Esta é uma das minhas ocupações preferidas de fim-de-semana e que carinhosamente apelidei de "mexer na terra", afastando assim qualquer possibilidade em ser confundido com um jardineiro encartado. Dá um trabalhão manter as coisas como deve de ser: tratar, podar, regar e limpar; mas é um regalo olhar para resultado. Isto para não o facto de ser uma excelente terapia ocupacional para os dias "mais nublados".
Moro num apartamento mas tenho a sorte dos meus domínios incluírem uma floreira de bom tamanho, o que me dá pano para mangas, ou melhor, terra para me entreter. Aqui tenho um canto com cheiros e ervas aromáticas (salsa, coentros, cebolinho, incenso, limonete, tomilho, rúcula, salvia, orégãos, hortelã e rosmaninho) e o resto do espaço preenchido com espécies mediterrânicas. Inicialmente ainda inclui plantas assim "pró tropical", mas deixei-me disso. Desse tempo sobrou pouco mais que um hibisco e um maracujá (que só deu fruto uma vez).
Honrando a promessa feita à Safira, aqui fica o meu "hortus clausus", onde têm lugar de destaque uma oliveira, um limoeiro, uma tangerineira e uma laranjeira, tudo em vaso. E dão fruto, como se vê! Este ano até fiz a apanha da azeitona, foram para aí uma trinta :)
Mal grado das constantes investidas da maldita cochinila não me dou por vencido e estas árvores envasadas aqui estão para meu orgulho e espanto de algumas pessoas, que olham para os limões, as tangerinas e as azeitona e perguntam... se são verdadeiros? :))
Mal grado das constantes investidas da maldita cochinila não me dou por vencido e estas árvores envasadas aqui estão para meu orgulho e espanto de algumas pessoas, que olham para os limões, as tangerinas e as azeitona e perguntam... se são verdadeiros? :))
24 comentários:
Um jardim em casa, que maravilha.
Um abraço.
Belo jardim !!
A amiga da TAP ;o)
Bem, está lindo o teu cantinho! Adorei!!! Que inveja!!!
Na minha varanda tenho um problema chato que é o céu aberto. O imbecil do arquitecto achou que, por ser o último andar, não valia a pena por uma cobertura na varanda. Por isso, mesmo com um toldo, não cobre a área toda, e as minhas pobres plantinhas ficam expostas aos elementos...mas eu vou insistindo nas espécies mais resistentes.
Beijinhos e boa semana!!!!
Sem dúvida um lindo e perfumado jardim virado para a cidade...
Special K:
Olá! Sim, é uma maravilha, mas imagina que tenho vizinhos que acharam melhor cobrir as suas floreiras com relva sintética e colocar por cima flores de plástico!
Amiga da TAP:
Olá!!! Reserva-me sempre os lugares 4A e AB nos A319, são os meus preferidos ;-)
Volta sempre. Bjs
Safira:
Olá! O teu cantinho também deve ser bem bonito, deixa-te lá de coisas. Pelo que percebi deves ser jardineira encartada. Eu não passo de um amador, mas trato disto com algum carinho. É verdade... Bjs
Va Lejos:
Olá! Está perfumadíssimo! o Jasmim anda muito trabalhador :)) Bjs
Porque é que não podiam ser verdadeiras as tangerinas ? O meu irmão levou para a Bélgica 1 tangerineira e 2 limoeiros e no inverno - quase todo o ano... :-()-estão EM CASA no parapeito da janela e estão a dar frutos !
Também tenho azeitonas num vaso, o que fazes com elas quando as apanhas ?????
Os tsu cantinhos verdes estão muito bem cuidados, parabéns !
Obrigada pela tua resposta.
Abraços verdinhos
eu também tenho um mini jardim, mas é fora de casa...no ano passado andei um bocadinho chateada com ele porque andava lá cada praga de caracois!!Que raiva!!
Mas este ano para me compensar as minhas tulipas negras nasceram..adoro-as...
E muitos parabens pelo teu jardim!!!é lindo!!
Um homem prendado e dedicado..hummmm!!! ainda me confundes o raciocinio femininista!!bem...
Hum...emprestas-me o teu cantinho para meditar um pouco? Estou ansiosa por ter a minha casa completamente arrumada, cada coisa no seu sitio e trazer um bonsai,árvore de que gosto muito...
Beijinho e parabéns pelo jardim...:)
Hoje senti falta de um jardim (acho que já tinha dito), por isso vim aqui olhar para o teu :)
Admiro o orgulho com que falas das tuas plantas, e a paciência e atenção aos pormenores.
Parabéns pelo teu espaço de paz.
Je Vois la Vie en Vert:
As trinta azeitonas deram para umas duas ou três saladas e pouco mais... Eram pequeninas.
Obrigado pela visita!
Carvoeirita:
é para confundir mesmo! Fica sabendo que nem todos se sentam no sofá :)) Além do jardim também trato dos comes cá de casa e nunca ninguém se queixou, nem da cozinha ficar mal arrumada :)) Bjs
Fozeira:
Olá! Para quando a inauguração da nova casa? Quero ver essa jardinagem e esse bonsai, o que também aprecio. Tenho dois, um deles há mais de 12 anos :) Bjs
Rosa Negra:
Obrigado pelas tuas palavras, são sentidas. Acertaste em cheio, este é de facto o meu espaço de paz, pelo menos esforço-me para que assim seja. As pessoas que visitam a minha casa também dizem isso, o que me deixa MUITO feliz!
Aparece :) bjs
sério????
Deste-me cá uma ideia para um texto novo...deixas-me usar-te????
beijocas
Carvoeirita:
se for com boas intenções e sem prejudicar o coitado do rapaz, tudo bem!
