27 de março de 2008

Liberdade



Ao fim de 50 anos de ocupação o povo tibetano não está conformado, embora a comunidade internacional e a China pensassem e desejassem que sim. As recentes manifestações ocorridas em Lhasa vieram encher-nos de vergonha e embaraçar a política internacional, que na última década tem estado completamente rendida aos encantos económicos do gigante chinês. Só que o dragão vai nu. Todo aquele "pseudo-milagre" está estruturado numa perigosa esquizofrenia política e económica, mantida à custa da escravatura de um povo e da opressão de outro, o tibetano.

Considero precipitada a ideia do boicote aos Jogos Olímpicos, o que apenas poderá beneficiar o próprio governo chinês, escudado no papel de vítima. Não só os atletas como o mundo inteiro deviam viajar para a China e invadir a capital, dar cabo da paciência da polícia e dos serviços secretos, que já devem andar num fernezim. Muitos jornalistas, muitas reportagens, muitos directos, muitas entrevistas de rua, muito falatório... Os Jogos serão uma excelente oportunidade e já estão a ser no que diz respeito ao dossier Tibete. Quanto a mim será o princípio do fim de "um país dois sistemas". Aliás um fim expectável a médio prazo. E o que virá a seguir? Não sei. Sei que isto vai ser uma enorme dor de cabeça para a diplomacia e para a economia das nossas queridas e tão democráticas nações, sempre atentas a reivindicar os valores democráticos, os direitos humanos e a liberdade dos povos.

Defendo a liberdade para os tibetanos, mas também a liberdade para os chineses.

Nota: como o governo chinês é muito dado a encenações, resolveu numa atitude desesperada iniciar a limpeza da capital de população indesejável, sim, aquela que nos querem fazer crer que não faz parte do dia-a-dia da cidade. Constam do elenco dos expulsos milhares de mendigos, emigrantes clandestinos, prostitutas, gente ligada ao jogo clandestino, etc. As autoridades querem iludir quem? Quanto a mim a elas próprias. Os Jogos ainda não começaram mas para Pequim "the game is over".

21 comentários:

Anónimo disse...

É o princípio do fim para a iniquidade, meu caro. A simples ameaça aos jogos já deixou a China à beira de um ataque de nervos. Mas peca sempre por atraso. Entretanto, a cultura tibetana foi sendo destruída e o solo daquele país lindíssimo vai sendo envenenado...

Lola disse...

Viajante,

Disto tudo eu ressalto a luta do Povo Tibetano.

A China, com ou sem Jogos Olímpicos, continuará igual a si própria.

Beijinhos

Rafeiro Perfumado disse...

Essa técnica dos chineses faz-me lembrar a conversa entre a Mafalda e a Susaninha:
S: Não suporto ver os pobres
M: Eu também não, deviam criar empregos, dar-lhes casa, etc...
S: Para quê? Bastava escondê-los!

Abraço!

PS: vim cá parar porque sendo coimbrão e amigo da Safira e da Gata Verde, tens de ser boa pessoa

Viajante disse...

Nuno:

as sequelas já são muitas é certo, mas a identidade cultural tibetana está viva, muito viva. Pode ser que com o andar dos protestos e com a esperada barraca dos Jogos a China aceite conversar com o Dalai Lama e acordar uma resolução para o Tibete, que passe pelo reforço da sua autonomia. Independência? Não sei... Aquele país nunca teve governo, nem um sistema político...

Lola:

A luta do povo tibetano é a luta do povo chinês, ambos não têm liberdade. Os tibetanos ao reclamarem esse direito para si estão a abalar a estrutura política que governa a China há décadas e a recolocar este país na agenda mundial, pelos piores motivos.
Uma coisa vai levas à outra e esse é o grande problema que representa o Tibete. Se a China cede terá de ceder internamente, mais ano menos ano.

Rafeiro:
então somo conterrâneos? Pois que sejas bem-vindo. Já fui à tua casota botar água benta...
Abraço!

