31 de maio de 2009

36 graus...


Algarve © VJ, Ago. 2008

... marcava o termómetro do meu carro quando cheguei a casa. Confesso a minha dificuldade em suportar esta canícula ainda para mais quando o S. Pedro se esqueceu que é bom existirem períodos de transição, como uma Primavera amena e simpática, coisa que não houve de todo este ano. Passámos da chuva e do fresco para o forno estival e ainda não começou o Verão. Certo é que hoje domingo a malta não foi torrar ao estádio nacional ver a final da taça nem foi ao "ladrating" do amigo Rafeiro. Ficámos por chez nous a recompormo-nos de uma visita opípara a uns amigos nortenhos e a tratar de afazeres domésticos inadiáveis. Cumpridas as tarefas a varanda convida e o calor exige, um gelado de fruta antecedido por um martini com muito gelo e limão. E assim comemoramos a chegada do Verão... Cheers my friends!!

24 de maio de 2009

O templo


Piazza Rotonda © VJ, Set. 2008

O filme "Anjos e demónios" ofereceu-me sobretudo duas horas de revisitação de Roma. Acompanhei com entusiasmo a sucessão de cenas pelos diferentes monumentos e ruas da Cidade Eterna, e nem o anjo do Castelo Sant'Angelo ou a fabulosa Biblioteca Angélica escaparam à mira do realizador. Uma coisa garanto, o Arquivo do Vaticano não corresponde nada ao mostrado no filme, na realidade é muito menos formal e sofisticado. Vibrei particularmente com os belíssimos planos do templo de todos os templos. O meu preferido de Roma e de todas as Romas. Adivinhem qual é? Não é difícil... Sempre que possível visito-o como se fosse a primeira vez. Então de noite, quando mergulha no silêncio, é esmagadora a beleza mística que nos transmite.

18 de maio de 2009

Prenúncios de Primavera


Fonte Coberta © VJ, Mai. 2009

Passei este domingo na mais absoluta paz, a usufruir da harmonia tranquila da Fonte Coberta. Penso que acabei por tomar aquele espaço como meu, ali sinto-me bem, acarinhado e livre. Ali há silêncio, há atenção, há disponibilidade para estar e ouvir. É sempre uma sensação muito agradável deixar o tempo passar despreocupadamente por aqueles montes, deliciar-me com os mimos gastronómicos da mãe I., perder-me em conversas simpáticas e animadas, em passeios que apenas têm como o objectivo admirar a beleza dos campos e partilhá-la com quem caminha ao nosso lado. Ontem o verde estava com cores de Primavera, o campo abraçou-nos como nunca, cheio de flores e tons de vermelho. Um bom prenúncio de Primavera e de um auspicioso começo de uma semana que se espera trabalhosa.

10 de maio de 2009

Desfazendo a mala



Açores - S. Miguel e Terceira © VJ, Mai. 2009

Desfaço a mala e revisito vezes sem conta as fotografias de uma semana encantada por algumas das ilhas dos Açores. Gostei muito de revisitar o arquipélago e de conhecer melhor S. Miguel e a Terceira. Satisfação partilhada pela mãe G. que, como sempre, resmungou do desconforto dos aviões mas rapidamente se deixou conquistar pelas ilhas. Numa caracterização genérica posso dizer que foi uma viagem calma, repousante, familiar e ao mesmo tempo intimista. Confortados pelos cenários bucólicos destas terras atlânticas por ali andámos de carro alugado palmilhando as povoações, os miradouros, os montes, as caldeiras, os jardins e as plantações de chá. Como esperávamos encontrámos um povo simples e afável, uma gastronomia de deixar saudades (com particular destaque para o peixe e para a doçaria) e uma forma de estar muito dada ao remanso dos dias, o que há muito as cidades do continente deixaram de nos oferecer. Gostava de ter visto os cachalotes ou os golfinhos, foi o único pecado da viagem, e gostava de ter visto ainda algumas particularidades das ilhas mais exploradas, para o visitante melhor as desfrutar. De resto, só posso dizer bem e que é um orgulho termos a terra dos Açores também como nossa, a terra a que eu chamaria - o último refúgio ainda pintado de azul. É para voltar!