florestal no meio dum ciclone, as labaredas correm a um ritmo alucinante.
Espero que depois de Outubro o meu fascínio se estenda também à paisagem!
Eu gosto da Grécia por ter lá vários amigos e nunca lá ter posto os pés. Gosto pelos momentos que partilhamos e a cultura que eles me foram passando, ao longo dos 6 meses em que partilhamos casa. Gosto pela mitologia...lembro-me das aulas de História e de uma professora deliciosa da qual ainda me recordo o nome (chamava-se Helena) que nos ensinou tudo através de representações teatrais...:)
sinto-me tão cansada...quanto me levas de renda por algumas horinhas estendida a frente do moinho a apanhar solinho, a ouvir o mar e o vento a cruzar-se a passar nas rodas do moinho? Que maravilha...eu nunca tenho tempo para férias, se não fosse o que aprendo aqui e na gatinha..era uma tristeza... beijinhos
Rafeiro: gostei da imagem que utilizaste da leitura da Odisseia, deste longo poema épico que narra o regresso de Ulisses à sua Ítaca. Eu fiquei igualmente estarrecido com as tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Quanto se aprende nestes textos... Digo-te, é uma experiência única poder assistir na encosta da Acrópole a uma das várias representações que na época de Verão fazem destas peças. Da mitologia grega guardo particular predilecção pela deusa Atena e pelo deus Dionisio. Mas também por Ártemis, Eros e tantos outros. De certeza que a paisagem te fascinará. Se a leitura de Homero o fez ;) Abraço!
Psycho: as nossas ilhas são belíssimas, tens toda a razão. Os Açores então não se fala. Mas não dá para comparar. Cada qual no seu género. O Egeu e as Cíclades oferecem-nos outro tipo de paisagem e outra leitura da nossa Civilização. Abraço!
Querida Fozeira: O povo grego é muito parecido connosco. É igualmente dramático e expansivo, não achaste? Muito hospitaleiros, também. Choram baba e ranho, vestem-se de preto para a vida toda, matam e esfolam pelos seus, pelo clube, pela terra. São festeiros até mais não. Participar de uma festa grega, daquelas de arromba com pratos a partir e muito Ouzo (aguardente), é outra experiência mística. Fica para a vida! Pena que a presença turca de séculos tenha deixado as suas marcas nos rostos... Bjs
Rosa Negra: Esta imagem foi tirada em Oia, onde se avista um pôr-de-sol como em lado nenhum. É um ritual muito engraçado... Durante o Verão a ilha pára entre as 19 e as 20h para assistir ao momento. As pessoas reúnem-se nas varandas e nos terraços com os seus copos de vinho e celebram o fim de mais um dia, para alguns de enorme felicidade... Claro, não podia deixar de fora o Zorba. Adoro esta música. Queria ter conseguido uma outra versão mais chorada, mais arrastada. O Zorba é um hino! Bjs
Carvoeirita: Olha que o moinho é mesmo para arrendar. A Porta e as janelas que vês fazem parte de uma suite, como deves imaginar paga a peso de ouro. Mas a ilha tem outros recantos igualmente estupendos e menos dispendiosos. Escolhi esta foto por ser daquelas que tenho onde o "blanc et bleu" da Grécia está bem evidente. Então quando sai esse café? Temos umas "congras" a ajustar... Bjs
Gata Verde: Faltam seis meses, passam a correr :))) Eu diria que para mim passariam a navegar. Bjs
então eu não tou lixada com estes gaijos, é o anónimo, o rafeiro e agora TUUUUUUUUU!!!!!!TAMBÉM!!!!!!!!!! Logo eu que te elogiei Judas!!Que apreciei o teu gosto e capacidade de bom jardineiro e tu dás-me esta patada não é??? São todos iguais!!!Todos!! Hoje amuada vais sem beijinhos!!!
