25 de abril de 2007

Silêncio e tanta gente

Mais um aniversário se passou. Formulei para mim mesmo os habituais votos de muita saúde e de um pouco de sorte para poder chegar ao fim de cada viagem e dizer que valeu a pena. Pois isto de navegar é preciso, mas ter portos de chegada também.
Mas este ano dei por mim a formular ainda outro desejo - o silêncio. Entre os telefonemas de parabéns que recebi, raríssimos foram aqueles em que as pessoas mostraram francamente ter alguma coisa para me dizer ou querer dizer. Isto de cumprir calendário "no dia dos aniversários de", para tranquilidade da consciência de cada um ou remissão do pecado da ausência nos restantes 364 dias do ano, tornou-se para mim francamente insuportável. Já não estou com pachorra para este circo. Ser amigo dá trabalho e hoje ninguém está para ter trabalho. Pega-se num telefone, de preferência no horário que seja mais cómodo não ao aniversariante mas ao autor do telefonema, e despeja-se um "então parabéns", logo seguido de um "pronto, então aí deve estar a chover, não?".
Como dizia a Maria Guinot "às vezes é no meio de tanta gente que descubro afinal para onde eu vou". Por isso, decidi que para o ano o telefone estará desligado neste dia, sem direito a mensagem. Pode ser que assim as pessoas se toquem ou desandem de vez. Pode ser que assim se obriguem a parar, a escutar, a olhar, mais que não seja para dentro de si mesmas. Quem quiser que escreva um postal, uma carta ou um e-mail. Talvez assim percam dois minutos a pensar e, quem sabe, a escrever alguma coisa por muito banal que seja, mas que se pareça francamente com amor e amizade.

5 comentários:

dejalo que va lejos disse...

Amigo Viajante,

Assim, para ano vou tocar na tua campaínha... Será que atendes? Beijinhos e até breve

Viajante disse...

Teria alguma razão para não atender? A porta de casa está sempre aberta para os Amigos, isto é, para aqueles que vêm por bem e não aparecem só quando toca a rancho.
Bjs e obrigado pela caipirinha ;-)

Anónimo disse...

Vaya, no sé si la opción de la campanilla es buena, quizás nos la tires a la cabeza. Bello, sé más condescendiente con los que te queremos, aunque seamos olvidadizos.

dejalo que va lejos disse...

Meu Amigo,

Agradeço tambem a tua companhia ao sabor de um jameson e fico aguardar uma visita tua... mas desta vez terás que bater na minha porta (não existe campainha) ou no sino... e não te esqueças de trazer o meu amor perfeito (".) Beijos

Anónimo disse...

Ai como pesam os 35...Cada um aje como quer. Não vale a pena dizer qual vai ser a tua reacção no próximo ano. Isto é como as perguntas/respostas. Cada um pode pergunar o que quiser e o outro responde se quiser e mais nada.

X liga e Y atende se quiser, ou então atende e diz PQP não chateie só no dia 24. Olha kêrido eu te ligo se me apetecer, e daí???? Valeu?

Olha a doença de BRANCO a atacar!