3 de dezembro de 2006

Domingo aquele dia...!

Os domingos sempre foram para mim dias complicados.

Talvez por criar demasiadas expectativas sobre eles. Talvez por ser o dia da semana em que geralmente a família e os amigos se reúnem, seja à volta de uma mesa bem recheada, seja a pretexto de um passeio, de uma visita ou simplesmente para conversarem sobre tudo e sobre nada. Certo é que raramente fui brindado com esta trilogia da felicidade. E faz tão bem conversar horas a fio na companhia de um bom vinho, de uma qualquer iguaria preparada para a ocasião e de uma lareira que nos aquece a memória e a alma. Sem pressas de fugirmos de nós próprios, sem silêncios, sem ausências, sem temas proibidos.


Entendo igualmente o domingo como um dia perfeito para visitar calmamente um museu, uma exposição, um jardim, uma determinada zona da nossa cidade que nunca calhou conhecermos.
Pena que a esmagadora maioria das actuais urbes desta nossa Lusitânia adiada prefiram glorificar os centros comerciais, esses espaços de passeio, convívio e de satisfação, onde encontramos tudo e todos mas no fundo não encontramos nada nem ninguém.

Enfim... domingo é aquele dia em que nos devíamos obrigar a viajar. O dia em que nos devíamos obrigar a conhecer a nós e aos outros um bocadinho mais.


8 comentários:

Anónimo disse...

Caro viajante:
resolvi fazer um comentário porque gostei da sua definição sobre domingo e também por ser viajante é algo que também me diz respeito... minha alma é nomâde e não desejo escapar disto.
Arrivederci.

Viajante disse...

Ciao caro colega de viagens!!

Hoje, além de ser domingo, está um dia que convida mesmo à manta, ao sofá, às castanhas, à gerupiga e a um filme a preto e branco.

Fica bem e dá sinais de vida sempre que o desejares.

Glaukwpis disse...

Domingo tem sido sinónimo de trabalho... pelo menos para mim.
Um abraço, seja quem fores**

Viajante disse...

Eu sou... um viajante Glaukwpis.
E olha que tenho de trabalhar todos os dias, embora nem sempre consiga ;-)

Anónimo disse...

domingo é, simplesmente, um dia de semana e nada mais. Um dia igual aos outros...guarda-o quem o achar por bem.Ólha que é bom viajar, ao domingo, também.
Vamos viajando e a aprendendo...a aviajar se aprende a sofrer e a (des)sofrer também
Fica bem caminheiro

Viajante disse...

Compreendo que para muitas pessoas o domingo seja um dia como outro qualquer. O problema é que para mim nunca foi, nunca o senti assim ou nunca o quis sentir dessa maneira.
Razão? Muito simplies. Na minha infância e adolescência quiseram-me "vender" essa ideia de "dia igual". Nunca aceitei, eu queria algo diferente...

Viajante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dejalo que va lejos disse...

Querido Viajante,

E agora como são os teus Domingos? :O)

Sabes, agora os meus Domingos são mais radiosos... em família.

Beijos do Tu