30 de dezembro de 2007

Obrigado 2007, venha o 2008 !!


Algures no meu mar Egeu, num fim de tarde quente...

Este ano que agora acaba foi de viragem e de reconstrução. Andei em frente e trabalhei muito para que assim fosse, seguindo o sábio conselho para caminhar a olhar para mim e por mim. Sinto-me mais maduro e mais forte para prosseguir a viagem. Haja saúde e venha o 2008.
Como diz a minha querida Bruxinha: "A vida é um espectáculo imperdível". Vamos a isso.

Feliz Ano Novo !

25 de dezembro de 2007

Luz de Natal


Minha casa, hoje ao fim do dia...

Chegámos ao Natal, a mais um Natal. Renova-se o ciclo, renovam-se os votos, obrigamo-nos a reflectir sobre nós e na forma como alimentamos a nossa luz.

Pela segunda vez decidi desligar o telemóvel e olhem que recomendo vivamente. É uma tranquilidade, sem sms's de pacote a disparar a toda a hora e a todo o minuto, sem o barulho das chamadas de ocasião a sobreporem-se ao deleite de uma boa conversa, de uma boa lareira, de uma boa música e de um bom copo de vinho. Com isto procuro sobretudo encontrar luz, mas luz de verdade, aquela que mesmo depois de apagada perdura na memória e nos nossos corações. Para isso precisamos de regressar ao ritmo de outros tempos, que nos dava mais tempo para estar connosco e com os outros. Mas estar de verdade! Garanto-vos que o Natal deixaria de ser apenas o Natal das crianças e passaria a ser o Natal de todos nós. Um Natal cuja Luz se espalharia pelo resto do ano, como seria suposto que acontecesse.
É tempo de devolvermos o sentido às nossas festas e aos nossos rituais de renovação, caso contrário acabemos com isto de vez e inventemos outro motivo para oferecermos presentes e estarmos com quem nos quer bem.

A todos a minha luz de Natal.
Paz e bem!

22 de dezembro de 2007

O reencontro


Igreja de Santa Maria de Trastevere,
Roma (IT), Dez. 2007

Sim, a bicicleta ainda estava lá, com aspecto de que ainda serviria para umas belas passeatas pelas praças e ruas do centro de Roma. Podia ter pegado nela, mas pensei bem e optei por a deixar no sítio. Compreendi então que já não me pertencia, eventualmente teria um novo dono, o filme era outro e eu já não entrava naquela cena. Tinha de fazer o caminho de novo, reencontrar-me com a cidade a pé, como se tratasse da primeira vez. E assim foi.


Encontrei tudo como tinha deixado, a padaria do senhor Luigi, o café da Scrofa e da Pace, a esplanada na Piazza de S. Lourenzo in Lucina, as fontes da Piazza Navona e a minha igreja de Santa Maria de Trastevere. Sim, tudo estava na mesma, com a cara mais ou menos lavada, sem dar a ideia que os anos tinham passado. Eu é que já não era o mesmo, encontrei um Viajante diferente, julgo para melhor. Valeu bem a pena a jornada, reencontrei-me com Roma e comigo mesmo, mas num novo filme.

15 de dezembro de 2007

ROMA


Pantheon, Piazza Rotonda, Roma (IT)

Cumpri uma ausência de três anos. Até foi rápido, de início pensei que custasse mais, mas não. Afinal de contas nunca me afastei completamente. Aliás, não o podia fazer. Roma ficou-me no sangue e na sorte do meu caminho inevitavelmente escrito na língua de Dante. Que remédio? Nada, ir e pensar que mais cedo ou mais tarde a viagem será feita de lá para cá. Os que me conhecem sabem bem que sou um cidadão de várias pátrias e que esta é a minha de eleição.
*
Lembro-me de ter deixado uma bicicleta presa a uma das colunas da Piazza Rotonda, tenho de lá ir buscá-la, de certeza que ainda anda...
*
Arrivederci ragazzi, ci vediamo per Natale !!