Solidariedade masculina acima de tudo ;)
BJS
Olá!
Gostei do teu cantinho ajardinado...
Eu tenho um terraço com 100m2, onde se eu tivesse jeito poderia fazer algo engraçado...mas as plantas comigo...não se dão...
Temos pena
Beijocas e continua a tua jardinagem, poruqe os resultados são lindos
Viajante,
És o feliz possuidor de um jardim suspenso.
Parabéns pelo resultado.
Concordo contigo. Jardinar é uma excelente terapia de relaxamento.
Tudo tem começado num longínquo primeiro de Dezembro. Como todas as plantas bem regadas também este teu espaço esta dando os seu frutos e cada dia maiores. Eu também, com sabes, tenho sido viajante nesta última temporada, o que me fez estar um pouco ausente. Vejo hoje, surpreendido, que sempre mais pessoas sabem apreciar este teu cantinho de terra. Fico contente. Um abraço CARLO
Mjf:
com um terraço desses é mesmo pena. Se achares bem falo com a Safira pode fazermos um plano de intervenção urgente nesses 100m2:)
Vais ver que não dá tanto trabalho assim, é mais regar e ir olhando por elas. Eu nunca tinha mexido em plantas até ter esta casa.
Bjs
Lola:
As plantas transmitem-nos calma, mas é preciso sabermos olhar para elas. É a velha história, primeiro estranha-se e depois entranha-se.
Agora isso que contam, que as plantas gostam que falemos com elas, acho tonto... Enfim!
Bjs
Carlo:
Olá meu amigo, que bom que voltaste! Sim, tu acompanhaste o nascimento deste canto e como vês o "caminho" vai sendo feito. Aparece mais vezes. Abraço
Safira to the rescue! já estou de galochas e luvas prontas, e com o sacho às costas. Se é para ir jardinar, contem comigo!!! Pelo menos boa vontade, há. A ciência é que já é mais bolos, mas tenho livros!!! :)
Caríssimo Viajante, não sou, de todo, jardineira encartada, sou é muito curiosa. E autodidacta, como em tudo na minha vida!
Beijinhos, e boa Páscoa
Safira... ainda estou de lágrima à conta do teu post.
Vamos esperar o que diz a MJF, quem sabe se ela não aceita a nossa boa vontade e experiência? Podemos não ser encartados mas já ter obra feita ;)
No início lá comprei os livros da praxe, mas são uma chatice com tanta ciência. O engraçado é irmos aprendendo com estas criaturas verdes e coloridas :)
Bjs
Eu acho é que aqui a fasquia do meu lado está a ficar muito elevada...Tenho de voltar a ver a BBC Prime e ver se apanho os excelentes programas que eles têm sobre a matéria. Houve uma altura em que eu ficava vidrada a ver as transformações que aqueles génios bem humorados faziam. Dava um mês de salário para ter aulas com o Alan Titchmarsh. Não sei se sabes de que programa estou a falar, mas pronto.
(entretanto, como não me lenbrava do nome, fui pesquisar: Ground Force. Mas também gostava muito do 'How to be a gardener').
Pergunto: porque é que não há programas destas na nossa televisão?
Resposta: porque está tudo muito ocupado a ver com quem vai dormir com quem nos Morangos com Açucar. Não há pachorra para a falta de programas didácticos. Tenho de fazer um post sobre isto, a proposito.
Bjs
Safira: ainda dizes tu que não és encartada na matéria, até tens suporte científico com o selo da BBC!
Quanto à nossa televisão é melhor nem falar. Há quantos anos já lá o famoso "TV Rural"... O único programa didáctico que houve e bem divertido. Para mim, nascido e criado na cidade, foi uma oportunidade de ouro para aprender (a cores) que os ovos não nascem nas árvores, nem as galinhas nos sacos de plástico. Ah... o Eng. Sousa Veloso de boa memória.
Acho a tua ideia excelente. Força!
Bjs
Olá Viajante
Este é, sem dúvida, um dos belos recantos da tua casa, mas não o único…
À falta de uma generosa floreira como a tua, a minha jardinagem está, de momento, confinada a uns quantos vasos cujas plantas apresentam sintomas de um excessivo consumo de monóxido de carbono. A minha maior inveja é do teu jasmim! O meu está um pouco abalado por causa ventania que se tem feito sentir.
Safaria: eu também sou fã dos programas de jardinagem da BBC, especialmente do Ground Force. Umas aulitas com o Alan Titchmarsh seriam qualquer coisa, mas se pudesse contar com o Tommy Walsh… então sim! O meu sonho de reabilitar um “jardim” que tenho fora da cidade passaria a ser uma realidade!
Vocês têm um jasmim... ok, ajoelho-me humildemente a vossos pés, em profunda veneração! Eu não posso, não suportaria as condições extremas da minha varanda. Buáaaa...definitivamente, tenho de comprar uma vivenda!
Como nota à Mcg, um Tommy Walsh por perto dá sempre jeito! ;)
Olha olha quem chegou, a MCG!
Safira, temos companhia para as lides da jardinagem :))
O meu jasmim cresce que nem mato, um destes dias mostro-lhe a tesoura. Tenho-o poupado por estar todo em flor e exalar um perfume delicioso...
Bem... não sei bem qual é a pinta do Tommy Walsh (não sou assim tão douto em programas da BBC), por certo um qualquer inglês mal jeitoso, mas posso fazer de vosso ajudante ;)
Lá tinha agora que vir um inglês meter-se na jardinagem. Colonialistas :-/
Safira: não precisas de vivenda, basta um toldo. Eu tive de comprar um para pôr na minha varanda, caso contrário o sol de Verão torrava-me as plantas todas.
Bjs
Enviar um comentário