Safira disse...

Eu fiquei logo irritada com a postura cobarde do nosso governo ao não receber o Dalai Lama para não ofender a China. Acho tristíssimo que não se consiga, cabalmente, separar o trio do joio e que se ande, cheio de medo, a deixar cair a parte que menos €s tem para dar à economia. Pode ser tudo lirismo, mas irrita-me que ande tudo atrás do santo euro!
Curiosamente, os EUA resolveram, assim de repente, que a China fez progressos na questão dos direitos humanos e deixou de constar na lista negra. Acho lindo que isto aconteça no ano dos J.O. Assim, claro que é muito mais fácil justificar a presença nos JO e não perder os milhares de patrocínios que angariaram para os atletas.

Também não creio que o boicote seja solução e não adianta estar a penalizar atletas sérios, que trabalharam durante anos para este certame, e que são absolutamente alheios às disenções do país em que têm de mostrar as suas valências. Mas que a China merecia que se fizesse isso, não tenho dúvida. à falta de coragem (e vontade) política, uma bofetada de luva branca não lhes faria mal nenhum!
Penso eu de que, mas confesso que não consigo ter muita simpatia por um povo que come cães.
Além disso, gostava de ir ao tecto do mundo enquanto ele ainda mantém a sua mística e parece que já não é possível. Uma pessoa irrita-se, pois então!

André disse...

Muitos são já os países que pensam no boicote, mas será mesmo a melhor solução!? Talvez devessem ter tido antes o intuito de ver se aquele povo estaria mesmo de acordo com tudo o que os rodeava, de saber se estavam bem tendo a China como dono e se dessem ao trabalho de agora perceber o que vai errado e deixassem de temer a China, mas sim os obrigassem a trabalharem em conjunto para uma resolução pacifica.

carvoeirita disse...

O grande problema do Tibete e Timor é que não tem petroleo...como tal não merecem a preocupação ou intervenção das grandes potências...
Este problema é conhecido de toda a gente a tanto tempo e ninguem faz nada..e ainda se diz que aprendemos com os erros da historia...se um segundo holocausto viesse, nos mesmos moldes acho que continuaria a haver as mesmas atrocidades, veriamos as mesmas cenas nas televisões..e tudo se voltaria a repetir..excepto se tivessem petroleo, então ai tudo seria diferente...
Fiquei com vergonha de ser portuguesa quando o Dalai Lama cá veio e não foi recebido pelo governo...tem mais tomates a chanceler alemã que o nosso governo todo..triste não achas?...
és de coimbra?
Temos que combinar um café!

Viajante disse...

Safira:
A postura do nosso governo aquando da visita do Dalai Lama é a mesma que deu origem à Cimeira das Lajes e aos vôos da CIA. Muito gostamos nós de andar de chapéu na mão. Em relação aos EUA então... O Freitas do Amaral, quando ministro dos negócios estrangeiros, foi o único que lhes bateu o pé, mas não o deixaram fazer por muito tempo.
A retirada da China da lista dos países que violam os direitos humanos tem a ver com a prestimosa colaboração que Pequim tem dado aos americanos no combate ao terrorismo. Que por sua vez tem a ver com a necessidade dos chineses terem os americanos do lado deles neste ano dos Jogos, não fosse Washington liderar uma qualquer campanha de boicote... Em troca, os EUA dão-lhes por antecipação uma medalha de bom comportamento. BANDO DE HIPÓCRITAS! GHA!

Pshyco:
Concordo contigo. Na terra dos sonhos seria assim. Na terra dos interesses e da política, jamais!

Carvoeirita:
Olha que Timor tem petróleo e não é pouco. Que o digam os australianos, que o diga a situação de grande instabilidade que se vive por lá. Há cheiro a $$ e a poder.
Muito eu gostava de ter uma Angela Merkel a governar o nosso país. Só por meio ano, seria o suficiente para pôr este "gado" na ordem.
Pois então vamos a esse café :)) Fico a aguardar.

