9 de dezembro de 2008

Fogo Grego


© VJ, Dez. 2008

No regresso de fim de semana deparei-me com as notícias dos graves acontecimentos que têm deixado a Grécia e todos nós em sobressalto. A situação é muito complicada, existem manifestações e confrontos violentos em várias cidades gregas, principalmente em Salónica e Atenas. Algumas ruas e praças da capital têm sido completamente varridas por uma onda de destruição sem precedentes. Muitas lojas, bancos e alguns dos seus hotéis foram palco de chamas, até a árvore de Natal colocada há poucos dias na Syntagma foi queimada. Porquê? Para quê? A indignação pela morte de um rapaz de 15 anos pelo tiro de um polícia foi o rastilho que desencadeou todo este tumulto. Será esta a forma mais correcta de a expressar? Estou certo que não. A razões para esta guerra urbana são mais profundas e complexas, prendem-se com a actual conjuntura de recessão e com o descontentamento de toda uma geração de jovens que têm tudo e não têm nada, e que se refugiam na anarquia e na violência. Precisamos de regressar ao debate de ideias, concordo e marcho por isso também! Mas qual é o ideal de tudo isto? Há alguma coisa que verdadeiramente justifique este procedimento? O Maio de 68 começou assim, nas ruas, em barricadas, mas havia um quadro ideológico em discussão, aqui há o quê?
Queimar por queimar renega o mito de Prometeu que ensinou os homens a usar o fogo. O meu fogo é de paz e de preocupação com aquele país (que deveria ser um exemplo de cultura e de cidadania) e com os amigos lusos que lá vivem. Por ele e para eles aqui fica o desejo que esta imitação muito mal conseguida do mítico fogo grego devolva a paz e o azul à Grécia.

13 comentários:

Helena de Tróia disse...

Amigo, um grande Obrigada pela preocupação e solidariedade! os deuses estão irados mas havemos de ultrapassar tudo isto ilesos!

Unknown disse...

Olha, achas que vai ser seguro a malta lá ir no Verão?Bolas k já ando a adiar a viagem há anos por causa dos confrontos e agora k td andava mais calminho, tunga...aos os deuses cá para mim andam loucos...

beijinhos

Luís Pedro Monteiro disse...

Bom, este teu post.

Obrigado pelo comentário no meu blogue. Já lá acrescentei mais algumas fontes de informação, incluindo um "backgrounder" da BBC ("Rebellion deeply embedded in Greece") com uma perspectiva interessante sobre os últimos acontecimentos na Grécia, caso queiras espreitar...

Rosa Negra disse...

Como sempre, palavras sábias de quem se preocupa e sabe do que fala :)
Neste caso, como em quase todos, os fins não justificam os meios.
Um abraço

Anónimo disse...

Como esteve fora não me apressei a juntar á sua preocupação, a minha, com o estado a que chegaram as coisas na Grécia...O mundo todo está em -estadodesítio- quando devia estar era em -estadosentido- (apropriando-me aqui do nome do blog da Cristina Ribeiro e restantes) Somos impotentes perante tanta raiva contida tanto descontentamneto Precisamos urgentemente de Deus nos homens ou pereceremos.ADRIANO e ANTÍNOO estão no meu blog por sugestão sua...dentro do que soube interpretar UM ABRAÇO viajante

Viajante disse...

Helena,
estou certo disso, a Grécia é um grande país. Os gregos, apesar de temperamentais e arraçados de anarquistas, saberão encontrar o rumo certo para as mudanças que tanto desejam. Felizmente vem aí o Natal e as hostes irão acalmar. Os deuses depois dos repastos natalícios darão bom tempo e vocês viverão novamente em paz o azul da Grécia.
Abraço!


