29 de março de 2007

Viver é preciso



Faltam dois dias para um grande acontecimento que merece ser muito e bem comemorado. Para isso nada melhor do que a cidade das luzinhas mais brilhantes de todas.
Bom fim-de-semana, e o último não se esqueça de apagar a luz!

21 de março de 2007


Uma janela sobre o mar, sem lugar, nem data.

Há dias para tudo, eu sei. Mas o 21 de Março sempre foi para mim uma data especial. Quando era criança, talvez motivado pelas actividades escolares, prendia-me a celebração do Equinócio da Primavera e do dia da árvore. Hoje, associo à mãe Natureza a comemoração do dia mundial da poesia. E um blog como este, que foi beber o seu nome a um poema de Al Berto, não podia deixar em branco a ocasião. Deixo-vos umas letras de Pessoa, têm a ver comigo, têm a ver com a minha história. Aqui ficam e não se esqueçam de serem felizes. Para isso também é preciso um pouco de poesia. Sempre.


TEUS OLHOS ENTRISTECEM


Teus olhos entristecem.
Nem ouves o que digo.
Dormem, sonham esquecem...
Não me ouves, e prossigo.


Digo o que já, de triste,
Te disse tanta vez...
Creio que nunca o ouviste
De tão tua que és.

Olhas-me de repente
De um distante impreciso
Com um olhar ausente.
Começas um sorriso.

Continuo a falar.
Continuas ouvindo
O que estás a pensar,
Já quase não sorrindo.

Até que neste ocioso
Sumir da tarde fútil,
Se esfolha silencioso
O teu sorriso inútil

F. PESSOA

18 de março de 2007

Sem máscara nem cor


Montra de uma loja em Lamego (Nov. 2005)

Não me apetece falar nem escrever a propósito do sol, das flores, dos passeios na praia, no campo, nem a bem dizer do tempo fantástico que faz. Nem disso nem de coisa alguma. Bem..., isso também não é verdade. Apetecia-me falar sobre a amizade e o egoísmo, mas é melhor não, para quê? Tenho de aprender a não dar importância a quem não a merece, e pronto, mas demora... Nos últimos tempos o que mais tenho encontrado são pessoas estranhas, complicadas. Raio de gente recalcada, mal resolvida, fútil e acima de tudo egoísta. Como se já não me bastasse este elenco, tive recentemente de lidar com manifestações antipáticas de ciúme. Só me saem duques e cartas furadas, irra!

Talvez por isso e por mais um punhado de coisas, e ao arrepio dos dias luminosos que os deuses nos mandaram, os meus olhos estão no preto e branco e a minha alma no chove não molha. Perguntei a mim mesmo se fazia sentido continuar neste estado de espírito? Obviamente que não, ninguém merece e muito menos eu.

15 de março de 2007

Venham mais mil!


Vinsanto, aquele, o da lava, o melhor!

Três meses e meio depois do primeiro post, recebo a informação que o "Ofício de Viajante" atingiu os mil visitantes. Confesso a minha grande surpresa pois não estava minimamente a par da estatística. Afinal são muitos aqueles que visitam este "cantinho", apesar de serem muito poucos aqueles que se dão ao trabalho de deixar um abraço. Puro voyeurismo? Não sei, fica a pergunta para os tímidos e um grande abraço para os destemidos que dizem "presente"!

9 de março de 2007

4U



Ainda a reboque do dia Internacional da Mulher, que ontem se comemorou, as minhas flores e o meu abraço vão direitinhos para uma grande Mulher, a minha querida Bruxinha. Coragem Amiga, nós somos Touro, de raça!!

5 de março de 2007

Dido e Eneias versus Amor e Dever



Na passada sexta-feira, em pleno CCB, tive o privilégio de mergulhar durante hora e meia num inquietante mar de alta cultura. O mote era arrojado, nada mais que a história trágica de Dido e Eneias a partir do IV canto de Eneida de Virgílio. A genealidade do momento ficou por conta da coreografia de Sasha Waltz e da música de Henry Purcell imaculadamente executada pela Akademie für Alte Musik de Berlim sob a direcção de Attilio Cremonesi.
Brilhante, simplesmente brilhante esta forma de reequacionar o amor, a morte, o destino, o sacrifício e a perda.

1 de março de 2007

Um momento de evasão

Fim de tarde na minha pátria - o Mar Egeu, Ago. 2005

Larguei o trabalho por uns minutos, recostei-me na cadeira, fechei os olhos e fui para longe, bem longe. Imaginei-me à proa de um barco, a navegar nas águas calmas do "meu" mar Egeu, e desta vez não era o silêncio que procurava, apenas um momento de pura evasão ao som de FIX YOU!


When you try your best, but you don't succeed
When you get what you want, but not what you need
When you feel so tired, but you can't sleep
Stuck in reverse

When the tears come streaming down your face
When you lose something you can't replace
When you love someone, but it goes to waste
Could it be worse?

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you

High up above or down below
When you're too in love to let it go
If you never try you'll never know
Just what you're worth

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you

Tears stream down your face
When you lose something you cannot replace
Tears stream down your face
And I...

Tears stream down on your face
I promise you I will learn from my mistakes
Tears stream down your face
And I...

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you