19 de janeiro de 2008

ATONEMENT


Dizia eu que não havia filmes de jeito em cartaz, enganei-me. Fui ver a "Expiação" e confirmo ser um filme de referência, um melodrama inteligente, narrado e filmado de forma sublime, surpreendente mesmo. A cena da fonte é marcante, pena eu não ter conseguido uma imagem de Robbie a acariciar a água onde Cee tinha acabado de mergulhar.

"Expiação" merece todos os elogios e prémios. Para o mercado interno, é mais um exemplo de bom gosto, sensibilidade e de bom senso, tudo aquilo que tem faltado à cinematografia nacional, rendida ao público da TVI, ao vocabulário ordinário (onde "f..." é a palavra mais trabalhada) e à exibição vulgar do corpinho de Soraya Chaves. Para além disto resta-nos o canto do cisne de um cineasta que filma para ele próprio e nós ainda lhe pagamos para isso. Ouvi dizer que o último trabalho é sobre Colombo nascido em Cuba do Alentejo.

5 comentários:

história e arte disse...

olé viajante!
obrigado pela sujestão... confesso que ultimamente o cinema q tenho visto é sempre tão enfadonho e identico q às vezes nem sei se já vi o filme ou não... de tal forma se parecem todos... tb cá a Bragança só chega o cinema americano... o q restringe logo a «qualidade» dos mesmos...

um abraço
bom fim d semana

Viajante disse...

Olá :-)
Quando tiver oportunidade de ver filme, diga-me de sua justiça e se concorda comigo quanto à cena da fonte. Sabe, quando gosto, gosto muito, o que nem sempre é compatível com uma correcta apreciação crítica.
A propósito, chegou a ver o "Véu Pintado"? Se não, enquanto espera que chegue "Expiação" a Bragança, alugue este filme.

Abraço e bom fim-de-semana ;-)

Anónimo disse...

Aproveitei a sugestão e fui ao cinema. Já tinha visto as críticas, mas devo confessar que suplantou todas as minhas expectativas.

Uma única palavra basta: FABULOSO!

P.S. E concordo contigo. A cena da fonte é de uma delicadeza desconcertante...

Viajante disse...

Bem-vinda ao clube :)
Ora, ora... Sensibilidade e bom gosto é cá connosco!

bjs e boa semana.

Rosa Negra disse...

Ou a mestria de criar um filme com uma carga sensual imensa, sem recorrer de uma única cena de sexo explícito.
Magnífico :)