Zabour,
claro que será seguro, tudo isto passará. Como comentei no blog da Helena de Tróia, a primeira vez que estive em Atenas (há uns vinte anos) cruzei-me com uma manifestação de professores (olha, nem de propósito) e com dois carros da polícia de choque a dar água aos teus colegas helénicos. :)))) Que a nossa ministra não se lembre do mesmo :)))
Moral da história. Eles são gregos estão habituados a partir copos e pratos, tudo depois fica em bem. Desta vez entusiasmaram-se e partiram a cidade toda :)) Espero que fiquem por aqui ;)
Bjs


Luís Pedro,
não é para agradecer, amigo, é de coração ;)
Vou ao teu canto actualizar-me, pois esta televisão portuguesa é a m**** do costume. Não noticiam nada de jeito, passam o que os outros passam e muito menos comentam a "crise grega". Afinal dava jeito que o povo português soubesse e percebesse qual a razão de um país da União Europeia estar a viver uma situação destas. Penso eu de que....
Abraço!

Viajante disse...

Rosa,
fiquei preocupadíssimo com as notícias que ouvi esta manhã e com os relatos de quem está no terreno... Nós aqui não temos noção da dimensão real da coisa...
Conheço bem alguns dos lugares (ruas e praças) que foram destruídos ou são palco dos confrontos. Por exemplo, soube pela Helena de Tróia que na Rua Ermou (uma espécie de Rua Augusta ou Santa Catarina: pedonal e comercial) não sobrou um loja para dizer como era :( Isto em pleno centro de uma capital da União Europeia.
Abraço


Helena Branco,
é urgente sabermos perceber este descontentamento que grassa pelas grandes cidades do mundo. Mesmo antes de a ler sobre Adriano e Antínoo lanço-lhe o repto para nos falar da Grécia pelos poemas de Sofia de Mello Breyner. Outra amante de Hellas!
Abraço!!

Custódia C. disse...

Que bem lembrado tema. Que o fogo grego, retome rapidamente a sua verdadeira essência.

Rafeiro Perfumado disse...

Estranho é quase nada ser dito sobre os motivos que levaram a polícia a disparar sobre o jovem, não achas?

Abraço.

Conversa Inútil de Roderick disse...

O mundo está a mudar muito rapidamente. Em tempos de crise acontece frequentemente situações destas. mas num país como a Grécia, não esperava!

Viajante disse...

Custódia C.C.
é o que todos nós desejamos. Enquanto isso devemos estar atentos e perceber os verdadeiros motivos e quem são os protagonistas de toda esta "guerra".
Abraço


Rafeiro,
Claro que acho. Como acho também injustificável que só ao fim de quatro dias de tumultos vividos numa capital europeia a RTP tenha enviado um jornalista para o terreno. É urgente começarmos a perceber o que se passa por ali, não quero ser alarmista mas isto pode ser o princípio de uma onde de contestação que varrerá a Europa. Já foste ver o que os signos dizem para 2009? :))))))
Abraço e até breve ;)


Roderick
sim, o mundo está em efervescência. Tudo indica que estamos em mudança de ciclo ou de paradigma civilizacional, não sei... Mas que a roda está a girar, lá isso está.
A história da Grécia Moderna é muito conturbada e a actual sociedade grega ainda reflecte muitos traumas do passado, o que associado a crise económico-financeira, à falta de emprego, às tensões e má qualidade de vida das grandes cidades dá nisto.
Obrigado pela visita!

Safira disse...

Por muito problemática que seja a situação dos jovens, do ensino, da sociedade, etc, etc, aquela gente há-de ter paizinhos que lhes deviam ter ensinado que não é a destruir propriedade alheia gratuitamente que se conquistam simpatias.
Isto revolta-me, de inadmissível que se me afigura ir cidade fora (a cidade deles, atenção) e semear o caos e a destruição. O que acham eles que vão conseguir?
E de que é que as forças especiais estão à espera para intervir a sério?
Sinceramente, não compreendo...
Mas espero que resolvam lá as quesílias depressa que eu quero lá ir em Agosto. E é bom que a acropole esteja intacta! ;)

susana disse...

os sistemas que todos conhecemos estão a mudar... o rastilho pegou e agora é deixar arder... mas como o fogo é purificador tudo hade ser melhor:)
beijinhos
su