24 de fevereiro de 2008

Fascínios

Egeu, Ago. 2005

No último post falei das minhas raízes, do campo, do verde. Sou isso mesmo, terra, mas tenho outro grande fascínio pelo mar e pelo seu imenso azul. Gosto de nadar e de mergulhar, de ficar por lá a apreciar aquela quietude, aquele mundo mágico. Em parte foi um gosto alimentado pelos programas do Jacques Cousteau, mais tarde confirmado quando tive oportunidade de experimentar o mergulho. Simplesmente fascinante!

E quando falo de mar e de mergulho falo também de barcos... Outra "panca". Um dos meus sonhos de viajante, ainda por realizar, é passar um mês completo a navegar pelo Mediterrâneo, com um grupo de amigos, aportando ao saber da maré e dos belíssimos encantos que este mar de história e de cultura nos oferece.

E o nosso país com uma costa destas, com uma tradição marítima ímpar à escala global, que tem a dizer do seu mar, dos estudos oceanográficos, do potencial científico e energético que representa? Nada, não é? Enfim... o costume. Temos o país que temos porque temos o povo que temos, desinteressado, pouco participativo e com muito pouca consciência cívica.

Aqui fica o meu contributo: a publicidade à abertura do site português da Greenpeace e à sua campanha dedicada à defesa dos Oceanos. Leiam, participem e divulguem.

9 comentários:

Ana disse...

O mar tambem me fascina...pela sua imensid�o, pelo seu mist�rio, por ver aquele todo azul cristalino e desejar l� ficar, nadar, descontrair, sentir as ondas no meu corpo...Acima de tudo, respeito-o!
Gostei do teu contributo. Se n�o te importares, farei a divulga�o no meu pequeno espa�o...
Bj

Viajante disse...

Olá, Ana:

não me importo nada, toda a divulgação é pouca.
Concordo plenamente contigo, acima de tudo o que devemos fazer é saber respeitá-lo. Todos nós devíamos uma vez na vida ir ao fundo do mar e ver a Terra do espaço. Mudaria em muito a nossa atitude face ao planeta, não achas?

Abraço

Ana disse...

Concordo plenamente, a vis�o seria extraordinaria!
E � claro, se todos dermos o nosso contributo, algo mudar� certamente!S�o estes pequenos passos que marcam a diferen�a!Obrigado por me 'alertares' para o site;)

Abra�o!

(j� fiz a minha divulga�o!)

Viajante disse...

Obrigado, Ana. Quanta honra!

E já agora, muito pertinente a reflexão de Aldous Huxley que publicas no teu blog. Pertinente e acertada.
Abraço

Ana disse...

Obrigado :)
achei qu a mensagem tinha tudo a ver , � so preciso reflectir um pouco!
Abra�o!

Fozeira disse...

Uma ponte para muitos lados...:)
Já vi o site da Greenpeace mas como ando numa fase egoísta ainda não tive oportunidade de me debruçar atentamente sobre o tema e navegar...

Beijinho:)

mjf disse...

Olá!
Obrigada pela dica...vou ver o site.

Beijos

anad disse...

Adoro o seu blog. Vou voltar.
Anad

Viajante disse...

Olá "Anad"!
Fico feliz por gostar deste meu canto. Sinta-se em sua casa, puxe da cadeira e traga uma chavena de chá :))