3 de julho de 2008

Ecco mi qua !


Piazza Navona (Jun. 2008)

Finalmente consegui aceder à net!!! Nem podem imaginar a minha alegria, ao fim de quatro dias de completo blackout informático. Sabem, é que esta terra tem destas coisas estranhas... Há dois dias atrás consegui encontrar um internet café, mas era tão bom que ao fim de dois minutos o computador que estava a usar bloqueou, escusado será dizer que não me devolveram o dinheiro. Bem, graças a um amigo italiano consegui uma placa de acesso à rede e aqui estou. E não podem imaginar nem como nem onde, pois eu também não imaginava que fosse possível. Estou sentado na colunata de Berbinini, na Praça de S. Pedro, de computador ao colo a ver o correio e a deixar-vos un caro saluto da Roma. Enquanto isso ao meu lado estão centenas de turistas exaustos e esturricados do calor, com um ar de dó e piedade. Sim, essa tem sido a marca de todos estes dias na Cidade Eterna: a canícula romana. Digo-vos, é insuportável. As temperaturas têm oscilado entre os 22 e os 36 graus, com uma humidade elevadíssima. O cenário é tropical e o ritimo de trabalho só se consegue manter à conta de muitos cafés e banhos gelados. Podem imaginar quão saborosas têm sido as noites nas esplanadas dos cafés e dos restaurantes do "meu" bairro, bem ao lado da Chiesa della Pace e da Piazza Navona. Pena é eu ter de recolher à cela às onze da noite, horário imposto pelas freiras do albergue onde me instalei. Desta vez deram-me uma espécie de quarto, um cubículo com um janelo mínimo, conquistado ao espaço da igreja do século XVII. O problema é que noutro dia quis tomar banho e fazer algo mais e não tive outro remédio se não esperar que a missinha e os cânticos acabassem. Ainda pensei abrir o chuveiro e cantar o "Sole mio", porém achei melhor garantir o cubículo por mais uns dias. Roma tem destas e muitas outras coisas, que não se podem contar de uma vez só.
Agora me ne vado, acabou o intervalo do almoço, o papa Rati já veio à janela dizer ao povo para desandar (deve estar na hora da sesta de sua santidade, imagino a roupinha Prada escolhida para a ocasião...) e esperam-me mais três horas de arquivo, quem sabe na companhia da americana que volta e meia dá gargalhadas tolas com a leitura dos relatórios do Concílio Vaticano II. Cá para mim não são os relatórios que a fazem rir, ali há gato escondido. O ar satisfeito da pequena é incompatível com qualquer documentação conciliar. Baci tanti!

8 comentários:

Rosa Negra disse...

Que bom ter notícias tuas!!
Fico contente por saber que está tudo a correr como previsto (não sería de esperar outra coisa de um viajante experiente :))
Um abraço grande

dejalo que va lejos disse...

Amigo Viajante,

Embora o tempo seja curto para ti, é tão bom receber notícias tuas :))) Quem me dera andar por aí, mas no papel de turista e que a temperatura fosse mais amena... apreciar o ambiente romano, saltando de esplanada em esplanada e quem sabe encontrar un bello ragazzo ;o)

Beijos GRANDES...

Afrodite disse...

Ainda não entendi bem que fazes da vidinha mas parece entusiasmante...muito. Podemos trocar por uma semana? Eu vou viajar e tu "caças terroristas"? Pode ser?

Abreijos e boa estadia...nada de chocar as senhoras que tão dedicadamente oferecem a vida a Deus ehehehehehhe...mas um banhinho assim ia ser giro...grava as reacções do pessoal que te ouvir cantar e depois partilha ;)

história e arte disse...

Ciau!! q bom ler um bocadinho do quotidiano de um historiador em plena pesquisa no coração da citta eterna!!! q fix!! já encontra t algum segredo inconfessavel ???!hehehe!!

vai dando noticiaS!!

beij e continuação de bom trabalho!

Anónimo disse...

Quando leres esta mensagem, nem tu nem eu estaremos mais em Roma. Eu parto hoje as 7h da tarde e amanha ja estou em Napoli...Vida de viajante tem destas coisas. Mas acordei a pensar nas coincidencias que a Vida tem...Quem diria que um dia estariamos os dois nesta cidade, tao perto, e sem nos podermos encontrar...:(

Ate breve e boa viagem de regresso a terrinha!!!

JU

MCG disse...

Estou a ver que Roma continua tão divertida como sempre!
Aproveita bem porque a clausura está quase a começar...
Beijos enormes

P.S. Depois de um dia horrível, só mesmo o Panteão para me animar ;)

Safira disse...

A queimar os últimos cartuchos sob o sol dourado de Roma... Já pediste o desejo na Fontana di Trevi?
Baci

história e arte disse...

allora, dove sei???

:)

beij