12 de março de 2009

A Esplanada


Florian, Piazza San Marco, Venezia (It) © VJ, Mai. 2005

O subsconciente é tremendo, prega-nos cada partida que só visto. Bastou o tempo dar um ar de Primavera plena para o meu pensamento resvalar rapidamente rumo a paisagens estivais, ou então mergulhar na recordação de momentos dolce fare niente, de puro deleite e degustação da vida. Desses momentos faz sempre parte uma esplanada, uma vista sobre o mar, uma paisagem de montanha, qualquer coisa. Pois então, aqui o senhor "subcons" pôs-me esta noite em Veneza (uma chatice, eu sei...) a beber champagne (um sacrifício...) e a dançar naquela que eu considero A Esplanada, a do mítico e inesquecível Florian, está claro!
Muito bem, já percebi a razão deste filme todo e de tantos espirros, é do pó(len) primaveril ;-)

28 comentários:

PQ disse...

Saudades do passado. Já lá vão uns anos mas tenho ideia de que bebi aí o café mais caro de sempre. Portugueses e café...taras.

Viajante disse...

PQ,
saudades de uma esplanada num sítio encantador, sim! Taras? Que todas sejam essas :-) Mas tenho mais igualmente boas ;-)

Rafeiro Perfumado disse...

Não conheço os teus dotes como bailarino, mas olha que para me arrancares uma gorjeta até em cima das mesas tinhas de dançar!

Abraço e volta para o trabalho, ó sonhador!

Viajante disse...

Rafeiro,
tu és um grande forreta é o que és! E ainda para mais com muita lata :-P Imagino que estejas a escrever na sala de relax da Microsoft, é assim? :-)))
Abraço!!!

tr3nta disse...

very very good... love the light...

Custódia C. disse...

O teu pensamento e o de muito boa gente:):) Eu que até gosto do frio, deliro com estes dias subitamente primaveris.
Adorei a fotografia!!!

Dylan disse...

Ir propriamente a Veneza só para não fazer nada é perder dinheiro. Mas imagino a quantidade de fotos que fizestes no meio daquela riqueza cultural. Que inveja!

Quanto ao Chris Botti, gosto mais da música "Italia" acompanhado de A. Bocelli.

Anónimo disse...

A minha cunhada e a minha namorada estiveram em Veneza no Carnaval de 2008 (eu fiquei em Torres Vedras no Carnaval mais português de Portugal)e foram aí beber um café... ao que consta é mesmo caro!

Helena de Tróia disse...

Eu não bebo café, mas aceito o champagne...

GiuCe disse...

great blog... i enjoyed it a lot =)

Unknown disse...

Quando estive em Veneza, estavam lá os Pink Floyd e a esplanada estava desmontada para dar lugar ao recinto do concerto.
A Praça de S. Marcos estava inundada, em pleno Agosto...um espectáculo digno de apreciar com tempo e prazer.

Ciau, bello!

Viajante disse...

Tr3nta,
vindo de ti é mesmo um elogio :-)


Custódia C. C.,
Até apetece areia e água do mar. Como o bom tempo dispõe bem. Somos mesmo um povo do sul!


Dylan,
que raio de perspectiva é essa, não fazer nada em Veneza??? Ó homem, olha que eu por lá fiz muita coisa :-))))

Viajante disse...

André M.,
para a próxima faz o favor de deixar o Carnaval de Torres Vedras sossegado e vai até Veneza, acompanhar as meninas num belo de um café no Florian. Pode ser caro, mas ficar-te-á na memória :-)


Helena de Tróia,
E aceitas tu muito bem... Bom gosto minha amiga ;-) Mas tem de ser de chapéu e com o sol ainda bem alto :-)


GiuCe,
gracias e benvenida!


Zabour,
a minha Veneza tem tons de Primavera e muito sossego. Adorava a Praça de S. Marcos depois das 18h, era um deserto de encanto, pouco povoada e muito embalada pelos sons que saiam do Florian e dos seus amigos... Inesquecível!
Ciao cara!

Rosa Negra disse...

Ena, já saíste da hibernação ;))
Ainda bem, só tu para me pores a sonhar novamente com viagens :))
Abraço

Safira disse...

ai o meu chocolate quente ao som d violinos...tenho de lá voltar!

(be proud, que reconheci de caras antes de ler a legenda!! :))
Beijos e festas ao Mondego. QUando é que o pões com dono? ;)

Anónimo disse...

"dolce fare niente"...por muito o que os olhos fazem...mesmo fechados...escutando os sons e o silêncio

Obrigada por Chris Botti

Gata Verde disse...

Hummm...que saudades!!
Não me sentei nessa esplanada, mas estive a ouvir a musiquinha fantástica!

Beijos

dejalo que va lejos disse...

Estes belos dias, que nos deixam mais leves e a sorrir...
Ontem estive numa bela esplanada com vista sobre o Tejo, um final de tarde quente, ao sabor de uma caipirinha.

Beijos do eu e até amanhã

dejalo que va lejos disse...

Ahhh quanto a Veneza, que saudades dessa romântica e maravilhosa ilha... um local a revisitar :)))

Viajante disse...

Rosa Negra,
volta e meia tento dar o ar da minha graça :-)
Abraço


Safira,
temos de lá voltar!!!
É claro que reconhecerias de caras antes de ler a legenda ;-)
O Mondego veio para ficar :-(
Bjs


Helena Branco,
abraço!!

Viajante disse...

Gata Verde,
para a próxima senta-te e pede o que te apetecer, paga o Rafeiro! :))
Bjs


Va Lejos,
galderice, é o que é!
Veneza, uma cidade a revisitar r a p i d a m e n t e :)))
Beijos do Tu

Blue Butterfly disse...

Hummm ...
Parece-me bem ....
Champanhe , dançar, Veneza deve ser ....ai , ai a imaginação .

Não conheço infelizmente , mas um dia irei lá .

Gostei do seu blog , vou voltar .

Boa continuação

Blue Butterfly

Viajante disse...

Bluebutterfly,

obrigado pela sua visita e pelo seu comentário. Volte sempre! :-)

Abraço!

La Nostra Italia disse...

Ola Viajante,
Gostei muito do seu blog, em particular este texto sobre Veneza, uma das minhas cidades preferidas aqui na Italia.
Voce mora em Portugal ou na Italia? Posso adiciona-lo na minha lista de blogs?
Um abraço!

Viajante disse...

Olá Juliana!
obrigado pela tua visita :-)
Sou português e moro em Portugal. Há uns anos atrás vive dois anos em Roma, cidade que revisito com frequência e a quem dedico uma ligação especial.

Terei muito gosto em estar na tua lista de blogs :-))

Abraço!

La Nostra Italia disse...

Ola Viajante!

Roma é fantastica! Adoro a cidade eterna, cheia de historia e que consegue reunir a arquitetura de diversas épocas.

Um abraço!

Viagens Lacoste disse...

Tenho uma foto do Florian parecida com esta, tirada do cimo da Campanilla ao final do dia. Tenho saudades de Veneza.

Viagens Lacoste disse...

Ah e esqueci-me de dizer, acho que o Florian é o café mais antigo da Europa.