Vá lá Carvoeirita, olha esse mau feitio (hehehe). Apenas queremos o teu bem ;) Além do teu bem eu ainda tenho esperança no prometido café. Com este tempo, bem adequado a este post, a Figueira deve estar de se lhe tirar o chapéu;) Bjs
P.S. Iguais? Ora essa, os nossos nomes são diferentes!!
Pois não sei quem te terá dito essas coisas que te levaram a publicar esta imagem tão bonita, mas é com toda a certeza uma pessoa de excelente gosto!:)
então não trabalhas em Coimbra? É que eu também!!! Mas não sei já vi que houveram ofertas de massas em varandas floridas..e agora eu fico-me com um misero café? Além disso houve um senhor que já se fez convidado..não sabias de nada? Agora temos que esperar que o rei tenha disponibilididade na agenda... Bar da matematica...diz-te alguma coisa?
Mcg, acho que todos nós desejaríamos ser teletransportados para estes paraísos terrestres. Ainda para mais com um tempo destes, mesmo a pedir. Eu cá vou contentando-me com o Mondego e com a minha varanda. Aparece ;) Bjs
Safitira, disso não tenho a mais pequena dúvida. Tem bom gosto, não fosse a rabugisse.. :))) Bjs brancos e azuis
Carvoeirita, pois é, parece que vamos ter de engalanar a cidade para a visita de sua majestade el-rei. Porém, e tal como manda o protocolo, a casa real aguarda pacientemente o convite formal das nossas autoridades locais ;) Enfim, tudo tem estado a ser preparado a bem da paz e da concórdia entre o carvão e os latidos. Não sei se me faço compreender? Quanto ao café, foste tu que me convidaste, lembras-te? Eu aceitei, com muito gosto.
Sim, o bar dos números diz-me muito: muito jogo e pouco estudo :))) Em que antros andas tu rapariga?
Lola, acho que vou acabar por abrir inscrições aqui no meu blogue para uma excursão estival até ao Egeu. Bjs
não vai haver paz nenhuma não!!!!! Ai fui eu que convidei, então é só mesmo um café, ou carioca, o que for mais barato, e quais bar da medicina, temos ali uma maquina e bebes num copito de plastico e esta a andar que eu não recebo condras!!!!!!! seu judas!!!!
Viajante... escrevo-te da minha rede, debaixo de um céu escuro, na companhia do pipas e o max (miauuu)... hoje esteve um dia magnifico e resolvi subir meio monte e imaginas a tranquilidade!!! Como é bom a vida do campo (".) beijos e fica bem
Va Lejos, sim hoje esteve outro dia de Verão. Passei a tarde toda a jardinar, ficou tudo num brinquinho. Pena que a noite ficou frescota, caso contrário teria inaugudo a saison 2008 da minha rede. Beijo grande
:)))) Ai ai MCG, agora deste para ser assessora e venenosa? Abre o teu cantinho de uma vez e deixa-te de coisas. Olha que já chegámos a quarta-feira ;)
26 comentários:
Eu gosto da Grécia por inúmeros motivos, por enquanto a paisagem ainda não é um deles. O que primeiro me fascinou nos gregos foi a sua mitologia. A imaginação de uma criança a ler a Odisseia é como um fogo florestal no meio dum ciclone, as labaredas correm a um ritmo alucinante.
Espero que depois de Outubro o meu fascínio se estenda também à paisagem!
Abraço!
Parece ser algo de admirável beleza, tirando um tal de Karagounis! Mas nada como as nossas ilhas :)
Eu gosto da Grécia por ter lá vários amigos e nunca lá ter posto os pés. Gosto pelos momentos que partilhamos e a cultura que eles me foram passando, ao longo dos 6 meses em que partilhamos casa.
Gosto pela mitologia...lembro-me das aulas de História e de uma professora deliciosa da qual ainda me recordo o nome (chamava-se Helena) que nos ensinou tudo através de representações teatrais...:)
É estranho o que nos fica na memória, não é?
