16 de março de 2008

Hortus Clausus

Esta é uma das minhas ocupações preferidas de fim-de-semana e que carinhosamente apelidei de "mexer na terra", afastando assim qualquer possibilidade em ser confundido com um jardineiro encartado. Dá um trabalhão manter as coisas como deve de ser: tratar, podar, regar e limpar; mas é um regalo olhar para resultado. Isto para não o facto de ser uma excelente terapia ocupacional para os dias "mais nublados".

Moro num apartamento mas tenho a sorte dos meus domínios incluírem uma floreira de bom tamanho, o que me dá pano para mangas, ou melhor, terra para me entreter. Aqui tenho um canto com cheiros e ervas aromáticas (salsa, coentros, cebolinho, incenso, limonete, tomilho, rúcula, salvia, orégãos, hortelã e rosmaninho) e o resto do espaço preenchido com espécies mediterrânicas. Inicialmente ainda inclui plantas assim "pró tropical", mas deixei-me disso. Desse tempo sobrou pouco mais que um hibisco e um maracujá (que só deu fruto uma vez).

Honrando a promessa feita à Safira, aqui fica o meu "hortus clausus", onde têm lugar de destaque uma oliveira, um limoeiro, uma tangerineira e uma laranjeira, tudo em vaso. E dão fruto, como se vê! Este ano até fiz a apanha da azeitona, foram para aí uma trinta :)

Mal grado das constantes investidas da maldita cochinila não me dou por vencido e estas árvores envasadas aqui estão para meu orgulho e espanto de algumas pessoas, que olham para os limões, as tangerinas e as azeitona e perguntam... se são verdadeiros? :))

24 comentários:

Special K disse...

Um jardim em casa, que maravilha.
Um abraço.

Anónimo disse...

Belo jardim !!

A amiga da TAP ;o)

Safira disse...

Bem, está lindo o teu cantinho! Adorei!!! Que inveja!!!

Na minha varanda tenho um problema chato que é o céu aberto. O imbecil do arquitecto achou que, por ser o último andar, não valia a pena por uma cobertura na varanda. Por isso, mesmo com um toldo, não cobre a área toda, e as minhas pobres plantinhas ficam expostas aos elementos...mas eu vou insistindo nas espécies mais resistentes.
Beijinhos e boa semana!!!!

dejalo que va lejos disse...

Sem dúvida um lindo e perfumado jardim virado para a cidade...

Viajante disse...

Special K:

Olá! Sim, é uma maravilha, mas imagina que tenho vizinhos que acharam melhor cobrir as suas floreiras com relva sintética e colocar por cima flores de plástico!

Amiga da TAP:

Olá!!! Reserva-me sempre os lugares 4A e AB nos A319, são os meus preferidos ;-)
Volta sempre. Bjs

Safira:

Olá! O teu cantinho também deve ser bem bonito, deixa-te lá de coisas. Pelo que percebi deves ser jardineira encartada. Eu não passo de um amador, mas trato disto com algum carinho. É verdade... Bjs

Va Lejos:

Olá! Está perfumadíssimo! o Jasmim anda muito trabalhador :)) Bjs

Je Vois La Vie en Vert disse...

Porque é que não podiam ser verdadeiras as tangerinas ? O meu irmão levou para a Bélgica 1 tangerineira e 2 limoeiros e no inverno - quase todo o ano... :-()-estão EM CASA no parapeito da janela e estão a dar frutos !
Também tenho azeitonas num vaso, o que fazes com elas quando as apanhas ?????
Os tsu cantinhos verdes estão muito bem cuidados, parabéns !
Obrigada pela tua resposta.
Abraços verdinhos

carvoeirita disse...

eu também tenho um mini jardim, mas é fora de casa...no ano passado andei um bocadinho chateada com ele porque andava lá cada praga de caracois!!Que raiva!!
Mas este ano para me compensar as minhas tulipas negras nasceram..adoro-as...
E muitos parabens pelo teu jardim!!!é lindo!!
Um homem prendado e dedicado..hummmm!!! ainda me confundes o raciocinio femininista!!bem...

