30 de junho de 2009

L'anima della Sicilia: Palermo







Monreal, Palermo, Segesta (IT) © VJ, Jun. 2009

Estava a contar encontrar algo pior do que Nápoles, quanto ao caos do trânsito, ao desleixo do ordenamento urbano, à degradação dos edifícios, à sujidade nas ruas mas, apesar de ter encontrado tudo isso, Palermo é de longe mais civilizada do que a urbe napolitana. Pelo menos assim acho. Vale a pena pela monumentalidade das construções normandas e pela mistura de culturas (árabe, africana e europeia) bem patente no quotidiano do povo, isto além da excelente gastronomia siciliana. Os pratos de peixe e de frutos do mar são óptimos, a doçaria (paupérrima em Itália) destaca-se nesta região, apresentando características muito semelhantes à do nosso Algarve. Enfim, foi uma semana cheia de trabalho (que correu muito bem) e de passeata. Vi alguns mafiosos, fui almoçar a um tasco de uma ex-prostituta sexagenária, e testemunhei a perseguição dos carabinieri a um qualquer delinquente que chegou a meter um peão em pleno centro da cidade, para indiferença dos transeuntes e para espanto meu. Conclusão, foi uma excelente incursão pela alma siciliana. Valeu a pena.

Immagini di Roma




Roma (IT) © VJ, Jun. 2009

Durante três dias reencontrei-me com Roma antes de me lançar às feras da máfia em Palermo. A cidade estava como sempre, linda, apelativa, sedutora. O Verão ajuda ao encanto romano das esplanadas, dos restaurantes com as mesas dispostas fora de portas, dos serões a passear pelas ruas apenas com o propósito da contemplação da eternidade de Roma. Deixa saudades, muitas, sempre.

18 de junho de 2009

TP0852 OPO-FCO


© VJ, Mai. 2009

Os dias têm corrido de feição, a sentença de prisão domiciliária foi anulada e o fiel Mondego vai ter descanso durante uma semana. O dono portou-se bem, fez tudo direitinho, conseguindo cumprir a meta do "fazer bem e com gosto". Como se percebe, melhor seria impossível. Bem... melhor será rumar até Palermo, com uma paragem de três dias em Roma para me ambientar (mordomias...), e mostrar no meu melhor italiano o resultado de mais de um mês de trabalho.
Adesso me ne vado. A presto carissimi amici, Roma e Palermo mi aspettanno.

6 de junho de 2009

De novo em obras...


© VJ, Ago. 2008

Sim, de novo em obras. Estou a doze dias de partida para o meio do Mediterrâneo (sou viajante não sou, pois então...), onde irei apresentar um trabalho num congresso das minhas lides profissionais. Mais uma vez o fiel cão Mondego, personagem mítica e misteriosa deste blog, montou guarda à porta do escritório, sem apelo nem agravo. O regime será de prisão domiciliária, sem mais. Dizia eu há anos atrás que não conseguia trabalhar sob pressão. Qual quê! Agora é mesmo só à pressão. O importante é que o consiga fazer bem e com gosto. Será essa a aposta. E depois... Roma e Palermo aí vou eu!