Gata Verde disse...

Hum...pasta? Parece-me bem!

Bjs e boa semana

Viajante disse...

Óptimo, então aceitas um almoço "de negócios" para falarmos, entre outras coisas, de fotografias? :)))

Beijinhos

mjf disse...

Olá!
Concordo contigo e com D.Lama...os jogos devem ser feitos...o povo chinês só beneficia com isso...

Beijocas

Anónimo disse...

Concordo inteiramente contigo Viajante!
Não é com boicotes que lá vamos e quantas mais pessoas estiverem em Pequim melhor.
Infelizmente, há muitos Tibetes por este mundo fora e nem todos têm uns Jogos Olímpicos para poderem fazer ouvir a sua voz…

Beijos

Safira disse...

Desde que não falem de certa fotografia, têm a minha benção...
Beijos da Safira, sempre atenta às tentativas descaradas de espionagem 'profissional' ;)

Viajante disse...

Olá, Mjf e Mgc !
Efectivamente há muitos "Tibetes" por aí. Um deles é a Birmânia, sempre tão esquecida por nós e pela comunicação social. Pode ser que os Jogos sirvam para chamar a atenção para o respeito dos direitos humanos nos países asiáticos. Pode ser...
Ontem vi uma reportagem sobre as restrições que alguns destes países colocam ao uso da internet. É impressionante como em 2008 ainda haja populações sujeitas a tamanha opressão. Esta troca de comentários que estamos aqui a fazer seria simplesmente impossível.
Recordo-me que este mesmo blog já foi em tempos visitado por instituições governamentais chinesas, bastou eu ter publicado uma foto pouco amigável sobre "as liberdades" do país.

Bjs

Viajante disse...

Safirita linda :)))
Longe de mim e da Gata Verde...
Juro que juro que a nossa intenção é das melhores. Queremos concretizar a ideia de abrir um site de edição de fotografias de viagens. A minha sócia já me garantiu o logótipo e o alto patrocínio da Mercedes :))) Tenho que certeza que será um projecto de sucesso!!!

Queres alinhar no projecto? Estamos a precisar de assessoria na área de marketing e gestão ;)

Beijinhos de um Viajante ansioso por notícias..

Isabel Victor disse...

Gostei de ler ...

re.ler


____

"Defendo a liberdade para os tibetanos, mas também a liberdade para os chineses"

Realmente ... é um acto de lucidez. Afinal quem oprime também não é livre. Não pode ser ! Só que a despropoção é muito grande. aflitivamente grande.

_________________


Abraço viajante (venham essas fotos de outros mundos ...)


iv

Gata Verde disse...

Sócia?
Site fotográfico?
Viagens?
Mercedes?

Acho que o almoço vai ser longo...

Viajante disse...

E eu acho que levei a história do almoço de negócios e da fotografia longe demais. Era só para me "meter" com a Safira. Opsss, prometo não falar mais no assunto.
... eu bem te devia ter avisado, Gata Verde :-/ Agora assim a história ficou sem graça. Minhas desculpas, às duas ;)

Seja como for eu explico o argumento:
Assunto a negociar = parceria no tal site fotográfico
Logótico = a tal foto secreta
Patrocinador = Mercedes (Vito!)

Descoberta a careca, certo é que fiquei a gostar desta ideia do site dedicado a fotografia e a relatos de viagens. Aliar a imagem à narrativa.

Boas intenções, portanto ;)
PAZ E BEM!

Viajante disse...

Cara Isabel Victor,
é verdade, a desproporção é assustadora. De certa forma os nossos "amigos" americanos também já nos habituaram a isso.
Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário. Apareça sempre que lhe aprouver.

Abraço!

Gata Verde disse...

Parece-me interessante,mas fico pela foto porque para mim a narrativa é mais bolos!!
;)

Viajante disse...

Gata, tudo bem!
De bolos... Que tal um Tiramisù, dos verdadeiros? Receita original?
Com amaretto, marcapone e cacau amargo?

Bjs