Fozeira disse...

Hum...emprestas-me o teu cantinho para meditar um pouco? Estou ansiosa por ter a minha casa completamente arrumada, cada coisa no seu sitio e trazer um bonsai,árvore de que gosto muito...

Beijinho e parabéns pelo jardim...:)

Rosa Negra disse...

Hoje senti falta de um jardim (acho que já tinha dito), por isso vim aqui olhar para o teu :)
Admiro o orgulho com que falas das tuas plantas, e a paciência e atenção aos pormenores.
Parabéns pelo teu espaço de paz.

Viajante disse...

Je Vois la Vie en Vert:

As trinta azeitonas deram para umas duas ou três saladas e pouco mais... Eram pequeninas.
Obrigado pela visita!

Carvoeirita:

é para confundir mesmo! Fica sabendo que nem todos se sentam no sofá :)) Além do jardim também trato dos comes cá de casa e nunca ninguém se queixou, nem da cozinha ficar mal arrumada :)) Bjs

Fozeira:

Olá! Para quando a inauguração da nova casa? Quero ver essa jardinagem e esse bonsai, o que também aprecio. Tenho dois, um deles há mais de 12 anos :) Bjs

Rosa Negra:

Obrigado pelas tuas palavras, são sentidas. Acertaste em cheio, este é de facto o meu espaço de paz, pelo menos esforço-me para que assim seja. As pessoas que visitam a minha casa também dizem isso, o que me deixa MUITO feliz!
Aparece :) bjs

carvoeirita disse...

sério????
Deste-me cá uma ideia para um texto novo...deixas-me usar-te????
beijocas

Viajante disse...

Carvoeirita:

se for com boas intenções e sem prejudicar o coitado do rapaz, tudo bem!
Solidariedade masculina acima de tudo ;)
BJS

mjf disse...

Olá!
Gostei do teu cantinho ajardinado...
Eu tenho um terraço com 100m2, onde se eu tivesse jeito poderia fazer algo engraçado...mas as plantas comigo...não se dão...
Temos pena

Beijocas e continua a tua jardinagem, poruqe os resultados são lindos

Lola disse...

Viajante,

És o feliz possuidor de um jardim suspenso.

Parabéns pelo resultado.

Concordo contigo. Jardinar é uma excelente terapia de relaxamento.

Unknown disse...

Tudo tem começado num longínquo primeiro de Dezembro. Como todas as plantas bem regadas também este teu espaço esta dando os seu frutos e cada dia maiores. Eu também, com sabes, tenho sido viajante nesta última temporada, o que me fez estar um pouco ausente. Vejo hoje, surpreendido, que sempre mais pessoas sabem apreciar este teu cantinho de terra. Fico contente. Um abraço CARLO

Viajante disse...

Mjf:
com um terraço desses é mesmo pena. Se achares bem falo com a Safira pode fazermos um plano de intervenção urgente nesses 100m2:)

Vais ver que não dá tanto trabalho assim, é mais regar e ir olhando por elas. Eu nunca tinha mexido em plantas até ter esta casa.
Bjs

Lola:
As plantas transmitem-nos calma, mas é preciso sabermos olhar para elas. É a velha história, primeiro estranha-se e depois entranha-se.
Agora isso que contam, que as plantas gostam que falemos com elas, acho tonto... Enfim!
Bjs

Carlo:
Olá meu amigo, que bom que voltaste! Sim, tu acompanhaste o nascimento deste canto e como vês o "caminho" vai sendo feito. Aparece mais vezes. Abraço

Safira disse...

Safira to the rescue! já estou de galochas e luvas prontas, e com o sacho às costas. Se é para ir jardinar, contem comigo!!! Pelo menos boa vontade, há. A ciência é que já é mais bolos, mas tenho livros!!! :)

Safira disse...

