11 de julho de 2008

Notizie


Piazza Navona, Roma (IT), Jul. 2008

Aqui estou de novo acabadinho de regressar de Roma, onde deixo sempre parte da cabeça e do coração. Venero aquela cidade, ponto final.
Ao contrário do que imaginava nem a placa de acesso à net me valeu. Por isso não consegui dar notícias e fazer o meu "diário romano", as fotografias também ficaram condicionadas ao facto de não ter espaço na pasta do computador, já suficientemente pesada para ainda carregar com o monstro da máquina. Preciso de arranjar uma mais pequena para estas ocasiões de viagens em trabalho. De qualquer modo tenho fotos e algumas histórias felinianas para contar. Quanto me ri e sorri por aquelas ruas, nesta altura do ano particularmente animadas e ocupadas pelas esplanadas dos cafés e restaurantes. E música, muita música... Roma estava espectacular, como não a via há muito tempo!

Mas não pensem que só foi passeata, nada disso. Foram dez dias de intenso trabalho, de segunda a sábado enfiado no Arquivo do Vaticano das 8:15 até às 18h, com um intervalo para almoço, de preferência num qualquer sítio com ar condicionado, pois como vos disse o calor que faz estes dias naquela cidade é demolidor. A partir das seis da tarde encerrava o expediente para gelado, banho e um belo jantar pelas ruas do quarteirão da Piazza Navona. Soube muito bem, regressar aos meus cantos preferidos e ser recebido com um "Ciao caro, sei tornato!?". Como também soube muito bem os passeios post prandium pelas ruas do Pantheon, do Campo dei Fiori, da Piazza Colona e de S. Lorenzo in Lucina. No Verão a noite de Roma é.... era um pecado ter de regressar a casa as onze, mas que fazer, estava ali para trabalhar. Só folguei no sábado à tarde e no domingo, graças à generosidade de uns amigos e do seu carro com ar condicionado, rumei às ruínas etruscas de Sutri, a Civita di Bagnoregio e ainda dei um pulinho a Orvieto, na Umbria.

Enfim... voltei, embora continue ocupadíssimo e in giro nas duas próximas semanas antes de ir para férias. Seja como for farei os possíveis para vir aqui deixar-vos umas fotos e algumas histórias da cidade que para mim será sempre eterna.
P.S. Tão eterna que, a arrepio dos meus planos, já marquei na agenda o meu regresso para os finais de Setembro. Pois é..., é o mal da investigação principalmente quando é feita no maior arquivo do mundo, mai finici.

10 comentários:

MCG disse...

Ora então seja bem regressado a casa :)
Estou a ver que a estadia em Roma foi tão boa quanto das outras vezes. Vá, faz lá as crónicas! Queremos saber tudo: das romanas e dos romanos, da Guarda Suíça, das cusquices do Arquivo... Tudo!!

Bjos

P.S. Ouvi dizer que no Domingo também vais estar no Sereia?!?

Viajante disse...

Olá, Mcg!
Sim, correu muito bem.
No domingo lá nos encontramos no concerto da Rosa Passos. Só espero que não chova. Sai do inferno dos 40 de Roma e enfiei-me nesta gélida parvónia dos 20. Mal por mal prefiro o inferno :)))
Bjs

MCG disse...

Parece que os senhores de lá têm uma relação privilegiada com o Santo das Chaves. Já nós... :(

Maria Manuela disse...

Ir a Roma contigo deve ser o máximo... quase que aposto que conheces o melhor daquela cidade...


beijos

Anónimo disse...

Folgo em saber que chegaste bem a casa...e folgo em saber que ja planeias o regresso embora em Setembro eu me encontre ja em Kebec...:)

Em Agosto tentarei ter o dia todo livre para poder passear por Roma e conhecer alguns dos lugares que dizes serem tao fantasticos.

Beijinho grande com saudade
Ju

Viajante disse...

MCG,
aquele calor também é desumano. Nem vos passa pela cabeça o que é chegar ao trabalho às 8 da manhã já alagado em suor.
34 graus de temperatura máxima com uma humidade de 70%, sem vento, é dose. Pior só encontrei mesmo no Equador, e lá não havia o problema acrescido da poluição.
Beijo


Maria Manuela,
Olá! Então essa via-sacra dos exames, já está a passar?
O melhor não digo mas alguma parte do melhor, sim. Para alguma coisa serviram dois anos de soggiorno romano e muitas incursões posteriores. Sinto-me um pouco cidadão daquela Babel. Pena terem sido raras as vezes que os amigos tenham aproveitado a minha presença ou feito companhia numa destas viagens. De qualquer modo quando alguém conhecido vai até lá calha-me sempre a mim a tarefa de fazer o roteiro. Em troca peço sempre moeda na Fontana de Trevi. Pancas, que fazer! Esta levo-a muito a sério.
Beijos


Ju,
olá! Desculpa não dar notícias, mas estou em blackout, o trabalho assim obriga.
Já espreitei o teu canto e já percebi que vai tudo correndo às mil. Brava!
Prepara-te, Agosto é o pior mês para conhecer Roma. Verás uma cidade sem nativos, apenas com turistas, e seguramente com um calor de fazer qualquer um encostar às boxes logo às 11 da manhã.
Planeia bem essa visita, se precisares de uma ajuda, apita.
Beijos

Check-in disse...

Vossa excelência falou de viagem a trabalho?!? Pois pois... Para a próxima quero uma assim para mim. :) digo-te que foi maravilhoso andar contigo nesta viagem! Ciao caro...baci

Viajante disse...

Check-in,

Olá! É apenas essa a razão porque ainda não mudei de trabalho ;)

É domingo de manhã, está um dia lindo de sol e eu aqui fechado no escritório de casa. Os dias no Paraíso pagam-se com outros tantos no Inferno.
La vita è cosi, non c'è niente da fare.
un bacione

mjf disse...

Olá!
Passei para matar saudades...;=)
Como vai o " timing" do teu trabalho??? pronto antes de ires para férias??':=)

Beijocas
Boa semana

Rosa Negra disse...

Pronto, assim está melhor (mas só uma foto...forreta :P)
Algum dia compras um bilhete só de ida, não é? :)

E já agora, como foi o concerto da Rosa Passos? Vale a pena?

Abraço grande, e já estamos em contagem decrescente :)))