Beijinho grande
Deliciosa, a forma como associaste uma imagem magnífica com uma música a condizer :)
Deu-me vontade de apanhar o primeiro avião!!
Um abraço
sinto-me tão cansada...quanto me levas de renda por algumas horinhas estendida a frente do moinho a apanhar solinho, a ouvir o mar e o vento a cruzar-se a passar nas rodas do moinho?
Que maravilha...eu nunca tenho tempo para férias, se não fosse o que aprendo aqui e na gatinha..era uma tristeza...
beijinhos
Lindissimo...
Ainda falta muito para o mês de Outubro?...
...quero ver esta beleza toda!!!!
Rafeiro:
gostei da imagem que utilizaste da leitura da Odisseia, deste longo poema épico que narra o regresso de Ulisses à sua Ítaca. Eu fiquei igualmente estarrecido com as tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Quanto se aprende nestes textos... Digo-te, é uma experiência única poder assistir na encosta da Acrópole a uma das várias representações que na época de Verão fazem destas peças.
Da mitologia grega guardo particular predilecção pela deusa Atena e pelo deus Dionisio. Mas também por Ártemis, Eros e tantos outros.
De certeza que a paisagem te fascinará. Se a leitura de Homero o fez ;)
Abraço!
Psycho:
as nossas ilhas são belíssimas, tens toda a razão. Os Açores então não se fala. Mas não dá para comparar. Cada qual no seu género. O Egeu e as Cíclades oferecem-nos outro tipo de paisagem e outra leitura da nossa Civilização.
Abraço!
Querida Fozeira:
O povo grego é muito parecido connosco. É igualmente dramático e expansivo, não achaste? Muito hospitaleiros, também. Choram baba e ranho, vestem-se de preto para a vida toda, matam e esfolam pelos seus, pelo clube, pela terra. São festeiros até mais não. Participar de uma festa grega, daquelas de arromba com pratos a partir e muito Ouzo (aguardente), é outra experiência mística. Fica para a vida!
Pena que a presença turca de séculos tenha deixado as suas marcas nos rostos...
Bjs
Rosa Negra:
Esta imagem foi tirada em Oia, onde se avista um pôr-de-sol como em lado nenhum. É um ritual muito engraçado... Durante o Verão a ilha pára entre as 19 e as 20h para assistir ao momento. As pessoas reúnem-se nas varandas e nos terraços com os seus copos de vinho e celebram o fim de mais um dia, para alguns de enorme felicidade...
Claro, não podia deixar de fora o Zorba. Adoro esta música. Queria ter conseguido uma outra versão mais chorada, mais arrastada. O Zorba é um hino!
Bjs
Carvoeirita:
Olha que o moinho é mesmo para arrendar. A Porta e as janelas que vês fazem parte de uma suite, como deves imaginar paga a peso de ouro. Mas a ilha tem outros recantos igualmente estupendos e menos dispendiosos. Escolhi esta foto por ser daquelas que tenho onde o "blanc et bleu" da Grécia está bem evidente.
Então quando sai esse café? Temos umas "congras" a ajustar...
Bjs
Gata Verde:
Faltam seis meses, passam a correr :)))
Eu diria que para mim passariam a navegar.
Bjs
Olá!
A Grécia, para mim tem sido um destino a agendar já há alguns anos...
Veremos
Beijocas
então eu não tou lixada com estes gaijos, é o anónimo, o rafeiro e agora TUUUUUUUUU!!!!!!TAMBÉM!!!!!!!!!!
Logo eu que te elogiei Judas!!Que apreciei o teu gosto e capacidade de bom jardineiro e tu dás-me esta patada não é???
São todos iguais!!!Todos!!
Hoje amuada vais sem beijinhos!!!
