31 de janeiro de 2008

Afectos ou talvez não


Montra de uma loja de Portobello Road, Jan. 2007, Londres (GB)

Flores, mimos... e abraços. Já reparam como hoje em dia damos, ou melhor, não damos um abraço? Geralmente é um gesto rápido e muito tímido. Mesmo entre parentes e amigos próximos o abraço perdeu terreno para o aperto de mão. E então entre casais, já reparam que a partir de um certo tempo de casamento é raro serem vistos de mãos dadas muito menos a darem um abraço?

Qual a razão para tudo isto? Súbitos ataques de timidez? Ou uma enorme falta de naturalidade na maneira como manifestamos e gerimos os nossos afectos?

Gosto de sorrisos rasgados, cumprimentos convictos e abraços apertados.

29 de janeiro de 2008

Momentos


Flores... Estas são chiques, são de Paris.

Ah, e quando se ama oferecem-se flores. Eu ofereço! E já disse por aí algures que também gosto muito de as receber.
A propósito, muitos parabéns querida Va Lejos, que tenhas muitas flores e "companhia" por essa vida fora.

25 de janeiro de 2008

O que é?



Perguntam-me o que é o Amor...?
Nunca o consegui definir, apenas sentir.

19 de janeiro de 2008

ATONEMENT


Dizia eu que não havia filmes de jeito em cartaz, enganei-me. Fui ver a "Expiação" e confirmo ser um filme de referência, um melodrama inteligente, narrado e filmado de forma sublime, surpreendente mesmo. A cena da fonte é marcante, pena eu não ter conseguido uma imagem de Robbie a acariciar a água onde Cee tinha acabado de mergulhar.

"Expiação" merece todos os elogios e prémios. Para o mercado interno, é mais um exemplo de bom gosto, sensibilidade e de bom senso, tudo aquilo que tem faltado à cinematografia nacional, rendida ao público da TVI, ao vocabulário ordinário (onde "f..." é a palavra mais trabalhada) e à exibição vulgar do corpinho de Soraya Chaves. Para além disto resta-nos o canto do cisne de um cineasta que filma para ele próprio e nós ainda lhe pagamos para isso. Ouvi dizer que o último trabalho é sobre Colombo nascido em Cuba do Alentejo.

15 de janeiro de 2008

Catarse, já!




depois de um mau dia como este o que me apetecia mesmo era mandar tudo àquela parte, enfiar-me na ópera mais próxima, embebedar-me com champagne e dançar toda a noite ao som do Hong Kong Garden. Doidos por doidos ao menos que sejam divertidos.

10 de janeiro de 2008

Programa das festas 2008


Seguindo o princípio de que nem só de trabalho vive o homem, ou não fosse eu um epicurista ferranho, que tal uma boa exposição numa cidade interessante? Querem melhor pretexto para embalar a trouxa e zarpar?

Como já houve quem me falasse em organizar umas escapadelas de fim-de-semana (a Madrid, Londres e às sempre belas cidades italianas...), a Scala Archives fez o favor de ajudar à selecção do(s) destino(s) apresentando um irresistível calendário das principais exposições programadas para este ano de 2008.

Este foi o resultado da minha selecção. Aceitam-se inscrições e outras propostas...

- "Pinturicchio", Galleria Nazionale Umbra, Perugia (IT)
02/02 a 29/06

- "Modigliani and His Time", Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid (ES)
05/02 a 18/05

- "Miró: the Earth", Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid (ES)
17/06 a 14/09

- "Renaissance Portraits", National Gallery, Londres (GB)
15/10 a 18/01


5 de janeiro de 2008

Os rostos de um véu pintado


"The Painted Veil" (Somerset Mougham)

Pode ser a história de cada um de nós, apenas com a diferença poética de ter como cenário a sensualidade das paisagens do interior da China. A narrativa gira em torno de dois amantes e da forma como vivem o egoísmo, a paixão, a ira, a provação, a reconciliação e a morte.
Afinal todos temos fases nas nossas vidas em que, de forma mais ou menos metafórica, nos sentimos enfiados numa aldeia isolada do mundo e devastada pela cólera, donde só conseguiremos sair vivos ou mortos pela redenção do perdão e da entrega ao próximo.
-
Do argumento do filme destaco esta frase: "Quando o amor e o dever são uma e a mesma coisa vive-se em graça". Será este o segredo?