16 de julho de 2008

Desabafos a Contra-Relógio


Orvieto (IT), Jul. 2008

Momentos lusos que também podiam ser italianos...
Chego de manhã cedo a uma das nossas bibliotecas municipais, dirijo-me ao balcão de atendimento e a funcionária, já com um olhar indiferente e maçado decorridos apenas 15 minutos da abertura das portas ao público, lá repara em mim e lança um: ah, sim, é para consultar aquele calhamaço!? Fiz-me desentendido e respondi com um tom formal que pretendia continuar a leitura do volume requisitado no dia anterior.

Mais grave se torna esta buçal e triste observação por vir de uma recém (de)formada na tão em moda biblioteconomia, vulgo ciência esotérica dedicada aos livros e bibliotecas. Esta criatura é uma das muitas que povoam de ignorância e imbecilidade as nossas poucas casas de cultura. Um mau sinal dos tempos, sem dúvida...

Já instalado e a tentar concentrar-me na leitura do dito volumoso livro do século XVIII, olho para o lado (tal era a conversa animada) e qual é o meu espanto vejo outra técnica responsável pelo fundo antigo (documentos raros, raríssimos) a comercializar ovos frescos no átrio da entrada da biblioteca.

Duas horas depois, um simpático velhinho que passa horas a ver jornais do início do século XX e a rasgar alguns também (cada grrr é um corte na alma), resolve abrir o saquinho plástico, que havia colocado na estante dos livros (exactamente, na estante dos livros) e toca de malhar no iogurte e na bolachinha. Findo o repasto, volta a embrulhar o ruidoso saquinho de plástico e regressa à sua nobre tarefa: vincar e rasgar jornais raros e a fazer as suas anotações a caneta no verso de folhas de estrato do banco.

Ele não tem culpa, a culpa é dos "calhamaços" de duas pernas (nem jeitosas são) que estão a povoar as nossas bibliotecas e que o nosso fantástico sistema de ensino teima em classificar de técnicos superiores... só se for de estupidez. Amanhã tentarei indagar a razão de um monte de revistas cor de rosa no balcão de atendimento. Esta deve ser a razão de ter visto tanta asneira num espaço tão pequeno e em tão pouco tempo.

Já alguém dizia a propósito do nosso "atraso". A culpa não é da nossa mão-de-obra, que é boa ser for bem conduzida e estimulada, mas sim das nossas elites e dos nossos gestores. Adoram olhar para o "Dr" e ficar atrás da sua secretária a olharem-se ao espelho.

Como eu aprecio esta nossa latinidade. Pelo andar da carruagem isto só será mesmo Allgarve. E andou o Afonso a bater na mãe, para quê?

12 comentários:

MCG disse...

Pois :((
Que queres que diga/faça?
Que bata nos gajos como fez o Afonso ou me apresente com a corda ao pescoço à moda do Egas?

Compreendes agora a minha frustação?

dejalo que va lejos disse...

Agora compreendo o teu: NÃO!!! quando hoje de manhã falei contigo...

Espero que o dia de hoje seja mais calmo e tenhas uma paz sonora para a tua leitura.

Bjs

Unknown disse...

Olá!
Andei aqui a espreitar e gostei do teu blog. Espero que não te importes de deixar o comentário.
Também adora a Itália, é um apís maravilhoso.
Tens que experimentar a Tunisia, é puramente fantástica.

Rosa Negra disse...

Confessa, dá vontade de apanhar o próximo avião de regresso a Roma ;)
Um abraço e tem calma :)

Viajante disse...

Rosa:
e tu não sabes da missa a metade, minha linda, ou eu não estivesse na terra das bruxas (Viseu). Então estes dois últimos dias são dignos de antologia. Falta pouco para Setembro :)

Sabes, estou instalado num hotel que há 50 anos foi um grande hotel. O quarto, próprio de uma qualquer pensão dos anos 40, tem duas janelas de guilhotina sobre a cidade, donde muito de vez em quando vem uma brisa fresca que misturo com a música da mcg (a Rossa Passos), muito adequada para a ocasião :)
Beijo grande

Safira disse...

Infelizmente estas coisas acontecem, um pouco por todo o lado. Funcionários com ar displiscente, à espera de cumprir horário e pouco mais. Mas, numa coisa tens de convir, é que geralmente quem tem de prestar um serviço não se identifica sempre com o serviço prestado, nem entende o alcance que alguma palavra mais 'desajeitada' provoca em quem está emocionalmente envolvido. Para bem do teu fígado, relativiza... ou muito terás de penar.
Não deixas de ter alguma razão (mas olha que a culpa das moças não serem jeitosas não é delas! ;)) mas relativiza...Como diria Mika, grande filósofo da praça, 'Relax, take it easy...'
Beijinhos

Viajante disse...

Olá, Safira!

Que vergonha, ainda nem sequer me fui inteirar dessas incursões ao deserto ;) Tudo bem?

É claro que relativizo ou não andasse nestas lides há 14 anos. Já conheço este cenário de trás para a frente. Nada de novo. Só não relativizo a via-sacra da viagem Viseu-Coimbra que acabei de fazer debaixo de 42 graus! Nem o ar condicionado da minha voiture me valeu. Tenho de ir ao deserto, a ver se fico vacinado contra o calor ;)

Bjs

mjf disse...

Olá!
Tens de ter paciência...somos um país, que reflecte os Politicos e as politiquice por eles adoptadas...
Os resultados estão á vista...

Beijocas
Bom fim de semana

Maria Manuela disse...

Falta de profissionalismo e falta de tudo. Nos EUA as bibliotecas (pelo menos das faculdades) estão abertas 24 horas por dia...aqui fecham às 17:30 e quem for aluno da noite tem o acesso vedado...isto vindo de um país com uma classe governante iletrada e que passa a vida a dizer que os portugueses carecem de formação....

Volto a bater na mesma tecla: se na Administração OPública houvesse a possibilidade de despedir com a mesma agilidade com que se despede no privado e o todo o país teria a ganhar (menos os incompetentes na sua maioria sindicalizados...)

beijo

história e arte disse...

Ha ha ha !! como reconheço o ambiente!!

mas, tenho q fazer uma vénia aos espaços (arquivos) tutelados pelo exercito, tive recentemente q pesquisar nesses meandros (optei p trabalhar o museu militar na minha tese de mes.) e qual não é o meu espanto... fui recebida c todas as amabilidades, c direito a garrafinha de água e tudo... foi lindo!! nunca tal m tinha acontecido!! estou até a pensar dedicar exclusivamente as minhas pesquisas a temas militares.... :)

continuação de BOM trabalho beij

Viajante disse...

Maria Manuela,
afinamos pelo mesmo diapasão.
Bjs

Emília,
ora aí está um bom exemplo de rigor, disciplina e de respeito pelo trabalho dos outros. Devemos também fazer uma vénia ao exército pelo excelente trabalho de preservação de muitos edifícios históricos que no último século estiveram sob sua tutela. Caso contrário muitos deles já não existiriam...
Bjs

Anónimo disse...

Querido Viajante,

Vejo que estas andas por fora, ocupado com a tua tese...

Esta semana estarei na tua cidade (Roma) e tenho o dia inteirinho para deambular pelas ruas,respirar o ar quente que ja se faz sentir e afastar as malgas de turistas que povoam aquela cidade.

Beijinho grande
JU