Vá lá Carvoeirita, olha esse mau feitio (hehehe). Apenas queremos o teu bem ;)
Além do teu bem eu ainda tenho esperança no prometido café. Com este tempo, bem adequado a este post, a Figueira deve estar de se lhe tirar o chapéu;)
Bjs
P.S. Iguais? Ora essa, os nossos nomes são diferentes!!
Mjf, olá!
Está na hora de pôr esses planos em acção. Não vais ficar arrependida ;)
Beijinhos
O que eu não dava pra poder estar agora a contemplar um mar dessa cor!
Bem, tive de me contentar com o Mondego no Parque Verde...
Pois não sei quem te terá dito essas coisas que te levaram a publicar esta imagem tão bonita, mas é com toda a certeza uma pessoa de excelente gosto!:)
então não trabalhas em Coimbra?
É que eu também!!!
Mas não sei já vi que houveram ofertas de massas em varandas floridas..e agora eu fico-me com um misero café?
Além disso houve um senhor que já se fez convidado..não sabias de nada?
Agora temos que esperar que o rei tenha disponibilididade na agenda...
Bar da matematica...diz-te alguma coisa?
Viajante,
O mar azul em fundo, uma casinha branca, o Zorba e eu já vou a caminho da Grécia...
Bom fim de semana.
Beijinhos
Mcg,
acho que todos nós desejaríamos ser teletransportados para estes paraísos terrestres.
Ainda para mais com um tempo destes, mesmo a pedir.
Eu cá vou contentando-me com o Mondego e com a minha varanda. Aparece ;)
Bjs
Safitira,
disso não tenho a mais pequena dúvida. Tem bom gosto, não fosse a rabugisse.. :)))
Bjs brancos e azuis
Carvoeirita,
pois é, parece que vamos ter de engalanar a cidade para a visita de sua majestade el-rei. Porém, e tal como manda o protocolo, a casa real aguarda pacientemente o convite formal das nossas autoridades locais ;)
Enfim, tudo tem estado a ser preparado a bem da paz e da concórdia entre o carvão e os latidos. Não sei se me faço compreender?
Quanto ao café, foste tu que me convidaste, lembras-te? Eu aceitei, com muito gosto.
Sim, o bar dos números diz-me muito: muito jogo e pouco estudo :)))
Em que antros andas tu rapariga?
Lola,
acho que vou acabar por abrir inscrições aqui no meu blogue para uma excursão estival até ao Egeu.
Bjs
não vai haver paz nenhuma não!!!!!
Ai fui eu que convidei, então é só mesmo um café, ou carioca, o que for mais barato, e quais bar da medicina, temos ali uma maquina e bebes num copito de plastico e esta a andar que eu não recebo condras!!!!!!!
seu judas!!!!
Olá, Carvoeirita!
Está um dia lindo, nao está?
Bjs e tem um excelente fim-de-semana.
treguas????já!!!!
pode ser!
Bom fim de semana e um beijinho!
Viajante... escrevo-te da minha rede, debaixo de um céu escuro, na companhia do pipas e o max (miauuu)... hoje esteve um dia magnifico e resolvi subir meio monte e imaginas a tranquilidade!!! Como é bom a vida do campo (".) beijos e fica bem
Carvoeirita,
Tréguas, de quê? bjs
Va Lejos,
sim hoje esteve outro dia de Verão. Passei a tarde toda a jardinar, ficou tudo num brinquinho.
Pena que a noite ficou frescota, caso contrário teria inaugudo a saison 2008 da minha rede.
Beijo grande
Ora, ora.
Não fora a minha acessoria...
jinhos
:))))
Ai ai MCG, agora deste para ser assessora e venenosa?
Abre o teu cantinho de uma vez e deixa-te de coisas. Olha que já chegámos a quarta-feira ;)
bjs
Venenosa?? Eu? Ainda mais essa...
Quanto à inauguração parece que o S. Pedro não quer colaborar. Ainda não consegui os bonecos :(
Enviar um comentário