8 de março de 2008

Mulher Mãe - Mulher Amor


Uma nova vida
António Pratas Jacinto (2005-02-11)

Os dias disto ou daquilo são reflexo de uma sociedade egoísta e consumista, pelo menos no meu entender. O dia de hoje, que convencionaram dedicar à mulher, talvez seja dos menos conotados com a febre das compras. Valha-nos isso. Essa já está a ser trabalhada para a efeméride que se segue: o dia do pai; tanto que acabei de receber um mail de uma multinacional com sugestões de ofertas para essa ocasião. Não há pachorra!

A propósito do que hoje se comemora, queria sobretudo deixar aqui o meu tributo à mulher mãe, à mulher amor, onde tudo começa e de quem tudo depende. Uma homenagem com uma dedicatória especial a uma outra mulher que esta semana foi mãe de mais uma cria, a Carlota. Que Deus as abençoe.

8 comentários:

Fozeira disse...

Com o regresso ao trabalho nem me consegui lembrar que hoje se comemora o Dia da Mulher...No meu entender e resultado da minha curta experiência a trabalhar e a conviver com muitas mlheres, sei o que comemoro...a emancipação da mulher,a todos os níveis, a batalha que é o fim da violência(quer seja doméstica quer não seja!), o fim da mutilação genital e mais um sem numero de assuntos dos quais não se falam mas existem...
Este dia dá para nos alegrarmos pelas mulheres que conseguiram vencer situações muito dificeis mas serve, essencialmente, para perceber que há ainda muita estrada para percorrer no que respeita aos assuntos da mulher...

Enfim...

Beijinho grande Viajante querido...
Ju

Anónimo disse...

Apesar de ser mulher não comemoro este dia. O meu dia é "todos os dias", porque cada dia venço uma batalha; qualquer que seja, nem que seja o de vencer o próprio Dia. Gosto do dia dos meus anos. Esse sim, é o mesmo dia, e gosto que me digam "PARABÉNS, BRUXINHA"!

Safira disse...

recebi ontem um sms de um amigo, com uma mensagem do dia da mulher. Provavelmente este mesmo amigo não se vai lembrar de pegar hoje no telefone e enviar-me uma mensagem de feliz aniversário. As generalizações têm destas coisas, mas globalmente acho bemvinda uma celebração à mulher enquanto mãe, professora, companheira, vítima. Mas preferia que não existisse. Era sinal de que havia igualdade de direitos, o que ainda está longe de acontecer. E não estou a falar de feminismo, do querer o mesmo que os homens. Estou mesmo a falar dos direitos de expressão, do direito à aprendizagem e dos direitos civis básicos que protejam as mulheres muçulmanas e africanas dos abusos a que são sujeitas. E fico por aqui, senão nunca mais me calo!
Beijinho e bom fim de semana

Lola disse...

Viajante,

Ser mulher é ser parte de tudo.

Lentamente, muito lentamente, com mais ou menos luta, chegaremos à igualdade, porque é inevitável.

Beijos

mjf disse...

Olá!
Foi um gesto lindo...este teu post...porque sei que foi bem intencionado!
O dia da mulher...todos os dias...serão o dia da mulher, que ainda vem longe o dia em que não seja necessário haver um dia comemorativo: "O dia da mulher"
Acho irónico...esta comemoração!!!!!!!!

Beijos

Viajante disse...

Beijos e abraços para vós mulheres:

Fozeira; Bruxinha; Safira (parabéns!); Lola e MJF.

Rosa Negra disse...

Homenagem com sentimento, foto magnífica. Gostei :)

Anónimo disse...

Pois se há coisa que me irrita é esta treta dos dias de qualquer coisa...
Mas, seja lá como for, gostei muito da foto e do título.
Bjos!