Caríssimo Viajante, não sou, de todo, jardineira encartada, sou é muito curiosa. E autodidacta, como em tudo na minha vida!
Beijinhos, e boa Páscoa

Viajante disse...

Safira... ainda estou de lágrima à conta do teu post.

Vamos esperar o que diz a MJF, quem sabe se ela não aceita a nossa boa vontade e experiência? Podemos não ser encartados mas já ter obra feita ;)

No início lá comprei os livros da praxe, mas são uma chatice com tanta ciência. O engraçado é irmos aprendendo com estas criaturas verdes e coloridas :)

Bjs

Safira disse...

Eu acho é que aqui a fasquia do meu lado está a ficar muito elevada...Tenho de voltar a ver a BBC Prime e ver se apanho os excelentes programas que eles têm sobre a matéria. Houve uma altura em que eu ficava vidrada a ver as transformações que aqueles génios bem humorados faziam. Dava um mês de salário para ter aulas com o Alan Titchmarsh. Não sei se sabes de que programa estou a falar, mas pronto.
(entretanto, como não me lenbrava do nome, fui pesquisar: Ground Force. Mas também gostava muito do 'How to be a gardener').
Pergunto: porque é que não há programas destas na nossa televisão?
Resposta: porque está tudo muito ocupado a ver com quem vai dormir com quem nos Morangos com Açucar. Não há pachorra para a falta de programas didácticos. Tenho de fazer um post sobre isto, a proposito.
Bjs

Viajante disse...

Safira: ainda dizes tu que não és encartada na matéria, até tens suporte científico com o selo da BBC!
Quanto à nossa televisão é melhor nem falar. Há quantos anos já lá o famoso "TV Rural"... O único programa didáctico que houve e bem divertido. Para mim, nascido e criado na cidade, foi uma oportunidade de ouro para aprender (a cores) que os ovos não nascem nas árvores, nem as galinhas nos sacos de plástico. Ah... o Eng. Sousa Veloso de boa memória.

Acho a tua ideia excelente. Força!
Bjs

Anónimo disse...

Olá Viajante
Este é, sem dúvida, um dos belos recantos da tua casa, mas não o único…
À falta de uma generosa floreira como a tua, a minha jardinagem está, de momento, confinada a uns quantos vasos cujas plantas apresentam sintomas de um excessivo consumo de monóxido de carbono. A minha maior inveja é do teu jasmim! O meu está um pouco abalado por causa ventania que se tem feito sentir.
Safaria: eu também sou fã dos programas de jardinagem da BBC, especialmente do Ground Force. Umas aulitas com o Alan Titchmarsh seriam qualquer coisa, mas se pudesse contar com o Tommy Walsh… então sim! O meu sonho de reabilitar um “jardim” que tenho fora da cidade passaria a ser uma realidade!

Safira disse...

Vocês têm um jasmim... ok, ajoelho-me humildemente a vossos pés, em profunda veneração! Eu não posso, não suportaria as condições extremas da minha varanda. Buáaaa...definitivamente, tenho de comprar uma vivenda!

Como nota à Mcg, um Tommy Walsh por perto dá sempre jeito! ;)

Viajante disse...

Olha olha quem chegou, a MCG!
Safira, temos companhia para as lides da jardinagem :))

O meu jasmim cresce que nem mato, um destes dias mostro-lhe a tesoura. Tenho-o poupado por estar todo em flor e exalar um perfume delicioso...

Bem... não sei bem qual é a pinta do Tommy Walsh (não sou assim tão douto em programas da BBC), por certo um qualquer inglês mal jeitoso, mas posso fazer de vosso ajudante ;)
Lá tinha agora que vir um inglês meter-se na jardinagem. Colonialistas :-/

Safira: não precisas de vivenda, basta um toldo. Eu tive de comprar um para pôr na minha varanda, caso contrário o sol de Verão torrava-me as plantas todas.

Bjs