24 de janeiro de 2007

A. H. é imortal!


Algures por cima das nuvens, 15 Jan. 2007

Partiu umas das nossas grandes referências culturais e humanistas, o historiador A. H. de Oliveira Marques. Ficámos mais sós, mas com um imenso e incontornável património que temos o dever de não deixar cair no esquecimento, a sua obra historiográfica.

Lembro o Mestre e acima de tudo lembro o amigo. Ele era meu AMIGO! E como uma vez lhe ouvi dizer "Os amigos ficam à nossa espera em ilhas orvalhadas a florir".

Para si, Professor, além da minha enorme gratidão e respeito, o céu!

4 comentários:

Anónimo disse...

No sabía que había muerto el profesor Oliveira Marques. Aunque no tuve ocasión de conocerle, estoy francamente consternado. Mi admiración a su ingente trabajo y a su profundo conocimiento del medievo portugués

Viajante disse...

Olá amigo das Baleares!
Tenho pena que a notícia não tenha sido amplamente divulgada, nomeadamente em Espanha.
Claro que estamos a falar de um maçon... Isso pode explicar alguma coisa.
Não te esqueças de dizer aos teus alunos que antes de um J. Mattoso aparecer já existia um homem que lutou contra a ditadura pagando o preço do exílo. A partir dos EUA revolucionou a historiografia portuguesa abrindo caminhos que muitos de nós hoje estamos a trilhar. A ele o devemos, só a ele!
Saludos

Anónimo disse...

Não dei conta, em lado nenhum, da morte do Professor. Nem nos noticiários, nem nas notícias on line. Será que não prestei atenção? Não me parece!
Conheci o Prof. na FCSHumanas e assisti a muitas conferências magníficas. Não foi meu professor mas era um SENHOR recto e muito afável quando lhe pedíamos qualquer explicação mesmo sem sermos alunos. Sempre pronto a ajudar e a esclarecer dúvidas.
Paz à sua alma e ficámos, por enquanto, com a sua obra, até ao dia em que nos juntaremos algures.

Viajante disse...

Tive pena de estar fora do meu "poiso", pois tinha-te avisado para ouvires o Ritornello da Antena2, de quarta-feira passada. Foi um programa totalmente dedicado ao A. H. e preenchido com uma selecção musical que ele deixou feita para ser exibida no dia da sua passagem. Durante uma hora ele contou-nos a sua vida através do seu apuradíssimo gosto musical.
Paz à sua alma.