28 de março de 2009

Into my wild


© VJ, Ago. 2008

Ontem vi o filme "Into the wild" de Sean Penn. É um trabalho belíssimo e ao mesmo tempo desconcertante, que nos interpela com o exigente desafio, por muitos nem sempre assumido, de procurar a verdade que existe em cada um de nós. Nesta história, baseada em acontecimentos verídicos, essa busca pelo ser e não pelo ter é-nos retratada na sua forma mais radical, quem sabe mais autêntica. Por aqui fica bem evidente que a verdade por vezes custa, dói, exige, rompe, afasta, renova, eleva-nos.
Na busca solitária pela sua verdade Christopher McCandless, a personagem principal deste filme, só teve uma pena, a de não ter partilhado a sua felicidade, para esta ser igualmente verdadeira.

Um filme imperdível.

22 de março de 2009

Comer com os olhos


© VJ, Mai. 2005

Devo admitir que ando com um apetite voraz, tudo o que vem à rede é peixe, ou melhor, quase tudo... É que não bastando o que criteriosamente me calha em sorte ainda vou cobiçar o prato da vizinhança. Deve ser da boa disposição primaveril, digo eu. E por falar em apetite, já confessei aqui a minha apetência por flor de abóbora, agora é a vez de me declarar fan de alcachofras. Além de as achar vistosas, o suficiente para as querer fotografar, são uma autêntica delícia, bem estufadas com sal e alho com um acompanhamento de arroz branco ou então a coadjuvar carne ou peixe assados. Vêem, não vos disse que estou um comilão?!
Sorry for this silly post, I took to much sun, I think ;-)

15 de março de 2009

Lapsus tecla


Peseu com cabeça de Medusa (Cellini, 1554)
Piazza della Signoria, Florença (It) © VJ, Set. 2008

Não foi sexta-feira 13 mas sim sábado 14! Passo a contar o meu grande, para não dizer gigantesco azar: recebi um mail de coisas de trabalho que me deixou furibundo, de tal ordem que decidi compartilhar o meu desagrado reenviando esse mesmo mail a alguém muito íntimo, onde também manifestava a minha indignação quanto ao conteúdo da missiva e opinava sobre o autor da mesma de forma muito pouco abonatória da sua pessoa. O problema é que má hora das más horas, em vez de clicar no "re(enviar)" para o destinatário do meu desabafo cliquei no "re(sponder)" ao autor do mail, donde o meu fel foi parar direitinho à pessoa visada. O sarrabulho tem sido de tal ordem que prometo que juro e juro que prometo olhar quinhentas vezes antes de expedir seja que missa for. O pior é que a pessoa em questão está agora a pedir a minha cabeça quando eu próprio já a cortei... de arrependimento. Estúpida da tecla!!

12 de março de 2009

A Esplanada


Florian, Piazza San Marco, Venezia (It) © VJ, Mai. 2005

O subsconciente é tremendo, prega-nos cada partida que só visto. Bastou o tempo dar um ar de Primavera plena para o meu pensamento resvalar rapidamente rumo a paisagens estivais, ou então mergulhar na recordação de momentos dolce fare niente, de puro deleite e degustação da vida. Desses momentos faz sempre parte uma esplanada, uma vista sobre o mar, uma paisagem de montanha, qualquer coisa. Pois então, aqui o senhor "subcons" pôs-me esta noite em Veneza (uma chatice, eu sei...) a beber champagne (um sacrifício...) e a dançar naquela que eu considero A Esplanada, a do mítico e inesquecível Florian, está claro!
Muito bem, já percebi a razão deste filme todo e de tantos espirros, é do pó(len) primaveril ;-)

2 de março de 2009

Percursos Ondulados




Rio de Mouros © VJ, Fev. 2009