22 de setembro de 2008

Cronaca fiorentina - Dia 7º "Il potere dell'arte"


David de Michelangelo, 1501 (@Viajante)

Como previsto o domingo foi dedicado a Florença numa visita sem qualquer plano prévio a não ser o de ver a exposição "L'eredità di Giotto: arte a Firenze 1340-1375", patente nos Uffizi até Novembro. Dei por muito bem empregue a hora e meia em que estive na fila para entrar no museu e as horas em que caminhei sem destino pela cidade, apenas pelo puro prazer de sentir o poder da arte e da arquitectura e de como estas manifestam o que de mais precioso tem o homem, a liberdade de criar e de se reinventar.

Despedi-me de Florença no sítio do costume, bem lá no alto, donde se percebe que Nova York começou aqui, no século XIV.


Vista da Piazzale Michelangelo (@Viajante)

13 comentários:

Rosa Negra disse...

Um deleite para os sentidos (a música combina na perfeição). Nem tenho coragem de te moer a cabeça :))
Quando voltas?

Viajante disse...

Rosita,
eu ontem já cabeceava de cansaço, por isso não escrevi nada de jeito, mas não desisti até encontrar a área de Puccini que consta da banda sonora do filme "Uma janela sobre a cidade". Música que ecoava na minha cabeça enquanto me despedia de Florença. Sono cosi, non cè niente da fare ;)
Ritorno sabato prossimo.
Un bacione

Anónimo disse...

Caro amigo, que pena tenho de não poder estar em Florênça, a exposição deve estar o máximo. Espero que tenhas gostado.
Bom trabalho para o resto da semana e bom regresso, que já temos saúdades tuas aqui por terras lusas.
beijos
Albus Q.

Unknown disse...

Olha, estive à tua espera no alto do monte ao pôr do sol. Não apareceste fui-me embora com o tio Pierce...;)

Bjs e boa semana

Rosa Negra disse...

Ho ritornato soltanto sentire ancora la musica. :))
Lo aspettiamo con le nostre armi aperte.

Anónimo disse...

Olha, sabes, nem comento.
Estou sem palavras.
Aqui o dilúvio providencial (Noé passou, ontem, na barca, à minha janela) e tu a passeares-te sob o sol de Itália. Bah. ;)

Viajante disse...

Albus Q.,
gostei imenso da exposição, nunca tinha visto tanto altar portátil trecentista junto.
O Giotto é o meu pintor preferido e os seus "herdeiros" fazem jus ao mestre.
É uma vergonha mas ainda não fui a Pádua ver a capela degli Scrovegni. A Sistina giotesca.
Logo logo estou aí
Bjs

Zabour,
sim, mas à boa maneira italiana cheguei com uma hora e meia de atraso :(
Deixa lá, ficaste melhor servida. E o hotel pelo menos era o Minerva?
Bjs


Rosita,
une de queste volte non tornerò più, rimarò qui... per sempre.
Ti devo dire che sono rimasto stupito con la tua voglia de sognare ed ascoltare in italiano. Brava! Stai cominciando benne
A prestissimo :)


Nuno,
comenta meu caro, comenta, porque tu és daqueles que Florença jamais poderá calar.
Abraço! E não te esqueças das braçadeira, pelo sim pelo não.

SOL SOL SOl SOL SOL SOL :))))))))))))))))))))

Joanissima disse...

A banda sonora é simplesmente perfeita. Leva-me sempre, sempre às lágrimas.

Obrigada.

31 disse...

Desde os quatro anitos,quando comecei a praticar ballet, que tenho Puccini debaixo da pele! És o melhor criador de bandas sonoras viajante! A doçura que brota da simplicidade nas quantidades certas!

Só para me meter contigo: imagina tu que disco me enviaram para escrever crítica?! SIM! O do Mamma Mia! Matei-me a rir mal o vi e, sim, claro lembrei-me de ti!

Beijo meu

dejalo que va lejos disse...

Belas fotos de Firenze... e tu fostes lá ao teu fundinho e arranjas-te força para passear e enfrentar filas de espera... Força, já falta pouco :))))

Beijos meus para tu

história e arte disse...

Firenze!! é tão linda q até doi!!

afortunado!!

beij

Safira disse...

ok, estou oficialmente verde de inveja!

Beijinho

Viajante disse...

Joanissima,
Puccini e Florença casam na perfeição ;)
Não tens de quê. É um enorme prazer!
Bj


31,
obrigado pelo elogio mas não mereço.
Essa "encomenda" do Mamma Mia foi a pedido meu.
Depois manda-me a crítica, não vás tu ser do contra e termos uma agente
infiltrada no nosso barco.
A febre do filme só começara aqui em Itália a partir do dia 3 de Outubro. Estiveram a dobrar os diálogos, per carità!!!!!
Beijos


Va Lejos,
Quando se gosta, quando se quer as forças são infinitas.
Beijos do tu


Emí,
dói ter um museu que mais parece um campo do pós-guerra.
Eles têm tanto que nem sabem o que fazer com os trocos, que para nós são obras de referência nacional.
bj


Safira,
e porque não vermelha?!? Lá vens tu com a lagartagem, está mal!
Baci :)