Deixo aqui o conteúdo de um e-mail que me chegou estes dias. Sabedoria oriental em parábolas e metáforas que nos fazem pensar e nos deviam servir de guias. O mundo por certo seria tão mais azul...
O VASO DA VELHA CHINESA
Uma chinesa velha tinha dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas. Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Todos os dias ela ia ao rio buscar água, e ao fim da longa caminhada do rio até casa o vaso perfeito chegava sempre cheio de água, enquanto o rachado chegava meio vazio.
Durante muito tempo a coisa foi andando assim, com a senhora chegando a casa somente com um vaso e meio de água. Naturalmente o vaso perfeito tinha muito orgulho do seu próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer.
Ao fim de dois anos, reflectindo sobre a sua própria amarga derrota de ser "rachado", durante o caminho para o rio o vaso disse à velha: "Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que tenho faz-me perder metade da água durante o caminho até à sua casa ..."
A velhinha sorriu: "Reparaste que lindas flores há no teu lado do caminho, somente no teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. E todos os dias, enquanto voltávamos do rio, tu regavá-las. Foi assim que durante dois anos pude apanhar belas flores para enfeitar a mesa e alegrar o meu jantar. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa!"
Cada um de nós tem o seu defeito próprio: mas é o defeito que cada um de nós tem, que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante.
É preciso aceitar cada um pelo que é ... e descobrir o que há de bom nele!
9 comentários:
Belíssimo...
Já conhecia...é delicioso!!
beijos
Olá!
Sabedoria...no seu melhor ;=)
Beijocas
Bom fim de semana
Viajante,
Ideia linda.
Grande sabedoria.
Beijos
Já conhecia.... e é deliciosa.
bj
Efectivamente, dá que pensar...
Apetece-me usar o poema:
«É preciso AMOR para poder pulsar,
é preciso paz para poder sorrir,
é preciso chuva para florir.»
e acrescentar:
É preciso AMOR para aceitar.
Beijos e abraços a vós, pelo carinho.
Bueno, como eu costumo dizer e, do alto do meu nariz, nao e defeito, e feitio...as vezes, nos e que nao somos pacientes, principalmente connosco proprios...:)
Beijinho muito grande
Ju
Nem mais, são as nossas diferenças (prefiro do que defeitos) que nos tornam únicos, que nos dão algo que ensinar aos outros, e algo que aprender com os outros, se estivermos dispostos a abrir o coração e a mente :)
Enviar um comentário